Selvagens - Don Winslow

Sinopse: Ambientalista e filantropo nas horas vagas, Ben comanda um negócio de venda de maconha em Laguna Beach. Ao lado de seu parceiro, o ex-mercenário Chon, ele fatura lucros consideráveis e mantém uma clientela fiel. No passado, quando seu território foi invadido, Chon tratou de eliminar a ameaça. Agora, porém, eles parecem estar diante de uma força da qual não podem dar conta: o Cartel de Baja, do México quer tomar a região e avisa que não irá aceitar uma negativa como resposta. Quando os dois amigos se recusam a recuar, o cartel reforça a advertência sequestrando Ophelia, companheira e confidente dos rapazes. O sequestro deflagra uma gama alucinante de negociações habilidosas e reviravoltas inacreditáveis, que deixarão os leitores ansiosos para descobrir o custo da liberdade e o preço de um grande barato. Uma engenhosa combinação entre o suspense carregado de adrenalina e a reportagem policial, Selvagens é um thriller alucinante, escrito por um mestre do gênero no auge de sua carreira. (Skoob)
WINSLOW, Don. Selvagens. Intrínseca, 2012. 288p.


Ben e Chon são melhores amigos totalmente diferentes que têm um negócio de venda de maconha juntos. Ben foi para a faculdade e se formou em botânica e marketing, então sabia fazer a semente mais eficiente, com níveis de indica e sativa pedidos pelos clientes e administrar o negócio e vender o ótimo produto que criou. Chon foi do exército, então ele cuidava da parte da violência (além de ter trazido as sementes mais fortes do mundo, do Afeganistão), porém isso vai mudar depois que a namorada deles, Ophelia, é sequestrada, e Ben vai precisar sujar as mãos também.

Selvagens é cheio de violência, sexo e palavrões. Ao mesmo tempo que pessoas horríveis cometem atrocidades, consegue ser engraçado dependendo do seu humor, porque tem umas piadas bem politicamente incorretas, humor negro e tal. E dentro disso, tem crítica social também.

O livro tem uma estrutura bem diferente. Não é dividido em capítulos, é dividido por números que às vezes vêm depois de uma única frase. Também tem partes escritas em formato de roteiro cinematográfico.

O final, eu não entendi muito bem. Eu imaginei várias possibilidades para ele. No filme, ele é igual, então me ajudou a entender, mas eu ainda fico pensando se é exatamente aquilo, inclusive pela narração da O. no início do filme, que é bem diretamente relacionada ao final. Já o livro tem um narrador observador. Por falar no filme, eu acredito que ele manteve tudo que era importante para a história, apesar de ter mudado algumas coisas.

Eu gostei muito do livro e fiquei interessada em saber se ele é um pouco baseado em cartéis reais como Narcos, por exemplo, mas eu não achei nada falando a respeito. Mesmo assim, é uma história que parece realista, a construção dos personagens e de toda a trama, os locais que realmente têm muitos traficantes.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

16 comentários:

  1. Olá, confesso que achei a trama um pouco confusa. A história se perde no meio de tanta informação, jogada para o leitor de um modo bem superficial. Mas o livro pode agradar quem está procurando algo rápido e interessante para ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do filme e fiquei bastante interessada em ler o livro, curto muito esse gênero e essa resenha me deixou curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  3. Não fui lá muito com a cara desse livro quando vi, nem do filme. Sei lá, esse negócio todo de traficante e violência...ah não chamou atenção. Legal que o livro possa ter até um lado de humor negro que deixe a história um pouco divertida assim. Mas não sei se iria gostar tanto de ler. Parece um tanto confuso, meio estranho...Não acho que seja muito do meu gosto mesmo =/

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido nesse livro... Parece ser um livro bem pesado, que se trata só de drogas e sexo... Não gosto de humor negro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mah! Não conheço a história, pois não gosto muito de tramas violentas. Apesar de ser uma história bem realista, acho que os palavrões exagerados e humor negro que você mencionou tornam o livro um pouco pesado. Achei a organização do livro bem original, e que bom que o filme é fiel. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola, Ainda não tive a oportunidade de ver esse filme, então não conhecia a história, mas fiquei interessada em ler o livro que parece ter bastante ação, gosto de humor negro , mas não curto muito excesso de palavrões, se tiver oportunidade vou ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro que me desperta interesses, não sou muito fã desse humor negro.
    Acho interessante críticas sociais, e gosto da estrutura da narração. Parece que deixa a história mais fluída.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mah. Eu gosto bastante de filmes e séries sobre drogas, tráfico, cartéis etc, como Narcos que você citou, mas nunca li nada do tipo. Não sei se gostaria, geralmente não curto muito linguagem chula na literatura, mas pode ser só um preconceito meu. Acho que eu daria preferência a ver o filme do que a ler o livro, nesse caso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Mah!
    Apesar de não gostar de filmes e livros com violência, mas o maridão gosta, então, já assisti o filme, mas achei absurdamente pernicioso e a única coisa boa foram as atuações e a crítica social.
    Quanto ao livro, não li ainda e acredito que não lerei.
    Um domingo abençoado na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Oi Mah!
    Já assisti a um pedaço do filme, apesar de não ter terminado já ouvi comentários de que a adaptação é bem fiel ao livro. Esse enredo com drogas, sexo, violência, para mim parece bem parecido com a realidade e isso me chama atenção, pretendo terminar o filme, e se gostar irei ler com certeza.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Conheço o filme, na verdade já tinha ouvido falar da trama, mas nunca assistir, e também já conhecia o livro, mesmo não tido ainda lido alguma resenha. Porém agora vendo do que se trata, achei o desenvolvimento bastante confuso, por esta mudança repentina de narração. Apesar disto vejo que teve alguns momentos que lhe cativou e te prendeu a leitura, principalmente seu desfecho, porém acredito que para mim não vai funcionar, por isto acredito que não irei dar uma chance a obra.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que tinha filme, é um livro que mostra muito nossa realidade com a violência que convivemos. Fiquei me perguntando se o final é confuso, acho que vou querer assistir o filme, quanto ao livro se tiver alguma oportunidade leria.

    ResponderExcluir
  13. A mulher loira na capa me lembrou muito a Katherine Heigl eu adoro o trabalho dessa atriz nunca não sabia que tinha um livro muito menos o filme vou tentar assistir o filme

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mah!!
    Esse livro não é o tipo de leitura que chama minha atenção, então infelizmente deixo passa a indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Assisti o filme há anos atrás e achei interessante. Foi algo diferente do que eu esperava porque a propaganda que estava passando na TV era de que seria mais ou menos um filme de terror. Sério! E quando eu vi que não seria fiquei meio confusa, mesmo sendo medrosa e nem vendo tanto terror assim. Mas eu gostei bastante, foi uma surpresa. E além disso acho a atriz que faz a Ophelia bonita e boa atriz. Já vi esse livro vendendo várias vezes na Bienal por preço de banana, mas nunca comprei. Talvez eu dê uma chance um dia, por saber que o filme foi bem fiel ao livro e eu gostei do filme então é provável que eu goste do livro.

    ResponderExcluir
  16. Quando vi o tema drogas nas resenhas que li, eu falei: esse não é para mim. De acordo com o que li na sua resenha, e o fato de talvez haver um momento ideal pra ler o livro, eu acho que agora não é o que eu procuro ler. Talvez mais pra frente, lendo outras resenhas, eu até me interesse pelo livro e o leia, mas no momento a pilha de livros para ler, e a falta de interesse me impedem de fazê-lo.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.