Meio Rei - Joe Abercrombie

Sinopse: Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. (Skoob)

ABERCROMBIE, Joe Meio Rei. Editora Arqueiro, 2016. 288 p.

O maior mérito de Meio Rei não está na sua história, repleta de reviravoltas, provações, sacrifícios, vinganças e mortes, mas na construção e na evolução dos personagens, principais e secundários.

Yarvi, o príncipe mais novo do reino de Gettland, possui uma mão deformada, o que, na época em que vive, significa que não pode lutar pelo que reina. Mas ele nem quer. Prefere ser ministro, onde sua inteligência pode fazer mais do que seu físico. Mas sua deformidade também afasta sua mãe, Laithlin, ministra do tesouro, que é uma mulher exigente, fria e incomplacente com o filho.

Quando o rei e o filho mais velho são assassinados por Grom-gil-Gorm, o conquistador rival, Yarvi é obrigado a assumir o trono negro e reinar onde não desejava. Mas não é só ele quem fica descontente. Seu tio, Odem, executa um atentado contra a vida de Yarvi, que só consegue escapar por pura sorte. Mas é abandonado do outro lado do Mar Despedaçado, e todos pensam que ele morreu. Vendido como escravo para um navio de piratas, comandado pela impiedosa Shadikshirram, Yarvi começa uma peregrinação de aprendizado de como sobreviver diante das piores torturas, tendo como motivação seu desejo de vingança contra Odem e a vontade de reassumir o Trono Negro, seu direito de nascença.

"Pessoas gritavam, mas Yarvi mal conseguia ouvir as palavras em meio ao latejamento do sangue nos ouvidos, como o rugido insensato de uma tempestade. Viu a escotilha de proa, cabaleando, estremecedo. Sua mão se fechou em volta da maçaneta. Ele puxou-a e mergulhou de cara na escuridão."

Quase todos os personagens de Meio Rei começam a história com convicções e comportamentos que vão sendo modificados ao longo da aventura. Alguns mostram a verdadeira face, outros crescem em caráter e afeição. Yarvi deixa de ser um garoto temeroso e preso às limitações de só possuir uma mão, e vira um homem calculista, duro, forte nas suas convicções. Ele vira um rei, com todo o peso do título. Sua mãe, Laithlin, descobre que a perda do filho é muito maior do que ela imaginava, e reconhece, na volta dele, o surgimento de alguém muito mais forte do que ela supunha.

Durante a jornada de vingança, Yarvi se apaixona pela escrava Sumael, cria aliados e amigos de sangue, como o misterioso Nada, os bravos Ankran e Rulf, que o acompanham por batalhas, saques, duelos, fugas, no meio de tempestades e desertos gelados, viajando em navios ou a pé. E como disse no início deste texto, todos eles vão sendo modificados, para bem ou para mal, diante daquilo que fazem, ou sofrem.

Quando finalmente, depois de tantas provações, chegamos à tão desejada vingança, somos surpreendidos por revelações que, na verdade, haviam sido planejadas desde as primeiras páginas, mas que não prestamos atenção. Descobrimos que para governar, não é necessário ser rei, mas, sim, saber planejar e executar de forma discreta. E nas últimas páginas, confirmamos que Yarvi não é mais, de forma alguma, aquele jovem temeroso do início. E que virou alguém bem mais inteligente, astuto e calculista do que um rei pode ser.

Meio Rei é o primeiro volume da série Mar Despedaçado. Pelo que pude pesquisar, os próximos livros possuem personagens diferentes, mas fazem referência, ou têm participações secundárias, dos personagens dos outros livros. Não sei dizer como as histórias irão se encontrar, ou se vão se encontrar, mas acredito que prometem ser tão boas quanto a do pequeno grande Yarvi, o meio-homem, meio-escravo, meio-guerreiro, mas rei por completo.
Carl
Carl

17 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro, adoro livros com temática de reinos, guerras, conspirações e etc. Esse parece ser sensacional e tive a impressão que mesmo sendo uma série com histórias ambientadas no mesmo lugar vc não precisa necessariamente ler todos.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Muito boa sua resenha, adorei e fiquei mais motivada para fazer a leitura desse livro. A premissa é muito interessante e percebe-se uma leitura rica em aventuras, ação e personagens que cativam. Gostaria de ler, com certeza. Gosto muito desse gênero. Ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiie Carlos!
    Ameei a resenha, como sempre mto boa, bem explicada, bastantes de talhes que eu adoro! Tô doida pra ler esse livro desde que li resenhas positivas sobre ele, qro conferir em breve! A capa é linda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é tão diferente dos que tenho o hábito de ler,que fiquei fascinada com essa história.
    Pelo que parece nos mostra personagens quase que reais.Afinal com o tempo mudamos bastante a nossa personalidade e forma de pensar.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha e ficou linda a foto que postou do livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro esta na minha lista de compras, parece ser uma historia bem densa e com muita aventura, esse crescimento do protagonista é interessante, faz com que o leitor goste mais dele. E como sempre o poder falando mais alto o tio querendo o trono custe o que custar.

    ResponderExcluir
  7. Oláaa!
    Fiquei um tempão tentando descobrir como se pronuncia "Shadikshirram" até desistir e ler o resto da resenha, ahsujdhaskdhua.
    Game of Thrones me deixou viciada em livros medievais sobre reis e príncipes. De modo que estou curiosa com esta obra desde que a vi nos lançamentos.
    Saber que os personagens passam por uma transformação e crescimento no decorrer das páginas me deixa ainda mais ansiosa.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  8. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, essa série promete.

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Confesso que este livro não tem uma temática que estou acostumada a ler... No entanto a história parece bastante interessante e essa 'transformação' de comportamento dos personagens no desenrolar do livro parece ser sensacional... Vou dar uma chance a essa leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Carlos,
    Não tenho o costume de ler livros desse gênero, mas quando vi o lançamento desse livro já fiquei intrigada com a sinopse. Agora, depois de ler essa resenha, já posso colocar esse livro na lista de desejados, pois estou ansiosa para conferir a jornada de amadurecimento de Yarvi. Amo livros onde podemos acompanhar ao longo da história o amadurecimento do protagonista, e esse personagem já me conquistou. Pelo jeito, além do Yarvi, os outros personagens também foram bem construídos, fiquei ainda mais empolgada para ler esse livro logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito interessada no enredo desse livro. No começo da resenha achei meio chato, mas quando cheguei no fim foi já querendo comprar o livro e começar a ler rsrsrs Quero conhecer a história do Yarvi, pretendo ler o livro com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do enredo desse livro pois se trata da Idade Média e adoro livros assim!
    A trama é bem desenvolvida e o cenário muito bom para a leitura, espero conhecer mais a história do Yarvi e como encarará o desafio de ser rei.

    ResponderExcluir
  13. Fico fascinada com historia onde exite um crescimento do personagem, que o personagem não é, mas se torna. Quando vi o livro nos lançamentos fiquei logo interessada pela capa e sinopse, sua resenha me entusiasmou. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  14. Oi tudo bem..
    Eu amei esse livro, afinal amo livros de fantasia. E sinceramente, quanto mais sangue, melhor. Hahahahaha...
    Adoro livros de romance mais como sempre e bom sair da rotina e quando isso acontece gosto muito de livros de fantasia justamente por mostrarem um universo completamente diferente, lutas fantásticas e tramas complexas.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  15. Esse livro tem me animado por parecer ser cheio de intrigas, reviravoltas e surpresas. Mas acho que o melhor mesmo, o que faz ele ser tão bom é esse crescimento de personagem que a gente vai percebendo até chegar ao fim. Adoro quando fazem isso em um livro, fica mais real e é bom de ler. A coisa de mudar de personagem no próximo volume também me animou. Abre espaço pra muito mais história e acho que faz a série não perder a graça, você sabe que já vai ter outros elementos ali. Querendo ler, parece valer muito a pena.

    ResponderExcluir
  16. Oi
    parece ser uma leitura interessante, pelo que percebi esse livros é daqueles que tem personagens sedentos pelo poder e os que querem vingança, acho que leria a história acho legal livros assim, nem sabia que os próximos livros são personagens diferentes.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Quero muito ler esse livro, assim que vi ele no lançamento a sinopse logo despertou minha curiosidade e lendo a resenha gostei muito dessa historia, principalmente do crescimento do personagem o que me deixa curiosa para as cenas do confronto com seu passada e dos segredos !!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.