Um coração maior que o mundo - Christian Figueiredo

Sinopse: Chris é um jovem de hábitos estranhos. Tímido e calado, não possui nenhuma rede social e ama ler os poetas que morreram jovens demais. Seu sonho? Ser escritor e, com a escrita, mudar a vida das pessoas. Morando numa cidade do interior, vê sua vida mudar por completo ao receber uma trágica notícia: sua mãe, Helena, precisa urgente de um transplante. Junto com a família, parte para São Paulo, em busca de um novo coração. Lily é uma garota paulistana que há muito tempo não sente seu coração acelerar. Cansada da vida que leva, nada mais é capaz de despertar seu interesse: roupas caras, seguidores nas redes sociais, amigos da high society e muito menos o curso de cinema que acabou de começar. Tudo parece ter perdido o brilho de uma hora pra outra. Um encontro inesperado, no parapeito de um prédio, mudará para sempre a vida destes dois personagens. (Skoob)
FIGUEIREDO, Christian. Um coração maior que o mundo. Editora Outro Planeta, 2017. 208 p.


Eu não sou fã de Christian Figueiredo, não gosto dos vídeos que ele faz, cheguei a dar uma lida nos livros baseados em sua vida e achei péssimos, mas com o lançamento de Um coração maior que o mundo, seu primeiro livro de ficção, eu precisava verificar qual a qualidade da obra.

Logo na primeira página, fiquei receoso, porque reparei que foi necessário o uso de um Preparador de Texto. Essa profissão se confunde um pouco com a do Revisor de Texto, e elas realmente são muito parecidas, mas o Preparador tem um objetivo mais extenso que o Revisor, uma vez que ele mexe no original, podendo modificar frases, parágrafos ou qualquer outra coisa que seja necessária para que a obra fique coesa e dentro dos preceitos da editora, mas sem alterar o significado e a ideia do autor. O trabalho do revisor é um pouco menos detalhista, uma vez que ele se debruça sobre correções gramaticais e ortográficas.

Bem, Um coração maior que o mundo é um conjunto de vários clichês que você encontra em livros e novelas. O garoto do interior pobre, cuja mãe tem um problema cardíaco, que se apaixona por uma garota rica que surge ao acaso na vida dele, os problemas com o ex-namorado e com a família pedante dela, até a resolução final. Na primeira página, você já sabe como vai acabar o romance e como a mãe dele será salva. Todos os acontecimentos são óbvios, e a narrativa é bem amadora, cheia de frases altruístas e positivas em destaque.

Entretanto, e agora vale você prestar atenção, Um coração maior que o mundo, apesar de sua obviedade, é um livro positivo, cheio de boas intensões, de alto astral, que passa várias mensagens de aprendizado e superação. Tudo bem que todas elas você já conhece, mas sempre é bom ter uma obra que insiste nelas. Por essas qualidades, coloco o livro de Figueiredo naquele lado da estante de livros que indico, principalmente para os leitores mais novos, com menos de catorze anos.

Um coração maior que o mundo é um perfeito exemplo de como se pode escrever algo para um público imenso que não costuma comprar livros e é fã de um youtuber, e que serve, realmente, de porta de entrada para a leitura. Ele não é uma aberração literária como Querido Dane-se, da Kéfera, ou um acidente demográfico cheio de falhas e incoerências como Traços, de Eduardo Cilto. Ambas as obras, com destaque para o livro da Kéfera, deseducam e passam valores péssimos para quem lê. Já Figueiredo, sozinho ou com a ajuda de alguém, conseguiu entregar um texto que educa, que demonstra como podemos ter altruísmo, podemos amar e sermos amados. Como, com estudo e persistência, podemos ter algo e sermos alguém de caráter e com respeito. Só por isso, já vale a compra, independentemente da quantidade de clichês e da escrita simplista.
Carl
Carl

17 comentários:

  1. E legal quando você compara esta obra de youtube, com a dos outros, pois podemos facilmente compreender a que estamos nos referindo. Primeiramente conheço o trabalho desta autor, e apesar de achar que alguns de seus vídeos sejam apelativos, a proposta dele e bacana, e ele realmente ensina muita coisa legal aos jovens, com estas frases clichês. E vejo que exatamente isto que ele aborda em seu novo livro, o que me deixou bastante curiosa, já que a trama me pareceu alegre, divertida, e das quais podemos tirar algumas reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não curto muito livros de youtuber, porem essa comparação que você fez com outros dos livros, em especial com a da Kéfera, parece que esse é bastante diferente, fiquei bem curiosa em conferi isso que foi dito nessa resenha.

    ResponderExcluir
  3. Não sou lá fã do cara e também não em chama nada de atenção aqueles outros livros dele. Mas esse até que achei interessante por ser uma dica boa pra jovens. Mesmo cheio dos clichês e daquelas coisas batidas acho que fica legal de ler se você for mais novo pelas mensagens e coisas que pode passar. Não parece ser uma daquelas histórias que nem valem dar uma olhada. Não sei se iria gostar, mas indicaria fácil pra minha irmã mais nova. Ela que é doida nesses negócios de youtubers, talvez gostasse do livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carl!
    Não sou do tipo que curte YouTuber, mas achei bem bacana a proposta do autor, vou qrer ler e conhecer mais sobre...
    Bks

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos! Nunca li nada de youtubers e acho que esses livros são uma forma de ganhar dinheiro fácil. Mas achei a sinopse do livro bem fofa. Vendo pela sua perspectiva realmente bem melhor um livro que incentive a busca por conhecimento e obras literárias do que "livros" fúteis e insignificantes. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço o trabalho do Christian Figueiredo, então não posso dizer muito...
    Também não curto muito esses livros de Youtubers onde eles querem contar a vida, sendo tão novos.
    Mas um livro de ficção é sempre bem-vindo.
    Acredito que eu não vou fazer esta leitura, mas é bacana saber que com isso ele pode incentivar diversos jovens que o segue.


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola, não conhecia a escrita do Christian Figueiredo, também não sou muito fã de livros de Youtubers, mas gostei da mensagem que o livro passa, apesar de ser clichê e se tiver oportunidade gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro dele, e não gosto desses livros de YouTubers, pois na minha opinião, não tem conteúdo (mas posso estar errada). Mas, será mesmo que ele quis se arriscar como autor, ou é mais imã forma de ganhar dinheiro? Mas, não estou aqui pra julgar o cara, é preciso dá uma chance e conferir o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço os vídeos dele e nem li nada, mas pelo menos esse tem algo bom que passa para o leitor uma positividade e esperança de que tudo vai dar certo, só achei que deveria ser menos previsível é muito bom quando um livro surpreende.

    ResponderExcluir
  10. Olá, achei a premissa da obra bem genérica, sem contar que a caracterização dos personagens parece ser bem superficial, tornando difícil a construção de empatia entre esses e o leitor. Em comparação aos outros livros lançados por youtubers, contudo, esse livro é um primor. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carl!
    Só li um dos primeiros livros dele, e também não gostei, não é realmente uma leitura, foi algo só para passar o tempo mesmo é um pouco divertido. Sobre o da Kéfera (como eu já disse) não li e nem quero, não gosto dela, e já percebi que o livro é péssimo.
    Esse parece ser bem fofo, clichê com cert za, vemos isso logo na sinopse, que bom que o a história consegue passar algumas lições, pro pessoal que acompanha o youtuber será uma boa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Carl!
    Carl!
    Cheguei a ler dois livros dele quando tinha parceria com a Novo Conceito, mas confesso que achei fraco, primeiro pela quantidade de palavrões que a meu ver, para um formador de opinião como ele que é youtuber conhecido, é um grande erro e depois, porque achei tudo bem besteirol...
    Aqui como é uma ficção e passa positividade, pode até valer a pena a leitura, apesar de precisar de uma revisão ou uma preparação melhor nos textos.
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Não costumo ler livros de youtuber, e ainda não assisti nem um vídeo do Christian Figueiredo, não conhecia este livro.
    Acho que por ser um livro com uma história clichê, que já da para saber qual vai ser o final do livro, acabei não me interessando em ler este livro, mas que bom que apesar de ser uma história clichê, é um livro positivo, cheio de boas intensões.

    ResponderExcluir
  14. Achei que esse novo livro do Christian Figueiredo fosse outra Auto biografia dele fiquei surpreso quando eu vi que era um romance e achei bem interessante com a história do protagonista

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carlos!!
    Também não não fã de Christian Figueiredo e muito menos curto muito livros escritos por youtubers. Então infelizmente não fiquei interessada em fazer essa leitura.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  16. Li as 208 páginas em 8h, essa informação por si só basta. Um livro poético que fala sobre a vida e valores essenciais ao ser humano de forma clara e simples associando com poesia de outros escritores e clássicos da música, um livro rico de sensibilidade, amor e paz. Recomendo!

    ResponderExcluir
  17. Já vi alguns vídeos do Christian Figueiredo, mas não achei nada demais. Sei que são vídeos feito para divertir, mas a questão é exatamente essa, eu não me diverti tanto assim. Eu achava sem dúvidas que esse livro era um livro sobre a vida dele também. Apesar de estar escrito romance ali, passou super batido. Acho que a capa poderia ser MUITO diferente, começando com o nome dele estando menor e dando mais destaque ao título. O livro parece bem positivo e divertido, mas não é um livo que tenha chamado minha atenção. Achei legal saber que é um livro que pode ser lido por jovens. Acho que é um diferencial já que a maioria dos livros de youtuber até aonde eu sei são indicados para pessoas com mais de 14 anos e isso levando em consideração a maturidade.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.