Os 27 Crushes de Molly - Becky Albertalli

Sinopse: Molly já viveu muitas paixões, mas só dentro de sua cabeça. E foi assim que, aos dezessete anos, a menina acumulou vinte e seis crushes. Embora sua irmã gêmea, Cassie, viva dizendo que ela precisa ser mais corajosa, Molly não consegue suportar a possibilidade de levar um fora. Então age com muito cuidado. Como ela diz, garotas gordas sempre têm que ser cautelosas.
Tudo muda quando Cassie começa a namorar Mina, e Molly pela primeira vez tem que lidar com uma solidão implacável e sentimentos muito conflitantes. Por sorte, um dos melhores amigos de Mina é um garoto hipster, fofo e lindo, o vigésimo sétimo crush perfeito e talvez até um futuro namorado. Se Molly finalmente se arriscar e se envolver com ele, pode dar seu primeiro beijo e ainda se reaproximar da irmã.
Só tem um problema, que atende pelo nome de Reid Wertheim, o garoto com quem Molly trabalha. Ele é meio esquisito. Ele gosta de Tolkien. Ele vai a feiras medievais. Ele usa tênis brancos ridículos. Molly jamais, em hipótese alguma, se apaixonaria por ele. Certo?
Em Os 27 Crushes de Molly, a perspicácia, a delicadeza e o senso de humor de Becky Albertalli nos conquistam mais uma vez, em uma história sobre amizade, amadurecimento e, claro, aquele friozinho na barriga que só um crush pode provocar. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
ALBERTALLI, Becky. Os 27 crushes de Molly. Editora Intrínseca, 2017. 320 p.


Simon vs. a agenda homo sapiens, de Becky Albertalli, foi bastante comentado na época de seu lançamento. Por algum motivo desconhecido, não tive tanta curiosidade de ler o livro e a resenha aqui do blog foi feita por outra pessoa. Mas algo me fisgou em Os 27 crushes de Molly; estava procurando algo leve para ler e peguei o livro sem expectativas e, quando percebi, estava completamente derretida pela fofura extrema criada pela autora. Minha conclusão sobre o livro foi: é muito amor em uma história só.

O livro conta a história de Molly, uma adolescente fora dos padrões de beleza que já teve muitos crushes na vida, mas nunca beijou ninguém. Também nunca levou um fora, mas talvez só porque todos os seus crushes só tenham existido na sua imaginação. O problema é que quando sua irmã gêmea - que é fisicamente o oposto de Molly - começa a namorar, ela se sente sozinha como nunca e tem a impressão de que nunca terá alguém que goste dela.

"[...] passo muito tempo pensando em amor e beijos e namorados e todas as outras coisas para as quais as feministas não tinham que dar muita bola. E eu sou feminista. Mas não sei. Tenho dezessete anos e só quero saber como é beijar alguém."

É bom deixar claro que o livro não tem uma história surpreendente nem traz um contexto fantástico. Trata-se, na verdade, de uma trama adolescente sobre descobrir seu espaço no mundo e sobre como se relacionar com os outros. Becky criou para Molly um enredo bem simples, que começou tranquilo e quase sem graça, mas que, com o passar das páginas, ganhou forma e conquistou minha atenção. Fiquei tão envolvida nas sensações da protagonista, a ponto de sentir meu coração acompanhar o dela, que li tudo em dois dias. Acho mágico quando um autor consegue nos fazer sentir junto com o livro, e foi nesse aspecto que Os 27 crushes de Molly me ganhou.

Molly é uma personagem doce e acompanhar a história por seu ponto de vista foi bastante agradável. Como toda adolescente, ela tem problemas e inseguranças, mas não faz disso a única questão de sua vida nem se debulha em reclamações. Ela mostra que tem consciência de sua realidade e faz de tudo para se aceitar, mesmo nos momentos em que isso se torna difícil. O mais relevante nisso tudo, porém, foi que a autora conseguiu mostrar uma personagem que não se resume a seu aspecto físico: ela é inteligente, é gentil, é otimista, habilidosa e criativa - e muito, muito fofa, quase tanto quanto minha queridinha Lara Jean, de Para todos os garotos que já amei.

"Não consigo nem imaginar como deve ser. Deixar de estar apaixonada. Se tornar uma estranha para alguém que você já amou um dia."

Essa fofura toda dá um toque de utopia ao livro, devo dizer. A trama trata muito sobre aceitação, de todas as formas - seja no que toca à cor da pele, ao peso ou a opção sexual -, e chega a ser um pouco idealizado o modo como tudo se resolve no final. Mesmo assim, o enredo traz uma mensagem de esperança, e acho isso importante, já que tenho certeza de que muitos leitores tendem a se identificar com os personagens. Eu mesma consegui me ver um pouco em vários personagens, e foi ótimo encontrar um desfecho cheio de expectativas sobre coisas melhores por vir.

Os relacionamentos também são bem trabalhados, tanto em relação aos familiares quanto às amizades. E também os crushes, obviamente. Não vou citar quem foi o vigésimo sétimo crush para não tirar a graça de quem ler, mas a leveza com que esse relacionamento se desenvolve facilmente apaixonará qualquer um que decidir conhecer o livro.

Os 27 crushes de Molly, como já comentei, não é um livro genial ou inovador, mas tem tantas coisas boas em suas linhas que é difícil não terminar a leitura com aquele sorrisinho apaixonado no rosto. É muita fofura em uma trama só, e quem leu Simon ainda ganha de brinde uma breve aparição de alguns personagens da primeira obra da autora.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

25 comentários:

  1. Oi Ju!
    Confesso que quando lançou eu li a sinopse e não me interessei pela história, depois acompanhando as resenhas dle eu fiquei doida pra ler, só comentários positivos dle então foi direto pra listinha, sendo uma leitura fofa eu espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei Simon vs. a agenda homo sapiens e, assim que vi esse novo livro dela, fiquei doida para ler esse. Com certeza parece uma daquelas histórias simples que ganha pela fofura - eu senti o mesmo em Simon. Mal posso esperar para ler. E descobrir quem é o vigésimo sete crush de Molly.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju!!
    Ainda não conheço a escrita da Becky Albertalli, mas já li muitos elogias para esse livro e gostaria muito de ler, gosto de livros de trama adolescente com seus problemas e inseguranças e gostei muito de saber que a Molly lida muito bem com tudo isso, fiquei curiosa em saber quem vai ser o vigésimo sétimo crush da Molly!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju
    Eu também gostei da leitura, é um enredo muito gostoso de ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura gostosa e agradável, achei muito legal a protagonista ser diferente referente aos padrões de beleza, não ser mais do mesmo. E a personagem deve cativar o leitor com seu jeito, fiquei curiosa com todos esses crushes dela rs.

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Acredito que o livro é de fácil identificação para os leitores, pois como falou, quem nunca passou pelo que ela passou aos 17 anos: dúvidas, receios e medos... e ainda tem a família, né?
    Achei o enredo um amorzinho e fiquei bem curiosa pela leitura.
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Tenho namorado este livro desde que o vi pela primeira vez. Sei que não é assim um Best, mas sei também que é de realidade que se faz um bom enredo e por tudo que li até agora,essa história é muito real.
    Seja pela aceitação, reprovas e claro, amores que todos nós vivemos que se constrói uma vida inteira.
    De vez em sempre é preciso sair da densidade de uma leitura e se jogar em algo leve e despretensioso.
    Já está na lista de leitura!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. quero muito ler esse livro e amo livros amorzinhos, adoro terminar o livro com um sorrisinho de apaixonada hahaha, fiquei muito curiosa para saber quem é o vigésimo Crush de Molly, gostei muito que este livro trata de aceitação, insegurança, e tudo o que uma adolescente/um adolescente passa, lembrei de Lara Jean mesmo hahaha se molly for tão fofa quanto Lara Jean sei que já vou amar o livro !!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito um trama fofa adolescente, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OI Ju.
    Esse livro parece ser muito fofo!
    Ainda não li nada da autora, mas seus dois livros estão na minha lista de desejados.
    Os 27 crushes da Molly tem uma trama bem simples e despretensiosa, bem típico de adolescentes, mas adoro histórias assim. Além de parecer ser uma leitoura bem gostosa, ainda passa mensagens sobre aceitação em todas as suas formas =)
    Fiquei mega curiosa para saber quem é o 27º crush dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro da Becky Albertalli. Já ouvi falar bem do livro Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens e até vai virar filme, né? Mas não tenho tanta vontade assim de ler. Acho que essa trama adolescente é legal tanto pra quem está vivendo no momento quanto pra quem já viveu, pois passa uma sensação de nostalgia. Imagino que seja fácil se identificar com a Molly e com seus receios. Também acho legal essa ideia da personagem ter uma irmã gêmea e fico na torcida para que as duas melhorem o relacionamento delas durante o livro. Parece ser uma leitura bem rápida e divertida, mas que ainda assim mostra algumas coisas importantes apesar de ter um desfecho esperançoso (o que não é ruim pra mim). Acho que o nome do livro caiu como uma luva aqui no Brasil já que a palavra "crush" se tornou praticamente uma moda e a capa é bem fofinha.

    ResponderExcluir
  12. Após ter lido o livro do Simon logo fiquei ansiosa para ler este novo lançamento da autora, principalmente por haver a aparição desse personagem. No entanto esses relacionamentos existentes na vida da personagem e o que me chamou a atenção, principalmente o ultimo, que vai ser algo envolvente, e cativante, deixando um sorriso bobo no rosto do leitor. Quero muito adquirir esse livro.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju :)
    Já conheço um pouco da história do livro e também estou doida para tê-lo em mãos para ler. O fato da protagonista ser gorda e isso ficar bem claro na história foi um ponto que eu gostei, porque ela sei bem o que é isso, e não vou mentir, mesmo, hoje, sabendo que não devemos se importar com isso, a um tempo eu sofria mto, então talvez entenda um pouco sobre o que a Molly passa. Pretendo ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi,gosto de livros como esse,que são leves,mas ao mesmo tempo mostra os conflitos típicos dessa idade.
    Sem contar que a Molly é bem diferente das personagens perfeitinhas que existem aos montes em várias histórias juvenis.
    E que são problemáticas sem motivo algum.
    Enfim,fiquei curiosa em conhecer essa história. :)

    ResponderExcluir
  15. ME PARECE SER UMA.LEITURA DE UM TEMA ATUAL,SÓ POR ISSO JÁ ME INTERESSEI,A RESENHA ESTÁ SUPER BEM FEITA,DEIXOU UM GOSTINHO DE QUERO MAIS

    ResponderExcluir
  16. Eu li Simon ano passado e foi só amor pela historia ♥
    A escrita da autora é envolvente, então assim que saiu este livro já inclui ele na lista de desejados. Apesar da historia ser algo que deva ser tratado de forma leve, deve nos prender do inicio ao fim, pois já vivemos nossa época de sonhar com os crushs. Adorei a resenha e espero poder conferir ele em breve.

    ResponderExcluir
  17. Depois de ler essa resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro.
    Com certeza vai para a minha lista de compras.

    Gabriela Nascif
    nascifgabi@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Não tive interesse por Simon... mas assistindo o trailer acho que devia ter lido. Com Os 27 crushes de Molly está sendo a mesma coisa, pela sinopse não me desperta curiosidade mas pelas resenhas estou ficando muito interessada.
    Patricia Queiroz

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, toda vez que vejo esse livro fico em duvida se levo ou não. Em uma dessas perdi um super desconto rsrs
    Gostei da história, em geral eu gosto de ler esses livros mais leves mas não menos interessante. Claro que é sempre bom ler um livro que te surpreenda e que te faça refletir por horas, mas quem não gosta de ler e tirar boas risadas em uma leitura leve e mesmo assim com temas interessantes. Curiosa pra saber quem é o 27 crush rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. oi,ainda não conheço a escrita da Becky Albertalli mas confesso que a sinopse foi bem interessante e está na minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  21. Que legal!
    Eu pensei que fosse mais banal.
    Mas achei bem foofinho, daqueles livros adolescentes que sempre nos faz refletir mais sobre a vida, os padrões que a sociedade tenta nos impor, a mudanças e transformações da idade, etc.
    Fiquei com muita vontade de lê-lo agora!
    bjss

    ResponderExcluir
  22. oi!
    Estou louca para ler esse livro, a primeira coisa que me fez interessar por ele foi a capa que me lembrou bastante da Rae Earl, personagem da série my mad fat diary que eu amo muito.
    Depois que li a sinopse gostei mais ainda, achei bem fofo do jeito que eu gosto. Nunca li nada da autora, mas estou com vontade de conhecer atraves deste livro.
    amei a resenha.

    ResponderExcluir
  23. Oi Ju,
    Estou doida para ler esse livro e outro da autora!
    Adorei a premissa, e realmente parece ser muito amor e com uma bela mensagem.
    Já gostei da protagonista e essa história dos crushes, pq quem nunca né? HAHAHAHA
    E adoro quando os autores exploram relacionamento familiar.

    Eu amo essa capa, acho lindona!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu já li varias resenha desse blog, sei que a trama é muito envolvente e interessante, ainda mas com uma personagem super carismática, e ela me lembra muito uma amiga minha. Já anotei na listinha de leitura!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.