Bidu: Caminhos - Eduardo Damasceno e Felipe Garrocho

Sinopse: Em Bidu – Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha - os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa - se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura. (Skoob)
DAMASCENO, Eduardo e GARROCH, Felipe.Bidu: Caminhos. Editora Panini, 2014. 84p.


Continuando as resenhas das Graphic MSP, o personagem da vez é o Bidu, um dos mais antigos, que foi o primeiro a ganhar sua própria revista, ainda nos anos 60, além de ser o símbolo da empresa de Maurício de Souza.

Nesta história de origens, testemunhamos como Franjinha encontrou Bidu, ou melhor, como Bidu encontrou Franjinha.


Os autores, Eduardo e Luís Felipe, souberem manter as características primordiais do personagem, como seu constante mau humor, que vai sendo modificada no decorrer da aventura, onde ele aprende o valor da amizade, de ajudar o próximo, de se sacrificar para o bem estar de outrem, até chegar à maturidade que possui nas histórias atuais. E é graças a esse aprendizado, que ele acaba por ter seu caminho cruzado com o do seu eterno dono.

Os traços dos desenhos são grossos e fortes, e as cores, em tons pasteis, são predominantemente azuis. O sombreamento remete à colorização de quadrinhos noir, causando uma nostalgia e um mistério, o que dá um charme todo especial. Vale um destaque para a página dupla, suas adjacentes, onde Bidu fica na chuva. São belíssimas!


Uma constante nos álbuns MSP, são a maior proximidade de todos os personagens, principalmente os da turminha, com nossa realidade. Não apenas nas aventuras, mais centradas em situações críveis, quase cotidianas, mas nas próprias ações e reações de cada um deles.

Com o tempo, as histórias das revistas do Maurício de Souza, enveredaram por aventuras que não possuem limites em comparação com nossa realidade mundana. Elas são regidas por certos parâmetros estabelecidos, mas o limite é a própria criatividade de cada roteirista. O que não é ruim, é até necessário, mas acaba causando um afastamento de uma realidade palpável.


Isso não acontece nos álbuns MSP, e é o que os torna tão agradáveis de acompanhar.
Carlos H. Barros
Carlos H. Barros

Carlos tem várias paixões: livros, gibis (muitos gibis), filmes, séries e jogos (muitos jogos de PC e consoles), fotografia, natação, praia e qualquer chance de viajar para conhecer novos lugares e pessoas. Lamenta o dia ter apenas 24 horas - é muito pouco -, e não saber desenhar. Autor também do blog Gettub

12 comentários:

  1. Que fofo, amo Bidu e Franjinha, curto muito um HQ, lindas a ilustrações e história super emocionante, quero esse livro pra ontem.

    ResponderExcluir
  2. QUE GRACINHA DE LIVRO!!!!!
    O que eu vou fazer agora??
    Comprar para minha irmã pq ela simplesmente vai amar.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, nunca tinha visto falar sobre ele, vou ter que comprar para a minha sobrinha, ela vai amar <3

    ResponderExcluir
  4. Oii Carl!
    Que gracinha esse Bidu! Eu já conhecia e qro mto ler em breve, já te flei q tenho mta curiosidade d e embarcar nesse gênero né?
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Anem que delícia dessa HQ ❤
    Eu sou apaixonada por tons pastéis e fiquei louquinha nesses traços, sério, já quero!
    Beijos
    www.fabricandoalgunssonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Carl!
    Que delícia ver mais uma HQ do Bidu, um dos meus personagens favoritos do Maurício de Souza.
    Fico bem feliz em saber que os autores deram novos traços e as histórias são cehias de ação.
    Gostei!
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Já tinha visto esse livro e acho ele um amor, sempre fui fã dos gibis da turma da monica..
    O bidu e super fofo, ele deve ter passado por muitas aventuras!

    ResponderExcluir
  8. Eu já havia visto e gostei demais sempre gostei quando era criança e agindo gosto leria sem dúvida.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo, adorava ler os gibis da turma da Monica quando era pequena e essa HQ é muito bonita.

    ResponderExcluir
  10. Adoro o Bidu é um personagem incrível, sempre o acompanhava na turma da Mônica, achei interessante esse livro pois conta como eles se conheceram e eu nem sabia rs. As ilustrações estão muito fofas, deve ser um livro encantador tanto para se ler como para presentear.

    ResponderExcluir
  11. Essa nova roupagem para os quadrinhos ficaram lindas e essa proximidade que as histórias tem com a realidade nos faz ficar mais ligados a história.

    ResponderExcluir
  12. Que fofura de HQ *---* Bidu é a cara da minha infância. Gostava muito dele. Adorei a HQ pq tem traços largos e os tons pastéis também são lindos *-----*

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.