Apenas uma garota - Meredith Russo

Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino. Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata o processo de transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada em suas próprias experiências. Enquanto traz à tona questões difíceis como dilemas existenciais, preconceito e bullying, o livro também fala de forma esperançosa e leve sobre amizade, descobertas e autoaceitação. (Skoob)
RUSSO, Meredith. Apenas uma garota. Intrínseca, 2017. 240 p.


Amanda não era um menino, nunca foi (vamos deixar isso claro), antes ela tinha um corpo e um nome de menino, mas ela nunca foi de fato um. Desde que se entende, Amanda sabe que que ela não é um garoto, e, quando chega na puberdade, ela tem essa certeza. E tudo o que menos quer é viver num corpo que não é seu, presa, sufocada, assim Amanda decide dar um fim ao seu sofrimento, a sua vida.

Mas ela não chega ao fim.

"(...) algo precisava mudar. Porque eu tinha mudado."

Queria fazer uma resenha bonitinha e linear, entretanto o próprio livro não segue uma linha temporal  definida - quase sempre no presente, mas, às vezes, alguns anos antes: antes de Amanda sobreviver a sua tentativa de suicido, antes da sua mãe descobrir qual era o seu real gênero e aceitá-la desse jeito, antes da cirurgia que tornou Amanda a garota que ela é.

Dona de um novo nome oficialmente, Amanda vai morar com o pai numa cidadezinha do interior, onde ninguém a conhece, ninguém sabe que antes ela era Andrew, e tudo o que ela menos quer é se envolver com alguém, mas...

"Talvez ele tivesse razão, mas o que eu merecia e o que podia esperar da vida eram duas coisas bem diferentes."

Ok, todo mundo sabe o que acontece: garota encontra garoto, se apaixona, esconde segredo, tudo vem a tona e... final aberto. O livro terminou com um final aberto, mas transmitiu a mensagem que queria, a história que pretendia. E a história não é sobre Amanda e Grant, é apenas sobre Amanda, apenas sobre uma garota, uma garota trans que precisa se amar, que merece ser amada, e não necessita da aprovação de ninguém.

Amanda é uma garota, apenas uma garota, independente do sexo que nasceu, do gênero que lhe foi designado. Ela é uma garota, apenas isso. Mesmo que muitos não vejam, se recusem a admitir, nada vai mudar isso.

"Concluí que as pessoas que diziam que Deus não me amava, que diziam que não havia lugar na Terra para mim, estavam erradas. Deus queria que eu vivesse, e esse era o único jeito que eu sabia sobreviver, então era essa a vontade Dele. Era essa a minha vontade. Eu escolhera viver e, ao que parecia, enfim estava fazendo isso."

Apenas uma garota não foi o primeiro livro com protagonista trans que eu li (Todos, nenhum, simplesmente humano; e George), mas, diferentes dos outros, esse não falou sobre se aceitar e contar aos outros sobre isso. Sim, tem isso, todavia é diferente.

Amanda sabe quem é, ela nunca teve dúvidas quanto a isso, mas...  é algo que só se entende lendo, porque a história é contada de forma tão surpreendente que você sente algo na garganta como se fosse a protagonista, você sente o sofrimento dela para ser aceita como realmente é e como é difícil para as pessoas fazerem isso, entenderem isso: que Amanda é apenas uma garota.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

13 comentários:

  1. Oi, Bela.

    Mesmo com certo receio em relação ao seu segredo, acredito que nessa nova cidade, a Amanda pôde de fato começar uma nova vida, criar novos vínculos.

    Onde terá a oportunidade de ser quem é.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bela!
    Não conhecia o livro ainda, gostei bastante da sinopse espero ler me breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um livro que eu gostaria de ler,independente de ter final feliz ou não é bom você sentir nas palavras escritas do livro a emoção do personagem ao estar em um corpo que ele não se sente bem.
    vou colocar na minha wishlist

    ResponderExcluir
  4. Como não conhecia o livro, de cara já fiquei encantada com a capa. Daí vem a resenha e eu nem fazia ideia do que seria e me surpreendi muito.
    Acredito que todo esse assunto em alta desde os últimos tempos, sempre seja válido pegar histórias assim, que possam nos alertar e abrir nossos olhos à aceitação e respeito!
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Bela,
    Ao contrário de você nunca li nenhum livro sobre o tema, e confesso que sei bem pouco sobre ele, me interessei bastante pelo livro por isso, principalmente por tratar mais da protagonista, de como ela se aceita e sabe exatamente o que é, do que do romance (que eu gosto, mas acho que no caso outros pontos merecem mais destaque). Fiquei mais interessada em saber que a autora trouxe um pouco de si para a história ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É um livro com uma temática bem forte, creio que deveria ser lido principalmente pelos adolescentes, muitos passam por tantos problemas por não respeitarem a si e aos outros, acho que uma história assim de "luta" é Boa para faze-los refletir.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nenhum livro com personagens trans, mas esse parece mesmo ter uma pegada diferente. Fiquei bem curiosa pra saber como a autora trabalhou a temática de apenas uma garota no meio da narrativa. Parece ser um livro bem inspirador.

    ResponderExcluir
  8. Bela!
    A mudança de sexo é algo que está em alta e os livros que abordam o assunto de forma que o leitor consiga entender as dificuldades, o preconceito e toda a transformação, deve mesmo ser um livro ótimo de se fazer a leitura.
    E acredito que um final aberto, seja até compreensível...
    Desejo uma ótima semaninha!
    "De vez em quando eu não sei o que fazer comigo mesmo e com o meu gênio. É um saco estar sorrindo e dois minutos depois chorando." (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não é um livro que desperte meu interesse, mas o assunto está em alta, e se Amanda conseguir ajudar as pessoas a entenderem o que sentem já vale , e sobre o final aberto acho que foi pra mostrar que o importante é a trajetória da personagem e não o fim.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler algum livro de personagens trans, é interessante saber mais sobre o assunto, como a pessoa se sente estando em um corpo diferente, achei uma pena o final ser aberto não gosto. A personagem é bem decidida e sabe quem é independente do corpo em que nasceu.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Ainda não li nenhum livro com protagonista trans, esse parece ser ótimo, essa resenha me deixou bastante curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa, pelo visto a história é bastante forte.. Também nunca li um livro transsexuais, acho esse um bom livro para se começar, ainda mais que vem com o tema do suicídio o que me interessa bastante.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas parece ser bem sensível e complexo.
    Falar sobre transsexualidade e demais assuntos sobre sexualidade é sempre complicado e profundo, gosto de ler, mas nem sempre entendo tudo.
    Anotado aqui!
    Quando der, vou querer pelo menos tentar ler, sim.
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.