A tempestade - Manuela Titoto

Sinopse: Numa das costumeiras pescarias com o seu pai, no reservatório Bellamy, a jovem Margot é raptada. Ela acorda, mas ainda se vê dentro de um pesadelo que invoca os medos mais primitivos e viscerais do ser humano: está aprisionada dentro de um caixão fechado. O serial killer que agia dessa maneira já era bem conhecido nos jornais norte-americanos como Irony Joe, e Margot parece ser a sua mais nova vítima.
Após sua fuga, Margot e seu pai começam a receber e-mails ameaçadores. Por segurança, ela tem que deixar o país. Na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Margot passa a morar com a mãe. A partir de então, a jovem precisa lidar com uma nova vida, que significa ter outro nome e um colégio bem diferente do que estava acostumada.
O único problema é que o passado de Margot parece não querer se distanciar tanto assim do seu futuro. (Skoob)

Livro digital recebido em parceria com a Editora
TITOTO, Manuela. A tempestade. Editora Novo Conceito, 2016. 258 p.


Logo que a Novo Conceito anunciou o lançamento de A tempestade, fiquei curiosa pelo livro, afinal eu adoro conhecer obras nacionais e não é sempre que vemos um thriller por aí, com direito a assassinos em série e tudo o mais. Por isso, não perdi a oportunidade quando a Editora ofereceu o e-book aos parceiros. Eu esperava da leitura algo denso e pesado e, embora tenha sido bem diferente do que eu imaginava, ainda assim foi uma leitura rápida e interessante.

Minha maior surpresa, ao começar a leitura, foi descobrir que se tratava de uma trama adolescente, com direito a intrigas escolares, drama com os pais, amizades e namoros. Claro que, pensando friamente, sendo a protagonista uma garota de 17 anos, tudo isso naturalmente faria parte de sua vida. Só que eu estava esperando um suspense de gelar os ossos que não aconteceu.

“Estar presa num caixão invoca os medos mais primitivos do ser humano. É uma desgraça que recorre às angústias viscerais, pelo simples fato de você estar ali, confinado em um espaço limitado, apenas esperando a morte aparecer para tomar o seu corpo. É o extremo terror, do qual as pessoas não gostam nem de falar a respeito, que toma conta não apenas do físico, mas do psicológico. Eu não esperava que fosse acontecer comigo. Acho que ninguém espera, mas minha história começa assim.”

Apesar desse contratempo inicial, a leitura foi bastante fluida e gostosa. A escrita de Manuela Titoto é descritiva apenas na medida, bastante objetiva, e nem se percebe o passar das páginas durante a leitura. Gostei da forma como a autora construiu a história, com Margot tentando reconstruir sua vida após um acontecimento tão traumático, tentando se refazer para superar o medo que era capaz de imobilizá-la.

Gostei também da forma como a autora construiu os capítulos, todos iniciados com um trecho do livro A tempestade de William Sheakspeare. Não li a peça do dramaturgo inglês, então não sei dizer se as histórias se relacionam de fato, mas os quotes dos capítulos sempre traziam certa ligação com o que acontecia a Margot e, por isso, tenho a impressão de que a intensidade de um estava impregnada também no outro.

O romance narrado na história não me convenceu logo de início. Achei que o interesse de Margot foi rápido demais e o envolvimento entre ela e Gustavo pareceu meio forçado. Além disso, depois do que enfrentou, a garota deveria ser mais desconfiada, mas não, ela nem hesitou, pelo menos não para proteger a si mesma. Apesar dessa resistência inicial, porém, o casal me conquistou, e algumas cenas entre eles foram bem fofinhas.

As respostas que Manuela Titoto deu para a situação foram bem interessantes. Para mim, pelo menos, não foi aquele tipo de final que pegou de surpresa, porque fui bem mais rápida que a protagonista ao montar o quebra-cabeças, mas foi realmente um fecho inteligente. Acabei sentindo falta daquela ansiedade por descobrir logo quem estava por trás de tudo, mas, fora isso, a história foi boa.

Para aqueles que não são tão fãs de thrillers mas querem se aventurar no gênero, aposto que A tempestade cumprirá magnificamente o papel. Para aqueles que já preferem aquelas tramas cheias de adrenalina e altos e baixos, talvez não seja a escolha mais certa, porque o livro tem mais ênfase nos relacionamentos da protagonista do que no suspense em si.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

10 comentários:

  1. Mais gente, preciso desse livro. Adorei a capa, adorei o titulo, a sinopse e a resenha haha" Exatamente do jeito que eu gosto, vou ler o mais breve possível. Já adicionei no Skoob e na minha lista do excel de desejados haha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que era nacional agora gostei mais ainda desse livro e a historia da protagonista que me deixou arrepiada e intrigada com toda a resenha a vida da garota mudou da noite para o dia e mesmo assim de nada adiantou pretendo ler ainda.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a indicação desse livro!! Sou muito fã de livros de Thriller!!! Não conhecia essa autora nacional a Manuela Titoto mais sem dúvida ela escreveu um suspense maravilhoso!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Fiquei tão empolgada com a sinopse e achei também que seria mais um daqueles thriller de rachar a mente.
    Ainda assim, saber que a protagonista consegue viver sua nova vida e ainda conseguiu um romance fofo de quebra, deve ser um bom livro para se ler.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    A premissa é interessante mesmo, apesar de que, inicialmente, durante sua divulgação inicial, nem dei muita bola ao livro porque pensei justamente tratar-se mais de um enredo propriamente jovem, e pelo jeito não estava tão errada. Ainda assim, por mais que não seja um thriller de alta tensão, deve ter lá seus créditos mesmo, e, nesse caso, uma vez que ainda estou lendo pouco do gênero, mas sem grandes exigências de início - com exceção quando nos livros do Harlan Coben, ok, rs -, talvez, após sua resenha, eu me aventure nessa leitura sim. Acaba que a curiosidade maior, sempre, é saber o desfecho de tudo, por mais 'não muito surpreendente' que ele seja, rsrs. Enfim, valeu a dica, gostei da resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei a historia do livro....no começo achei meio sei la, pensei que o livro não teria nada de interessante mas quando fui lendo, foi me chamando atenção para ler...deve ser interessante essa garota, o drama etc...ainda mas e difícil eu encontrar algum livro nacional para ler!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, curto muito um thriller e já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Só de imaginar fiquei sufocada e na minha mente me vendo dentro de um caixão sem ar me sufocando, não entendi muito bem ela estava sendo ameaçada teve que mudar de cidade, mais uma vez a curiosidade para ler, saber dos motivos a que levaram a se refugiar em outra cidade começar uma nova vida e um novo amor, vamos ler para entender melhor.

    ResponderExcluir
  9. Como gosto de um bom thriller que me deixa angustiada pelos acontecimentos e aquele clima de suspense, confesso que não me agradou acho que deixaria a desejar.

    ResponderExcluir
  10. eu já estava toda animada para ler o livro, pq achava que era um thriller, mas acho que como não é vou deixar passar pelo menos por enquanto
    quem sabe depois de um tempo eu mudo de ideia

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.