Conjunto de Séries #19: Orphan Black


Comecei a assistir Orphan Black meio que por acaso - um domingo a tarde, sem nada de interessante para fazer, acessei a Netflix pela TV e, depois de umas zapeadas, coloquei o primeiro episódio para rodar. E não é que a série aguçou minha curiosidade logo no piloto e eu assisti ela todinha em poucos dias? Para quem gosta de uma história de mistérios e ficção científica, essa é uma ótima opção.

Nessa trama, Sarah vê uma mulher igual a ela se jogar na frente de um trem e decide assumir o seu lugar para tentar se dar bem, mas ela é sugada para dentro de uma confusão que ela não podia imaginar. Sarah descobre que é, na verdade, um clone, e que existem muitas outras iguais a ela. Por isso, ela se une a outras "irmãs" para investigar suas origens e o que está por trás da organização que as criou.

Devo dizer desde logo que o mais interessante na série é a brilhante interpretação de Tatiana Maslany, que dá vida às clones. É inacreditável a forma como a atriz interpreta a tantas personagens completamente diferentes, cada uma com suas próprias expressões e trejeitos, tanto que fui pesquisar os papéis eram realmente interpretados por uma só atriz. Nesta postagem do blog Apaixonados por Séries, que conta 18 curiosidades sobre a série, foram publicados alguns vídeos sobre a forma como eram feitas as gravações. Adorei conhecer esses detalhes e fiquei ainda mais fascinada pela interpretação da atriz ao saber que ela grava e interpreta as cenas praticamente sozinha.


É preciso reconhecer que a série tem altos e baixos e algumas temporadas são mais interessantes que as outras. Acredito que, em alguns momentos, a série falhou em tentar criar outros enredos que se distanciavam do Projeto Leda, ao deixar de lado a questão da descoberta sobre a origem das clones para dar vida a outros tópicos. A terceira temporada, por exemplo, que passa a abordar outro projeto - Castor - foi, na minha opinião, a mais cansativa e menos interessante. O início da quinta temporada, da mesma forma, dava a entender que a série iria desandar, quando passou a mostrar as experiências científicas na comunidade Revival.

Esses momentos não tiram o brilho de Orphan Black, porém. Questões éticas e científicas ligadas ao tema central da trama são discutidas no decorrer da história, assim como a diversidade e aspectos de identidade pessoal. Além disso, os mistérios garantem a atenção do espectador e algumas cenas bem tensas - e algumas até um pouco macabras - deixam o enredo bastante interessante.

Fiquei um pouco triste que o fechamento da série não tenha respondido algumas perguntas que foram levantadas no decorrer da trama, pelo menos que eu me lembre. Por exemplo, como o instituto Dyad sabia sobre Sarah e Kyra, se todas as evidências sugeriam que S. tinha sumido do mapa quando Sarah ainda era criança? Qual era, afinal, o segredo de Siobhan, sobre o qual a mãe "biológica" de Sarah tentou alertar? Esses são só alguns dos questionamentos para os quais eu não lembro de ter visto uma resposta.

Ainda assim, a trama conseguiu ser encerrada satisfatoriamente na quinta temporada, com respostas para as principais perguntas e um encerramento digno para todas as personagens. Até mesmo Rachel, a grande vilã da trama, teve um episódio que justificou grande parte de suas ações e deu a ela uma pequena redenção.

Orphan Black é uma história intrigante, que discute a importância da ciência e o receio de ultrapassar limites, mas vai além, ao tratar de pessoas, independentemente de suas origens.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Olá
    Eu terminei Orphan Black recentemente e eu também fui pega pela série já no piloto. A atuação da atriz principal foi incrível. Em certos momentos, eu até mesmo esquecia que era somente uma atriz, porque cada uma delas ganhou vida em mim. Sinto falta das minhas sestras.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Ju!
    Achei a série bem interessante, ainda mais por ver que a atriz interpreta todas as suas clones, deve ser genial.
    Não assisti ainda e que pena que a trama foi encerrada na quinta temporada, mesmo que de forma satisfatória...
    Que o final de semana seja de alegria e paz!
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Essa série esta na minha listinha para ser assistida, adoro misterio e ja fiquei curiosa em saber mais sobre esses clones porque fizeran e se foi so com a personagem ou com outros tambem, que bom que a atriz faz jus ao papel e se sai muito bem sendo varias em uma digamos assim rs.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das minhas series favoritas,assistir a tds ep em pouco tmp tbm,amo essa tematica ação/ficção/misterios😍😍😍

    ResponderExcluir
  5. Ola!!
    Ola já tinha ouvido falar muito bem dessa série, já estava na lista para assistir, achei muito interessante ver que a atriz interpreta todas as suas clones!!

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAA o que falar desta série maravilhosa e que não tanto conhecida como algumas por ai. Essa série é tão boa, amo todo o enredo, amo a interpretação de Tatiana, uma atriz foda -desculpe o palavreado- que faz todas as copias! A série é espectacular!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Gostei muito da indicação dessa série! Já assisti o primeiro episódio mais ainda não terminei nem a primeira temporada! Mesmo assim espero assistir em breve toda as temporadas.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Essa série é sensacionaaaaaaal!
    Estou tão triste por ter acabado, to sentindo um vazio sem minhas clonizinhas :(
    Tatiana é fora de série, que atuação brilhante!

    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.