A Destinada - Paula Ottoni

Sinopse: Eliza Stewart tem um dom incomum. Ela é vidente. Sempre fez parte de sua vida salvar as pessoas com quem se preocupa, prevenindo acidentes e inconveniências que pré-visualizou em sua mente. Mas nada nunca se comparou ao tipo de visões que começa a ter aos dezoito anos, numa noite em que “vê” um rapaz sendo sequestrado de um trem. Os dois passam a ter “encontros” em sonhos, totalmente reais, ocasiões em que ele diz que será assassinado e ela é a única que pode impedir essa tragédia. Agora Eliza precisa reunir coragem, fugir de casa e sair em uma viagem incerta para tentar salvar essa vida e, quem sabe, recuperar seu grande amor. (Skoob)
OTTONI, Paula. A Destinada. Independente, 2012. 400 p.


Eliza sempre teve visões sobre o futuro, mas as visões a haviam abandonado por algum tempo. Quando voltam, vêm assolá-la de uma maneira ainda mais assustadora: um rapaz, de quem ela não se lembra, é sequestrado dentro de um trem... A visão é atordoante e pela primeira vez Eliza não pode ajudar aquele com quem sonhou, já que não sabe quem é, muito menos onde pode estar. Ao menos é o que ela pensa.

Em uma aula de educação física Eliza desmaia, e "sonha" com um lugar diferente, onde está junto ao mesmo rapaz do sonho: Joe. Ele pede sua ajuda, mas diz que não pode revelar nada sobre sua própria vida. Um misto de evidências levam Eliza a descobrir a verdade sobre Joe: Isaac Joseph Carter, seu amigo de infância, seu primeiro amor. Com um motivo a mais para salvar a vida daquele garoto, Eliza deixa a casa onde vivia com sua mãe e sua irmã nos Estados Unidos, vai a casa de seu avô, onde talvez descubra mais sobre Joe, e parte para Bolonha, na Itália, atrás da última chance de ter aquele que ama ao seu lado.

E ela, que parte sozinha para essa aventura, não fica assim por muito tempo: está sempre acompanhada pelos amigos que faz e é auxiliada por seus sonhos e visões, que a guiam em sua missão.


- Está vendo aquela estrela? - Joe me perguntou, apontando para o astro mais luminoso do céu, depois da lua, respondi que sim. - Ela é a mais brilhante entre todas as outras, que só fazem seu trabalho de maneira apática e tradicional. Ela é especial e se destaca porque é diferente de todas, é a que mais acredita em seu potencial. E isso a faz irradiar.
Aquelas palavras mexeram comigo. Eu estava enfeitiçada pelo discurso poético dele, algo que nunca vira ninguém mais fazendo. 
- Vou chamá-la de Eliza.


A Destinada, de Paula Ottoni, livro fofo e romântico, parece revelar de cara a personalidade de sua autora, a quem eu descreveria exatamente com as mesmas palavras. Mesmo não conhecendo a Paula, percebe-se que tais características são intrínsecas nela, pois não parece que conseguiu ficar indiferente ao que escreveu na obra. Com um vocabulário rico e uma escrita fluida, a história decorre maravilhosamente bem, e é incontrolável a torcida para que dê tudo certo. Adorei o modo de escrever e desenvolver os pensamentos da Paula, aprofundando-se naquilo que era mais importante e deixando de lado algumas coisas supérfluas.

Todos os pontos tiveram alguma explicação, ainda que não sejam integralmente satisfatórias; soluções que são apenas suposições sem muitas lógicas ou evidências acabam deixando ainda mais perguntas. Como, por exemplo, a forma como Joe sabia as "regras" dos sonhos, ou o porquê de um "estar vidente" para Eliza, entre outras coisas que poderiam ser melhor desenvolvidas. Outra coisa que ficou um tanto estranha foi a questão da divisão da herança após o desenrolar dos acontecimentos, já que os aspectos penais, pelo menos no Brasil, não influenciam nas questões civis de sucessão (coisa de estudante de direito).

Os personagens foram bem construídos em sua essência, física e psicológicamente. Adorei principalmente vovô Robert e Vicky, que lembram detalhes de minha própria vida. Queria ter conhecido um pouco mais de Joe no presente; o que fazia, como pensava. Sobre ele, o foco ficou apenas na relação com Eliza, mas não em sua própria vida. Tal aspecto pode ter se desenvolvido dessa forma em virtude da narração em primeira pessoa. Sobre a protagonista, é perceptível sua evolução durante a trama, já que no começo parecia uma adolescente reclamona, mas que se tornou uma mulher decidida e forte.

Afora os poucos detalhes que ficaram vagos, a leitura foi divertida e relaxante, romântica na medida certa e ótima companhia para os momentos de lazer.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Não conhecia esse livro
    E me encantei com a capa e a resenha
    Amo esse tipo de romance e já me interessei

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Julia, obrigada!!! Que bom que gostou do livro, fico muito feliz! ;D

    Beijão!
    Paula
    www.paulaottoni.com
    www.adestinada.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju.
    Eu já falei o quanto esse lay ficou lindo? Ficou a cara do seu blog =)
    Adorei a resenha e fiquei mais curiosa ainda para ler esse livro, pois adore esse estilo de romance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Vi esse livro pela primeira vez não faz muito tempo, e ele já foi para os meus desejados. Sua resenha apenas aumentou minha curiosidade. Espero poder lê-lo em breve! :)
    Beijos,

    Anna - Querida Prateleira
    http://queridaprateleira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Engraçado como alguns livros são a cara de seus autores, né?
    Esse livro é fofo mesmo e gostei muito da habilidade da Paula com a escrita!
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Super anotei a dica!
    A capa é linda e a resenha ficou incrível!
    Acho que vou querer ele de aniversário rs.
    Escolhido Pelos Leitores #11 - Asas.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, A Destinada me fascinou de todas as maneiras, há amor, há um pouco de suspense enfim uma boa leitura com certeza Cheio de aventuras.
    Até mais, http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Julia!
    Eu tô com esse livro aqui e será uma das minhas próximas leitura. Que bom saber que o romance é legal e a história em si também. Antes mesmo de começar a leitura, já esperava uma história interessante e legal. Acredito que não me decepcionarei.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Sinto que preciso conhecer mais sobre escritores nacionais. Nunca tinha visto esse livro e parece ser uma graça e uma leitura super deliciosa.
    Resenha maravilhosa.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Amei essa capa!
    Simplesmente lindo!
    Gostei da dica de livro!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Julia! Gostei muito do livro, parece ser uma hist´ria sensível. Mesmo com a falta de esclarecimentos, acho que o restante compensa. Espero ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. oie,o seu blog é super DIFERENTE;criativo e contagiante!!EU A-D-O-R-E-I o post ,SE QUISER DÁ UMA PASSADINHA LÁ NO MEu,e fale oq achou dele?/purplefazhion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que não venho aqui, então só vi agora o novo layout e adorei, muito fofo! :}

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas fiquei com muita vontade de ler! A única coisa que me desanimou um pouco foi por saber que algumas coisas não são bem explicadas, é tão chato quando isso acontece... Mesmo assim darei uma chance ao livro :)

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.