A Prisão do Rei - Victoria Aveyard

Sinopse: No terceiro volume da série que já vendeu mais de 250 mil exemplares no Brasil, tudo vai queimar.
Mare Barrow foi capturada e passa os dias presa no palácio, impotente sem seu poder, atormentada por seus erros. Ela está à mercê do garoto por quem um dia se apaixonou, um jovem dissimulado que a enganou e traiu. Agora rei, Maven continua com os planos de sua mãe, fazendo de tudo para manter o controle de Norta — e de sua prisioneira.
Enquanto Mare tenta aguentar o peso sufocante das Pedras Silenciosas, o resto da Guarda Escarlate se organiza, treinando e expandindo. Com a rebelião cada vez mais forte, eles param de agir sob as sombras e se preparam para a guerra. Entre eles está Cal, um prateado em meio aos vermelhos. Incapaz de decidir a que lado dedicar sua lealdade, o príncipe exilado só tem uma certeza: ele não vai descansar enquanto não trouxer Mare de volta. (Skoob)
AVEYARD, Victoria. A Prisão do Rei. A Rainha Vermelha #3. Seguinte: 2017. 552 p.


Os dois primeiros livros da série A Rainha Vermelha me conquistaram por sua dinamicidade, já que toda a trama era intensa e vibrante, daquelas que mantêm qualquer leitor vidrado. Por esperar um terceiro volume tão eletrizante quanto, A Prisão do Rei na verdade começou como um balde de água fria na minha empolgação com a série e, apesar de ter tido um final digno, como esperado, o início do livro foi realmente desanimador.

Isso porque, durante a primeira metade do livro, Mare se tornou apenas um fantoche nas mãos de Maven, um fantasma nos recônditos do palácio Whitefire, sem poderes e sem energia. Ler 250 páginas da rotina entediante de Mare para absorver migalhas de informações importantes foi desencorajador. Foi bastante difícil continuar a ler quando tudo o que eu gostava na série deixou de existir nesse volume, pelo menos no começo.

"[...] Quando o conheci, fui seduzida por sua dor. Ele era o menino na sombra, um filho esquecido. Eu me reconheci nele. Sempre atrás de Gisa, a estrela cintilante do mundo dos meus pais. Sei agora que foi proposital. Ele me enganou quando era príncipe, me atraindo para sua armadilha. Agora estou na prisão do rei. Mas ele também está. Minhas correntes são as Pedras Silenciosas. As dele são a coroa."

A única coisa que me impediu de abandonar o livro foram alguns capítulos intercalados narrados em primeira pessoa por outra personagem, que mostravam acontecimentos fora da prisão do rei e permitiam saber o que estava acontecendo com os rebeldes da Guarda Escarlate. Ver pelo ponto de vista de Cameron não trouxe grande vantagem à construção da trama, mas ao menos concedeu um outro ponto de vista sobre o contexto estratégico que estava se formando.

Na segunda parte do livro, quando as coisas enfim se tornaram interessantes, o livro se equiparou aos seus antecessores, tanto que li em um dia a mesma quantidade de páginas, ou um pouco mais, que tinha levado uma semana inteira para ler. As cenas de ação não deixam nada a desejar e injetam uma boa dose de adrenalina em uma narrativa que estava morna. Nesse livro, as lutas se elevam a outros patamares, especialmente por conta das alianças improváveis e da batalha imensa que se forma - a guerra.

"Uma parte de mim quer conversar. Perguntar sobre minha família. Kilorn. Farley. O que aconteceu antes, o que está acontecendo agora. Para onde estamos indo. Não consigo fazer mais do que pensar nessas palavras. Só há energia suficiente em mim para sentir alívio. Um alívio fresco e tranquilizador. Cal está vivo; Cameron está viva. Eu estou viva."

Em A Prisão do Rei, Mare precisa outra vez se redescobrir depois de enfrentar tanto sofrimento, e eu adorei a forma como a personagem cresceu do primeiro livro para cá, não só quanto aos seus poderes, mas principalmente psicologicamente. Ela finalmente deixou de ser a garota insegura e egoísta que era e aprendeu que não pode suportar o peso do mundo sob suas costas. Conseguiu enxergar que precisa de ajuda - de amigos, aliados, pessoas que ama -, e que só essa união vai deixá-los forte o suficiente para enfrentar o rei tirano. Mare está mais forte, mais segura e também mais generosa.


"Olho em volta da mesa do cozinha. Um tempo atrás lamentei que minha família não me conhecesse, não entendesse o que eu tinha me tornado. Pensei que estava separada deles, sozinha, isolada.
Não podia estar mais errada. Compreendo tudo melhor agora. Sei quem sou.
Sou Mare Barrow. Não Mareena, não a garota elétrica. Mare."


Alguns capítulos narrados por Evangeline também trouxeram uma nova perspectiva à narrativa. Além de compreender melhor a estrutura das Casas, a política e os poderes prateados através dos olhos dela, esses trechos trouxeram aspectos sobre a personagem realmente surpreendentes. E eu quase consegui gostar dela, quase.

Acho que poderiam ter sido inseridos capítulos também com a perspectiva de Maven e Cal, porque só assim para eu conseguir definir o que eu sinto por eles, acho. Assim como Mare, é difícil não amar e odiar os dois, porque magoar alguém parece ser especialidade desses personagens. Maven é imprevisível e faz o que quer doa a quem doer, enquanto Cal toma decisões com base no que acha que deve fazer, e não no que quer, e isso é irritante. Ver os dois apenas pelos olhos de outros personagens não parece suficiente, até porque eles sempre parecem ter algo mais além da superfície.

Por isso tudo, apesar de começar de uma forma maçante, a segunda parte de A Prisão do Rei faz a história valer a pena, mas é preciso um pouco de persistência para chegar até lá. Mais uma vez Aveyard termina a obra com um final arrasador, de partir corações, mas que deixa em aberto milhares de possibilidades para uma continuação. Todas as alianças forjadas aqui são frágeis e instáveis e tudo pode acontecer no próximo volume.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Oiie!!
    Gostei mto da resenha, parabéns!!
    Minha próxima leitura será A Rainha Vermelha, estou bastante ansiosa pra conhecer, espero não me decepcionar já q depositei mta expectativa desde q conheci os livros através das resenhas...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Já li o primeiro exemplar da série e estou com o segundo aqui para leitura e confesso que fiquei um pouco triste em ver que esse terceiro livro da série, não segue a mesma dinâmica de seus antecessores.
    Pelo menos na segunda metade do livro as coisas melhoraram e o andamento foi mais promissor.
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    “Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...” (Vinicius de Moraes)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma pena o começo deste livro não ser tão bom quanto o esperado por você, mas pelo menos o final foi digno. Já estou querendo ler esta série a algum tempo, além destas capas serem muito bonitas e a diagramação ser bem caprichada, leio muitos comentários positivos referentes a este livro, o que só me deixa mais ansiosa para começar a ler eles.
    Gostei muito da sua resenha e espero ler estes livros em breve.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, bem completa!! Não li o primeiro volume ainda, mas já ouvi várias pessoas elogiando, e pelo visto a qualidade mantem nos volumes seguintes, então certamente vale a pena a leitura!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da série mas é bem elogiado os outros volume é uma pena esse ficar narrando a rotina da personagem odeio quando os autores fazem isso da vontade de largar o livro. Mas pelo menos depois melhora ainda mais em relação a ação que adoro.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar da serie A Rainha vermelha, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Tenho muita vontade pois muitas pessoas das quais conheço dizem que é muito bom. Amei a capa deste livro. É chato quando a escritora faz um livro maravilhoso, mas a sequencia deixa a desejar, quando eu for ler não terei tantas expectativas neste livro. O legal é que você não largou a leitura.

    Visitem meu blog!!!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Só já li o primeiro livro A Rainha Vermelha e amei, estou doida pra ler os outros livros dessa série, cada resenha que vejo vai me deixando ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Eu sempre vejo resenhas muito positivas sobre essa série e estou doida para começar a ler, pois aparentemente a história é muito boa.
    Fico feliz que você gostou do livro, mesmo que o começo tenha sido maçante. Estou doida para ler. Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Sempre vejo elogios dessa série mas ainda não li ela, por não conhecer a série, não consegui acompanhar muito a resenha, mas é bem chatinho quando metade de um livro é maçante e só depois fica bom, mas pelo que ouço falar desses livros, inclusive aqui na resenha, deve valer bem a pena, estou louca para poder ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.