O Canto Mais Escuro da Floresta - Holly Black

Sinopse: Uma história repleta de magia e mistérios, da autora de As Crônicas de Spiderwick. Hazel e seu irmão, Ben, moram em uma cidade onde humanos e fadas convivem. A magia aparentemente inofensiva desses seres atrai turistas de todas as partes, que querem ver de perto as maravilhas do lugar e, principalmente, o garoto de chifres e orelhas pontudas que descansa em um caixão de vidro. Hazel e Ben eram fascinados pelo garoto quando crianças. Mas, à medida que crescem, as histórias e teorias que inventavam perdem o encanto. Eles sabem que o garoto de chifres nunca acordará... Até que um dia ele acorda. Agora, os irmãos precisam se tornar os heróis que fingiam ser em suas brincadeiras e desvendar os mistérios que envolvem aquele príncipe com chifres. (Skoob)
BLACK, Holly. O Canto Mais Escuro da Floresta. Galera Record, 2017. 294 p.


Apesar de ser reconhecida principalmente por sua série As Crônicas de Spiderwick (que, inclusive, nunca tive interesse de ler), Holly Black é uma autora de muito potencial: escreve extremamente bem e é super criativa. Prova disso é O Canto Mais Escuro da Floresta, uma mistura de fantasia com YA que prende do início ao fim. 

Aqui, conhecemos a história de Hazel e Ben, que moram em Fairfold, uma cidadezinha turística repleta de magia, onde humanos e criaturas místicas convivem em perfeita harmonia. A maioria dos turistas querem dar uma conferida na maior "atração" da cidade: um jovem de chifres e orelhas pontudas que está em sono profundo em um caixão de vidro, no meio da floresta. Até aqui, tudo bem. Eis que começam a acontecer coisas esquisitas em Fairfold a partir do momento que o garoto acorda, sem nenhuma explicação. 

Apesar de parecer um pouco infantil inicialmente, a história contada por Holly Black é muito legal e divertida. A escrita da autora é envolvente demais e o fato de os personagens serem jovens na casa dos 17 anos faz com que o enredo, apesar de toda a magia envolvida, deixa tudo muito mais maduro. Os personagens são muito diversificados, tendo desde pessoas abençoadas por fadas, como Ben, até changelings vivendo como um humano normal, como Jack, cada um com uma personalidade incrível e bem trabalhada. 

Algo que me agradou bastante em O Canto Mais Escuro da Floresta foi a dinâmica entre Hazel e Ben, que cultivam uma cumplicidade desde que eram criancinhas. O mais engraçado é que cada um é importante à sua maneira, mas ambos têm um pouquinho de inveja do que o outro é, então acabam guardando muitos segredos que geram alguns conflitos durante a história. Eu não tenho irmãos de sangue, mas imagino que esse tipo de coisa acaba acontecendo em um momento ou outro, não é mesmo?

A história em si é muito simples, mas é impossível não deixar a curiosidade da gente bem atiçada. Há várias reviravoltas na trama, bem típicas de livro de fantasia, mas nada muito surpreendente — o que não é necessariamente um ponto negativo, ok? Além disso, Holly Black inseriu um tema bastante atual no livro, a sexualidade. Pode parecer bobagem, mas é muito bom ter essa representatividade na literatura. Eu acredito que esse tipo de situação deixa a leitura muito mais interessante e dinâmica.

O Canto Mais Escuro da Floresta é a opção perfeita para quando queremos sair daquela ressaca literária que está durando meses, ou até mesmo quando estamos a fim de ler alguma coisinha mais leve. Holly Black sempre escreve de forma deliciosamente fluida, o que facilita muito as coisas, independe do momento.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

7 comentários:

  1. Oi, Ana!!
    Esse livro parece ser bem bacana e interessante para ler a qualquer hora, e em qualquer lugar!! Gosto de livro de fantasias que tenham reviravoltas e tão, então sem dúvida essa estória chamou minha atenção!!! Sem contar é claro com essa capa linda!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Gosto muito de livros de Fantasia e esse parecer ser uma boa pedida, gostei de saber que a escrita da Holly Black é envolvente e os dois irmãos cultivam uma cumplicidade desde pequenos, a capa é linda, quero ter a oportunidade de ler, gostei muito da resenha, Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. A capa ficou muito charmosa!
    Nunca li nada da autora, mas gostei de saber que sua escrita é boa e criativa.
    Não creio que seria um livro que eu leria, apesar da ótima premissa, porém não faz muito meu estilo.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei muito do livro, adoro historias assim leve e com uma escrita envolvente.
    Nunca li nada da autora então acho que esse livro será um bom começo.
    Adorei sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adoro fantasia e quero ler esse, fiquei bem curiosa com esse mistério que envolve o garoto que esta em sono profundo, a leitura parece ser gostosa e parece que os personagens são bem elaborados. Gosto das reviravoltas geralmente elas surpreendem mas é uma pena que não foi o caso desse.

    ResponderExcluir
  6. Ana Clara!
    Muito bom ver um livro onde a dinâmica entre as personagens flui naturalmente e o livro apesar de simples, traz uma leitura agradável.
    Pude participar do Mochilão da Record que teve aqui na minha cidade e tive a oportunidade de conhecer a capista desse livro e claro que além de me encantar com ela, adorei toda trama desenvolvida, com certo ar de mistério e aquele suspense gostoso que nos prende na leitura do início ao final.
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Holly Black, amei essa capa, gosto muito de fantasia e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem envolvente.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.