Uma longa jornada para casa - Saroo Brierley

Sinopse: A história que deu origem ao filme Lion: uma jornada para casa, com Dev Patel. Aos 5 anos, Saroo pede ao irmão mais velho que o deixe acompanhá-lo à cidade onde ele passava os dias em busca de dinheiro e comida. Durante a viagem, o menino adormece. Ao despertar, confuso, se vê sozinho na estação de trem. Ele não sabe onde está o irmão, mas vê um trem parado. Imaginando que Guddu poderia estar lá dentro, Saroo embarca no vagão, e isso o faz atravessar a Índia. Sem saber ler nem escrever, e sem ideia do nome de sua cidade natal ou do próprio sobrenome, ele é obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá até ser levado para uma agência de adoção e ser escolhido por um casal australiano. Os anos se passam e, ainda que se sinta extremamente agradecido pela nova oportunidade que os Brierleys lhe proporcionaram, Saroo não esquece suas origens. Até que, com o advento do Google Earth, ele tem a oportunidade de procurar pela agulha no palheiro que costumava chamar de casa, e investiga nas imagens de satélite os marcos que poderia reconhecer do pouco que se lembra de sua cidade. Um dia, depois de muito tempo de procura, Saroo encontra o que buscava, mas o que acreditava ser o fim da jornada é apenas um novo começo. (Skoob)
BRIERLEY, Saroo. Uma Longa Jornada Para Casa. Editora Record, 2017. 229 p.


Em Uma longa jornada para casa, conhecemos a história de Saroo Brierley, que se perdeu do irmão mais velho em uma estação de trem na Índia quando tinha apenas cinco anos. Ao entrar em um trem para procurar o irmão, acaba pegando no sono e parando em um lugar totalmente desconhecido. Sem saber sua cidade de origem e muito menos o seu nome completo, Saroo passou semanas sozinho nas ruas de Calcutá até ser levado para um orfanato, onde encontrou uma nova família. 

O livro que deu origem ao filme Lion: Uma jornada para casa é autobiográfico, e Saroo nos conta tudo o que lembra desde o dia em que se perdeu até o dia que conseguiu se reencontrar com sua família biológica, passando por várias dificuldades e períodos de adaptação até se tornar quem é hoje. A todo momento pensava como era comum (não sei se continua assim) as crianças na Índia saírem sozinhas, sem nem avisar aos pais. Chegavam ficar uma semana inteira sem voltar para casa e isso era visto como normal. Tanto que, ao reencontrar sua mãe biológica, Saroo conta que ela começou a se preocupar com o sumiço dos filhos — o irmão mais velho de Saroo também não voltou para casa — só uma semana depois.

"O que tinha acontecido comigo era extraordinário e poderia oferecer esperança a pessoas que desejavam encontrar sua família perdida, mas que achavam isso impossível. Talvez até mesmo pessoas em situações diferentes pudessem encontrar inspiração na minha experiência de agarrar oportunidades, por mais temerosas que parecessem, e nunca desistir."

Minha experiência ao ler a história de Saroo foi tão incrível que não consigo explicar. Eu não conseguia acreditar que uma criança tão nova tinha parado a mais de 1200 quilômetros de casa e não acreditava mais ainda que fosse possível achar a cidade natal, 25 anos depois, com a ajuda de um aplicativo tão conhecido por nós, o Google Earth. Foi tudo muito emocionante, principalmente as partes que Saroo contava sua vida na Índia. Gente, eu não consigo aceitar a verdade, tendo em vista a minha criação e a minha vida, que é normal sentir fome o tempo todo no país mais populoso do mundo. A banalização da miséria foi uma coisa que me chocou bastante.

Fiquei feliz por Saroo Brierley ter se tornado um homem digno, por ter sido adotado por uma família tão amorosa e afável. Admiro muito a força de vontade que ele teve para tentar reencontrar sua família biológica — mesmo amando muito seus pais de criação —, principalmente porque, se fosse eu, teria desistido na primeira decepção. O mais incrível de tudo é que Saroo narra tudo de forma muito leve e despretensiosa, tanto que, apesar de ser uma história triste, dá pra ler em uma sentada só. 

Tive uma surpresa muito agradável ao ver que a edição traz fotos nas páginas finais e isso enriqueceu muito a leitura. Além disso, Saroo, ao falar mais sobre sua cultura — que sinceramente desconhecia a maior parte —, acabou introduzindo os leitores num mundo totalmente diferente. Uma longa jornada para casa fala sobre superação, persistência mas, principalmente, sobre esperança.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

7 comentários:

  1. Olá!!
    Eu já assisti o filme e adorei. É muito emocionante! Eu não sabia que tinha um livro e estou muito muito ansiosa para ler, pois adoro essas histórias que me fazem chorar litros, mesmo que eu sofra muito também por saber que isso tudo aconteceu de verdade. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Deve ter sido uma história bem sofrida no começo da vida de Saroo e depois uma história de alegria e vitórias, afinal, não é sempre que se encontra uma família que está disposta a dar um lar para uma criança de outra nacionalidade totalmente diferente, sem se saber do passado da criança e ele aproveitar todo amor e carinho que lhe foi dispensado no decorrer dos anos.
    E mais bonito ainda depois de ele já crescido, ir em busca das pessoas do seu passado, atrás de sua família biológica.
    Não li o livro e não assisti o filme ainda, mas quero me emocionar.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história muito interessante, ainda mais por ser autobiográfica.
    Adorei o fato de ser ambientado na Índia, saber mais sobre a cultura deve ser muito legal.
    Uma coisa que me deixou curiosa é saber o que aconteceu quando ele encontrou a família biológica, já que a separação foi involuntária.
    Gostei da dica, e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti o filme, mas amei a sinopse e a resenha do livro. Tambem fiquei pensando no garoto, como aos 5 anos uma crianças se perderia e viajaria para tão longe. O livro parece ser daqueles que te levam para uma grande aventura e te deixa pensativa, é eu quero muito ler este livro. Valeu pela dica.

    Visitem meu blog!
    garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana!
    Eu não consegui ler o livro ainda, vi o filme, amei, é linda a história, se eu tiver uma oportunidade de ler o livro, lerei umas quinhentas vezes, é perfeito!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, mas assisti o filme e gostei muito. Achei super estranho ser comum o filho sumir por uma semana, aqui se some por algumas horas já ficamos em alerta. É triste vê como é a fome no País dele enquanto aqui há tanto desperdício de comida. Fiquei impressionada do personagem ser tão pequeno quando sumiu e depois de tanto tempo ainda conseguir lembrar do local da sua casa com as lembranças e ajuda do aplicativo, confesso que não lembraria rs.

    ResponderExcluir
  7. Eu geralmente não leio autobiografias pois não fazem meu estilo de leituras e não tenho muito interesse em ler, mas fiquei curiosa para ler a trajetória de Saroo, então eu leria este livro, parece ser uma boa história e parece ser bem triste e impactante, espero ter a oportunidade de ler este livro em breve.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.