Namorado de Aluguel - Kasie West

Sinopse: Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley. O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento. Inteligente e maravilhosamente romântico, Namorado de aluguel retrata a jornada inesperada de uma garota para encontrar o amor — e possivelmente até a si mesma. (Skoob)
WEST, Kaise. Namorado de aluguel. Verus Editora, 2016. 250 p.

Sabem aqueles filmes que passavam, ou ainda passam, de tarde na televisão aberta? Que você já viu uma, duas, três vezes, mas, mesmo assim, continua assistindo? Não porque você não tem nada melhor para ver, mas porque a fórmula deles, apesar de clichê, é universal e agrada pela inocência, pela simpatia, pela vontade que desperta em querer fazer parte da história. Bem, Namorado de Aluguel é um livro que se encaixa perfeitamente nesse gênero.

A história de como Gia acaba se apaixonando pelo garoto que usou para substituir seu ex-namorado no baile de fim de ano para não passar vergonha na frente das melhores amigas, é isso mesmo: não tem nada de surpreendente, de diferente, de novo. Você, antes mesmo de ler, já sabe como vai terminar. Não existe drama, não existe nenhum trauma, nem família desajustada, enfim, é a narrativa de como dois jovens acabam se apaixonando por acaso.

Aí você diz: cara, nem vou ler. Não faça isso. Leia.

A narrativa é tão gostosa, a química entre o casal principal funciona de forma tão natural, tão inocente, tão gostosa de acompanhar, que você acaba lendo todo o livro em um dia. Ainda mais que ele é fininho e tem letras grandes. Nem as partes em que Gia se relaciona com seus pais, bem como com o irmão mais velho, o que acaba desviando o foco do livro, incomodam. São poucas, curtas e acabam funcionando como um intervalo entre os encontros do casal.

"Ele olhou para minha boca, e, quando eu já começava a imaginar que ele pensava em outras coisas, coisas melhores, coisas que me fariam esquecer completamente esta noite, ele franziu a testa com um suspiro frustrado.
– O que foi?
– Você está sorrindo.
– Isso é bom, não é?
– Gia. – Ele fez uma pausa e segurou minha mão. – Não combina com o que você está sentindo.
– Eu não choro, se é isso o que está pensando.
– Em que você está pensando?
– Eu estava pensando em surfar. Agora estou pensando que a sua mão é quente. – E que era muito bom segurá-la."

Sabem qual o momento certo de ler Namorado de Aluguel? Quando você está de ressaca literária. A leveza da história afasta qualquer bloqueio que você tenha. Ela deixa um sorriso e uma sensação de felicidade, exatamente por sua simplicidade, que dão uma limpeza no seu cérebro e deixam ele pronto para qualquer nova leitura que deseje fazer.

Uma coisa que achei madura da autora, é que ela não só soube criar as situações cotidianas mais comuns e gostosas de acompanhar com os dois personagens, mas ela também teve discernimento para, no fim da história, dar um resultado realista e digno para a relação de Gia com suas amigas. Ou seja, ela não escreveu do jeito que fez por falta de experiência ou criatividade, mas de maneira pensada, com muita competência.

Namorado de Aluguel é o tipo de livro que passa despercebido nas livrarias, por transmitir, através de seu título, que o leitor não irá se interessar pelo conteúdo, uma vez que ele já foi tratado em diversas mídias diferentes. Mas é uma percepção errada. Dê um voto de confiança e não se arrependerá ;)
Carl
Carl

10 comentários:

  1. O nome do livro parece muito mesmo com filme de sessão da tarde, admito que se visse numa livraria não teria o trabalho nem de olhar, mas sua resenha me fez mudar de opinião. De vez em quando gosto de ler uns livros mais leves para renovar um pouquinho da fé na humanidade e esse parece ser bem gostoso de ler, acho que darei uma chance.

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Li sobre o livros esses dias e eu to louça pra ler... Me encantei com a história qro mto conferir pra ver o q acontece no final!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos, concordo que a capa por si só já é clichê, e o título também não chama muito a atenção mesmo. Mas só de ler sua resenha fiquei instigada com esse clima gostoso de sessão da tarde. rsrs Adorei o que você comentou sobre o livro, e me diverti muito com o seu papo cabeça alone aí em cima :P

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie Carlos =)

    Apesar de achar pela premissa que o livro deva ser bem clichê mesmo, eu estou bastante curiosa para conhecer a história. Gosto e livros levinhos e despretensiosos.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Eu já havia lido uma resenha sobre este livro e estava já louca para ler sobre ele. A resenha está incrível! Amei amei <3
    Beijos
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii

    Resenha perfeita! Falou certissimo, é o tipo de livro que acaba passando batido por causa do titulo, as pessoas tendem a pensar que é um libro bemmm adolescente. Aqui aonde moro ele ainda será lançado, eu já morro de expectativas, porque já conheço a escrita da autora, li várias resenhas de outros livros dela e sei que ela é ótima. Agora com a sua resenha fica confirmado que mais uma vez Kasie criou uma hitória doce e gostosa de ler. Tomara que o livro faça sucesso e que a editora se anime a publicar os outros livros dela, pois ela escreve YA´s maravilhosamente bem. Dessa autora tenho um chamado The Distance Between Us pendente para ler. E assim que for publicado Namorado de Aluguel por aqui com certeza estará nas minhas leituras

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  7. Já estava interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu amo livros clichês! hahaha
    Exatamente por saber o que vai acontecer, gosto do previsível. Com certeza esse livro é pra mim! Obrigada pela dica <3
    Achei a capa muito fofa!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos!!!
    Olha eu tenho queda por livros clichês admito isso e mesmo vendo a capa e o título eu já estava aqui apaixonada <3
    A sinopse é fofa e por mais que lembre os filmes de Sessão da Tarde eu leria só pelo jeito gostoso da história.
    Parabéns pela resenha e me apaixonei pelo livro que já está na lista :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi...

    Amei a resenha, é tão bom depois daquela super ressaca você pegar um bom clichê para ler, sem se preocupar com drama, mortes dos personagens e final infeliz.
    E tão bom.
    Essa me pareceu ser uma boa leitura, leve.
    Gostei bastante da premissa descrita, vou com certeza ler.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.