A mulher na janela - A.J. Finn

Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo (muito) vinho, assistindo a filmes antigos, conversando com estranhos na internet e... espionando os vizinhos. Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada e faz seu mundo – e seus segredos chocantes – começar a ruir. Mas será que o que testemunhou aconteceu mesmo? O que é realidade? O que é imaginação? Existe realmente alguém em perigo? E quem está no controle? Neste thriller diabolicamente viciante, ninguém – e nada – é o que parece. "A Mulher Na Janela" é um suspense psicológico engenhoso e comovente que remete ao melhor de Hitchcock.

Livro recebido em parceria com a Editora
FINN, A.J. A mulher na janela. Arqueiro, 2018. 352 p.


Anna Fox é uma psicóloga que vive reclusa em sua casa devido a uma doença chamada agorafobia. A doença se desenvolveu após um grande trauma sofrido pela protagonista e já faz mais de 10 meses que ela não sai de casa. Seu marido e sua filha por algum motivo que não é explicado no começo, não moram com ela, eles só conversam por telefone, quase que diariamente. Ela passa os dias bebendo muito vinho, vendo filmes antigos e observando seus vizinhos através das janelas com o auxilio de sua câmera.

Para uma dessas casas que Anna observa, mudou-se há pouco tempo a família Russell, uma família estranha, composta por um casal e seu filho. Alistair é o pai, é um homem que se mostra agressivo e controlador. Jane, a mãe, parece ter vários segredos e Ethan, que é um garoto triste e parece estar sempre infeliz com a sua vida, com os seus pais.

Certa noite, Anna ouve um grito vindo da casa dos Russell e corre para saber o que pode ter acontecido. Ao olhar pela janela, ela se depara com a imagem de Jane sangrando, com uma ferida em seu peito. Anna imediatamente liga para a polícia e corre para tentar salvar Jane, mas desmaia no caminho e só acorda no hospital. Lá, ela é informada de que Jane está bem, nunca foi ferida. Como saber se ela viu ou não a mulher sendo morta? 


Tenho lido muita coisa boa ultimamente, mas creio que este livro foi um dos melhores livros que li esse ano. A história é envolvente e os personagens são muito bem trabalhados, principalmente a protagonista e, para fechar, nos deparamos com vários mistérios que me deixaram de queixo caído.

O livro é narrado em primeira pessoa por Anna, que não é uma personagem muito confiável, e eu gosto disso. Geralmente rende boas histórias, pois fazem o leitor criar várias hipóteses e na maior parte das vezes, não chega nem perto do que realmente é. Neste caso, não foi diferente, durante todo o livro não conseguia ter certeza se ela tinha visto ou não sua vizinha sendo assassinada, me deixando cada vez mais curiosa para saber a verdade.

Ela passava os dias bebendo litros e mais litros de vinho, e acabava misturando com os medicamentos que tomava para tratar sua doença. Com isso, era muito provável que tivesse alucinações, fazendo com que a polícia não desse a devida atenção para sua história. Durante toda a leitura senti vontade de entrar no livro e falar: - Moça, por favor, para de misturar vinho com os remédios! Você vai acabar se matando!

"– Você não acha que está sendo um pouquinho paranoica?
Antes que ele possa dizer mais alguma coisa, disparo:
– Não é paranoia se está realmente acontecendo."

A narrativa do autor é incrível, foi capaz de prender o leitor até o fim, é uma leitura de tirar o fôlego de qualquer um. Os capítulos são curtinhos e alguns deles são flashbacks, que explicam o motivo pelo qual Anna não sai mais de casa e por que sua família não mora com ela. Com esse formato, tudo ficou muito bem explicado e tornou a leitura ainda mais envolvente.

Posso dizer que o final foi fantástico, creio que poucas pessoas descobrem o que está por vir. O autor não deixou as revelações só para o final, em diversos momentos da história havia aquele trecho que dava um gostinho do que estava por vir, mas ainda assim, não consegui adivinhar até o autor contar todo o mistério... São tantas reviravoltas! Quando não achava que tinha mais para onde ir, o autor brincou um pouco mais, levando a história para outro caminho. Foi realmente um livro surpreendente até o final. Se você não costuma ler thrillers, comece por esse, você não vai mais querer largar esse gênero, e se você já lê, divirta-se!
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

12 comentários:

  1. Oi, Thuanne.

    Por o livro ser uma mistura de delírio (talvez) e realidade, fica difícil para a Anna distinguir e acreditar em suas próprias nuances, e convencer as outras pessoas é que é o mais difícil. Afinal, a sua mentalidade está posta em jogo.

    E por ele lembrar ler "A Garota No Trem", eu espero me surpreender!

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, ainda não li esse livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Thuanne
    Eu estou lendo esse livro e é bem como a tua resenha diz, um thriller instigante, quando estou lendo fico furiosa se sou interrompida kkkk.
    Mas falando do livro, Anna é uma mulher problemática, vive presa dentro de casa, por conta de uma doença psicológica,passa as horas bebendo vinho,tomando seus remédios!!!e observando os vizinhos...ah ela também assiste filmes antigos e conversa na internet, ajudando pessoas problemáticas como ela. O interessante é que ela é uma mulher comum ,com celulites, acima do peso, tem seus dias ruins como todas nós. ..mas estou muito curiosa, e imagino pra onde esse livro vai, o que irrita é o "ex marido" apesar de que acho que é tudo invenção da cabeça dela...

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito um thrillers e cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Depois de Rio Vermelho, este é meu livro mais desejado e não vejo a hora de poder ler ele.
    Anna não traz só a doença com ela, mas também todo o peso de uma vida não vivida. E nesse mundinho que a gente se pega a observando, vendo seus medos, sentindo suas frustrações e agora sem saber o que é real ou não é.
    Adoro um bom livro que mexe com nosso psicológico e este parece ser na medida exata!
    Espero poder ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou curiosa para ler, já li umas três resenhas e cada uma fala uma coisa rs vou precisar ler!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  7. Oi Thuanne!
    Esse livro tem mexido com minha curiosidade viu, o enredo parece ter agradado mtos leitores por aí e eu pretendo em breve conhecer a escrita tbm que parece ser boa, gosto mto do tema desenvolvido pela autora.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse gênero e quero muito ler esse livro, que intrigante deve mexer muito com a mente do leitor a questão da personagem ter visto mesmo o que aconteceu com a vizinha ou se é fruto da sua imaginação, confesso que fiquei curiosa em saber rs. A leitura deve ser bem envolvente e deixar o leitor ansioso por respostas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Thuanne
    Maravilhoso ler sua opinião... Eu estava interessada no livro pelo burburinho que ele fez, mas até então tinha poucas informações do que se tratava a história, não esperava que minha curiosidade se tornasse tão aguçada, não só sobre o mistério, mas também em descobrir como uma mulher que tinha toda uma vida chegou nesse ponto! Sem dúvidas será uma ótima leitura.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Thuane!
    Amo thrillers psicológicos também, são instigantes e nos colocam para pensar.
    Bom ver que o autor resgatou um pouco do suspense tenebroso dos livros dos anos 50, deve ser muito boa a leitura e a protagonista enfrentar seus traumas do passado, deixando a dúvida se é ou não real o que vê, porque é alcoolatra, deve trazer grande suspense.
    Bom domingo!
    “Violência gera violência, os fracos julgam e condenam, porém os fortes perdoam e compreendem.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro promete ein! Só de querer saber se é real ou se trata de alucinações a protagonista já me deixa morrendo de curiosidade de ler. Achei parecido com Caixa de Pássaros, o qual gostei muitoo!

    ResponderExcluir
  12. Aii adorei a resenha, e tô muitooooo curiosa para ler esse livro!
    Geeeente, o que será que é esse mistério todo que envolve a Anna?! Será que o que ela vê através da janela é o motivo de sua agorafobia? Tô muito curiosa mesmo!!!
    Preciso dele pra agora!
    bjssss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.