Um Verão para Recomeçar - Morgan Matson

Sinopse: Taylor Edwards nunca se sentiu importante, muito menos alguém que se destaca.Além disso, ela tem a estranha mania de fugir quando as coisas ficam meio complicadas. No dia do seu aniversário, Taylor recebe uma terrível notícia: o pai dela está muito doente. Ela até tenta fugir novamente, mas agora sua família precisa de toda ajuda e união possível.
Então eles tomam a seguinte decisão: passar o verão juntos na casa do lago.
Taylor não vai à casa do lago, onde ela e a família passavam o verão, desde que tinha doze anos, e ela definitivamente nunca planejou voltar. No lago Phoenix, ela reencontra sua ex- melhor amiga, Lucy, e Henry Crosby, sua primeira paixão.
De repente, Taylor se vê cercada por lembranças que preferia ter deixado no passado. Apesar do medo e de querer fugir mais do que tudo, a única coisa que resta a ela é ficar com seu pai e enfrentar os dias da melhor maneira possível.
Nesse verão em família, vivendo momentos tristes e felizes ao mesmo tempo, Taylor percebe que ela tem uma segunda chance de refazer laços familiares e até, quem sabe, poder viver um grande amor.
Um verão para recomeçar é um notável romance sobre esperança, amor e superação. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
MATSON, Morgan. Um verão para recomeçar. Editora Novo Conceito, 2017. 352 p.


Todo mundo aqui já deve ter se deparado com um livro que sabia que iria fazer chorar e acabar com o emocional, mas arriscou mesmo assim e o resultado foi exatamente como pensava. Um verão para recomeçar é esse tipo de livro, a sinopse já demonstra que não traz uma leitura fácil, mas fiquei surpresa com a forma como um enredo que tinha tudo para ser clichê conseguiu sair do comum e reinventar as tramas já batidas sobre relacionamentos e perdas. Não sei como explicar, porque apesar de usar de elementos que estão presentes em tantas obras, o livro conseguiu se diferenciar e me conquistar completamente.

O livro é narrado em primeira pessoa por Taylor, uma garota de 17 anos que está prestes a voltar para o lago Phoenix, onde passou todos os verões de sua infância, mas para onde não vai há cinco anos. Embora preferisse não voltar para lá mesmo depois de todo esse tempo, a notícia de que seu pai tem câncer terminal faz toda a família retornar à casa de veraneio para aproveitar, juntos, seus últimos meses de vida. Taylor também gostaria de não reencontrar Henry, seu primeiro amor, e Lucy, sua ex melhor amiga, depois do que fez aos dois no último verão no lago, mas, em um lugar tão pequeno, é claro que ela não terá essa sorte.

"[...] Ao ler as perguntas novamente, percebi que não sabia o que meu pai responderia em nenhuma delas. E ainda que ele estivesse sentado à minha frente, colocando mais calda nas suas panquecas de mirtilo e batendo em sua xícara para que colocassem mais café, percebi - mesmo odiando sabê-lo - que em algum momento, algum momento em breve, ele não estaria mais ali para eu perguntar."

Apesar de a capa sugerir um Young Adult voltado para o romance, resumir o livro dessa forma é restringir demais sua proposta. O romance está lá sim, mas é apenas uma pequena parte de Taylor. O livro é muito mais sobre relacionamentos em geral - com a família, os amigos e também com um possível amor - do que sobre romance, e acho que é isso que o torna tão especial. Foi um choque para mim pensar nas mensagens trazidas pela autora sobre a necessidade de redescobrir constantemente as pessoas com quem convivemos dia após dia, pois assim como a personagem, sei que nem sempre tenho aproveitado momentos preciosos como deveria.

Embora o livro comece a tratar dos assuntos mais pesados de forma sutil, em determinado momento é perceptível o aprofundamento da história, e os temas importantes são mostrados de forma crua, sincera, sem beleza nenhuma. É duro, sim, ver o sofrimento do pai de Taylor pelos olhos dela, mas é realista e necessário. Gostei de acompanhar o amadurecimento da protagonista, que deixou de ser uma garota medrosa e fujona, para estar presente e encarar o inevitável, ainda que doesse. E embora isso não pudesse poupá-la do sofrimento, também trouxe alguns presentes, como a reaproximação com os irmãos, com a mãe e com antigos amigos que tinham sido tão importantes para ela.

"[...] E, apesar das circunstâncias que nos trouxeram ali, não pude deixar de me sentir feliz por esse momento que compartilhávamos juntos, finalmente como uma família."

Eu adoro o verão e, ao ler sobre as lembranças de Taylor naquele lago e os novos fatos que está a construir nesse novo verão, tive uma "sessão nostalgia" para relembrar minhas próprias histórias. Isso porque a trama é tão gostosa de acompanhar, tão simples e intensa ao mesmo tempo, que dá a sensação de que poderia ter acontecido conosco também. Por isso, ainda que haja sim um bom clichê e uma dose extrema de drama, a empatia é tanta para com os personagens que é difícil desgrudar da leitura.

De fato, Um verão para recomeçar traz importantes mensagens sobre valorizar o presente e as pessoas que amamos. É aquele tipo de livro que te deixa com lágrimas nos olhos só de rememorar a trama, mas que você sente que vale a pena ter lido e ter chorado por ele. 

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Olá Ju! Minha família tem uma relação complicada com o câncer pois ele nos tirou alguém muito especial. Ler a resenha e ver a protagonista nessa mesma situação me fez relembrar todo o sofrimento. Esse livro nos traz uma mensagem que aprendi tarde demais, a aproveitar cada momento com a pessoa e ser feliz com as pequenas coisas. Acho que nem preciso dizer que ele já entrou pra minha lista de leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amo esse tipo de leitura, só a resenha já me deixou com água na boca, adorei os personagens, espero mto conseguir ler logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tinha pensado que seria uma história de amor e coisa assim, mais pela capa e título. Mas até que tem outras coisas ali bem mais interessantes. Achei legal o tema de família da trama, como mostra relacionamentos, o sentimento de tempo perdido e as coisas boas que podia ter passado e isso tudo, o clima da história... pode ser bem legal. Deixa uma lição e faz pensar até. Gostei que não seja só um romance, aquela história de amor mais clichê e etc.

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda!

    Essa capa é um amor... Já tinha lido uma resenha sobre este livro, e foi bom ver mais um ponto de vista.
    Gosto quando há esse amadurecimento nos personagens.
    Fiquei muito interessada nessa história; amo histórias que nos tocam e nos ensinam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A princípio, também achei que o livro se tratava apenas de um simples romance, e não que a autora iria abordar um tema como esse, triste...

    Há dois anos o meu pai morreu por causa de um câncer no estômago, e não teve tempo algum para aproveitar os últimos momentos em família, tudo aconteceu de repente. Então, é importante darmos valor a quem a gente ama, aproveitar cada momento, pois não sabemos o que futuro, nos reserva, né?

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Nossa, me surpreendi com sua resenha, já conhecia a sinopse do livro e de fato, imagina somente a parte do romance e bem clichê. Gosto de livros que tratem temas familiares, acho importante, eles passam mensagens que fazem diferença para quem lê.
    Me lembrou um pouco o livro "Mentirosos", e isso já me deu mais vontade de ler.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá, adoro esses livros multi temáticos que exploram bastante a relação do protagonistas com os outros a sua volta. Aqui vejo que a autora quis deixar várias reflexões para o leitor, mostrando que é possível contornar aquele sentimento de perda e seguir em frente, entre outros. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente adoro um bom clichê, aqueles que nos transporta para a estória, e nos envolve com a leitura, principalmente por haver uma boa dose de drama, e muito romance. Acredito que seja uma leitura bastante agradável, por isto estou bastante ansiosa para adquirir esta obra.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse tipo de leitura e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mega emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma historia fofa, por reaproximar a família e amigos, mas por outro lado é bem triste e sofredora, deve deixar o leitor bem sentimental. Fiquei curiosa com o livro por a autora ter conseguido diferenciar mesmo com clichês isso é muito difícil, mas deve ter deixado a leitura mais prazerosa.

    ResponderExcluir
  11. Ola!!
    Adorei a resenha e também adoro um bom clichê, principalmente aqueles que nos faz valorizar o presente e as pessoas que amamos, adoro história de reaproximação da família, mesmo em circunstância dolorosa, quero muito ter a oportunidade de ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  12. Ju!
    Um livro adolescente que envolve ter de enfrentar tantos sentimentos pesados e diversos, deve ser enriquecedor, apesar da grande carga emocional que ele traz e também emoções e sentimentos de perda e amizade.
    Quer dizer que vai dar ressaca literária? Será?
    Deve ser um livro lindo!
    Um final de semana abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  13. Olá! A premissa do livro parece trágica, a relação da protagonista com o pai com câncer, esse clima de despedida... mas do jeito que você colocou parece que tudo é tratado de uma forma mais fácil de digerir. Fiquei curiosa por não se tratar apenas de uma relação romântica, mas sim todo esse resgate do passado, família, amigos etc. Parece uma ótima dica de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gosto de livros com histórias emocionantes, então acabei me interessando em ler este livro, que bom que a história não é clichê e que apesar de ter elementos que estão presentes em diversos livros, o livro se diferencia, e que bom que o livro traz mensagens sobre valorizar quem amamos, gosto deste estilo de livros, então sem dúvidas pretendo ler Um Verão para Recomeçar.

    ResponderExcluir
  15. Este livro tem cara de ser um daqueles bem fofinhas com leitura fácil e fluido vou aderir

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ju!!
    Realmente é um livro que envolve vários temas como a relação com a família, doenças e relacionamentos entre amigos. Sem dúvida é uma livro interessante e bem envolvente.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  17. Quase não vejo mais lançamentos da Novo Conceito. Julgando o livro pela capa realmente parece apenas um romance sem muito drama, mas gostei de saber que é. Gosto de leituras assim que fazem a gente refletir, ter empatia pelos personagens e se emocionar. Gostei de saber que o livro vai abordando os assuntos pesados de forma mais sútil, até chegar no momento da situação. O livro tem vários elementos que me chamam a atenção em um livro. Ah, eu adoro livros narrados em primeira pessoa, me sinto mais perto dos personagens e por isso adoro ler os quotes aqui, pois me dá um gostinho do que eu vou encontrar durante a leitura.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro, estou por fora dos lançamentos da Novo Conceito. Achei a trama, aparentemente, bem delicada e tocante, ideal para aqueles dias de leitura preguiçosa. A protagonista me causou identificação já na sua resenha e me deixou bem curioso em relação ao livro.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.