O Teorema Katherine - John Green


Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera. (Skoob)

GREEN, John. O Teorema Katherine. Intrínseca: 2013. 304 p.


Imaginem só podermos prever o tempo de duração dos nossos futuros relacionamentos. Imaginaram? Pois é isso mesmo que Colin Singleton, menino prodígio e fissurado por anagramas, resolve fazer depois do seu décimo nono pé na bunda. E o mais curioso é que todas as dezenove ex-namoradas de Colin se chamam Katherine. 

Depois de quase um ano de namoro, Katherine XIX resolve que é hora de seguir seu caminho (assim como as outras). Acontece que Colin não reage muito bem dessa vez. Para amenizar a dor, ele resolve fazer uma viagem no Rabecão de Satã com seu melhor amigo árabe Hassan.

Durante a viagem, os dois meninos resolvem parar em uma cidadezinha chamada Gutshot. Lá eles conhecem Lindsey Lee Wells, a menina que consegue ter uma personalidade diferente para cada grupo que frequenta. A mãe dessa menina, Holly, oferece um emprego de verão para Colin e Hassan e os dois acabam se hospedando na casa das duas por um tempo. Ao longo da estadia, além de ajudar Holly, Colin começa a trabalhar freneticamente no seu teorema. 

"— Eureca — ele disse, e só após falar foi que percebeu 
que havia acabo de sussurrar pela primeira vez. — Eu me dei conta 
de uma coisa — falou em voz alta. — O futuro é imprevisível."

Uma coisa que eu gostei muito nesse livro é a amizade que vai surgindo entre os personagens. Chega em uma parte que a própria Lindsey percebe que ela só consegue ser ela mesma quando está com Colin e Hassan. Além disso, há um pequeno romance que, apesar de ser um pouco previsível, não é nem um pouco forçado. Não que tenha me feito suspirar também, mas acabei torcendo bastante para dar certo. 

Preciso ser sincera com vocês: morria de medo de ler esse livro. Em todos os lugares as pessoas diziam que esse é o livro mais fraco do John Green. Mas preciso ser sincera com vocês de novo: ter lido esse livro sem nenhuma expectativa foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido, porque me apaixonei perdidamente por ele. O livro é, sem sombra de dúvidas, o mais original de todos os que li do autor. É tão carregado de humor que a leitura flui super rápido. Eu mesma li em uma sentada só! Os personagens são bem construídos e a história é fantástica (principalmente para aquelas pessoas fãs de exatas).

No final até encontramos um apêndice escrito pelo Daniel Biss, um dos melhores matemáticos dos Estados Unidos segundo o próprio Green, que explica direitinho a fórmula que Colin encontra para fazer o teorema "funcionar". Uma leitura leve e, apesar de todos os comentários, fascinante.




Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

4 comentários:

  1. Oi Ana!
    Eu só li "A culpa é das estrelas" desse autor, mas esse é o livro dele que mais tenho vontade de ler, justamente por ser tão diferente. Parece muito bom!

    Beijos,

    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tentei ler este livro, mas sei lá, comigo não funcionou, e acabei trocando ele. Uma amiga minha leu e gostou. Isso depende de pessoa pra pessoa eu acho.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana! Tudo bem contigo?
    Eu li esse livro e acho que justamente por eu ser MUITO de humanas e detestar as exatas, não me envolvi muito com a parte matemática do livro. No entanto, fora isso, adorei também o desenvolvimento da amizade de Colin, Hassan e Lindsey. Deu-se de forma natural e convincente, assim como o romance que encontramos no livro.
    Bem, é um bom livro e que realmente arranca boas risadas. Eu gostei!

    Um abraço!

    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Eu já li dois livros de Green, A Culpa é das Estrelas e Quem É você, Alasca?, mas não gostei de nenhum deles. Mesmo assim, fiquei curioso quanto a este que leu, pelo fato de dizer que ele é engraçado. Vou arriscar uma terceira tentativa com o autor. Abs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.