Batman: Criaturas da Noite - Marie Lu

Sinopse: As criaturas da noite estão caçando a elite de Gotham. Bruce Wayne é o seu novo alvo.Bruce Wayne está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, além do controle das indústrias Wayne. No entanto, no dia do seu aniversário, ele faz uma escolha impulsiva e é condenado a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade. Lá ele conhece Madeleine, integrante das Criaturas da Noite, um grupo radical que deseja acabar com a elite de Gotham. Até então, a moça se recusava a confessar seus crimes ou informar à polícia os futuros ataques que planejavam, mas ela resolve se abrir para Bruce Wayne, dando início a um perigoso jogo de sedução e inteligência.Será que o jovem Wayne vai conseguir convencê-la a revelar todos os seus segredos ou ela está apenas manipulando-o para arruinar Gotham? Enquanto o golpe final das Criaturas da Noite se aproxima, Bruce percebe que não é tão diferente de Madeleine. E, mesmo longe de se tornar o Cavaleiro das Trevas, precisará provar que está preparado para deter uma das maiores ameaças que Gotham já presenciou. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
LU, Marie. Batman: Criaturas da Noite. Editora Arqueiro, 2018. 256 p.


Batman: Criaturas da Noite é o segundo volume da série Lendas da DC, escrito pela autora Marie Lu, publicado pela Editora Arqueiro. O primeiro livro foi Mulher Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra, escrito pela autora Leigh Bardugo e você pode conferir a resenha clicando aqui

Bruce Wayne é um jovem órfão de 18 anos, ele perdeu seus pais quando ainda era um garoto e por ter sido testemunha de suas mortes, levou consigo o sentimento de impotência ante a violência que assalta a cidade de Gotham. Ele é herdeiro de um império bilionário e em sua festa de aniversário, que também é evento beneficente, discute com um de seus antigos amigos e resolve sair da festa para colocar sua cabeça no lugar. 

Quando está chegando a sua casa, Bruce encontra em seu caminho um cerco policial e resolve averiguar o que está acontecendo. A polícia está tentando prender um dos integrantes do grupo extremistas Criaturas da Noite, que é conhecido por cometer assassinatos contra pessoas influentes da cidade e usurpar de seus respectivos dinheiros. 

“Teria ele direito de sentir tristeza, com tudo que tinha?” 

Bruce desobedece a lei e acaba envolvido em uma perseguição policial, onde ele joga seu carro contra o do assassino e apesar de ter sido esse um ato heroico de sua parte, já que nenhum outro policial conseguiria alcançar o fugitivo com um simples carro, ele acaba sendo condenado a prestar serviço comunitário no asilo de Arkhan, que é um hospital psiquiátrico onde vivem os criminosos mais perigoso e desequilibrados da cidade. 

Em Arkhan, Bruce conhece a enigmática Madeleine, uma jovem que já foi condenada diversas vezes por assassinato e que pertence ao grupo Criaturas da Noite, ela foi presa recentemente pela polícia, mas insiste em não cooperar. Todavia, quando Bruce entra em cena, a polícia ver ali uma oportunidade de saber o que a garota está escondendo, mas essa relação tem tudo para dar errado e pode destruir tudo o que eles acreditavam e questionar tudo o que imaginam saber. 

Batman: Criaturas da Noite é um livro eletrizante, que me prendeu a história do início ao fim, tenho algumas ressalvas a respeito da escrita da autora, mas nada que tivesse diminuído o impacto que essa leitura teve em mim. 

Bruce é um jovem solitário, que perdeu seus pais cedo e de uma maneira bem trágica, é perceptível no decorrer do livro o quanto ele sofreu e ainda sofre essa perda. Apesar de ter alguns amigos verdadeiros, como o Alfred, que também é seu guardião, ele demostra ser um jovem que não consegue preencher o vazio que encontra dentro de si e isso é quase tão grande quanto o seu senso de justiça. 

"Gotham estava destruída em muitos sentidos, mas não era irreparável. Ele encontraria uma forma de recuperá-la. Era esse o manto que ele havia herdado" 

Um ponto que me incomodou bastante nesse livro, foi o fato de que eu não conseguia ver Bruce o como o Batman tanto quanto eu gostaria, em alguns momentos ele realmente tinha algumas características que me lembram o Batman, mas, na maioria do tempo, ele era apenas um jovem, com um imenso senso de justiça, uma alma rebelde e uma história familiar trágica. 

Todavia, apesar disso, eu me vi presa à história, ansiosa para saber o que aconteceria a seguir e qual seria o destino dos personagens. Um ponto positivo na escrita da autora, é o fato de que ela não perde tempo com excesso de detalhes e assuntos desnecessários. No entanto, acho que por causa desse ponto, senti que algumas coisas deveriam ter sido melhor trabalhadas, um exemplo disso são os personagens secundários, que ao meu ver, deveriam ter tido um melhor destaque. 

Eu não posso opinar muito a respeito da edição, pois fiz a leitura pelo e-book disponibilizado pela editora. A Arqueiro manteve as capas originais, o que eu adoro, pois é uma mais bonita que a outra, a cada novo começo de capítulo, temos o símbolo do Batman, na edição digital eu encontrei alguns pequenos erros, mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da leitura. 

"Posso ter sido jovem demais para salvar os meus pais, mas agora sou capaz de fazer justiça. Posso impedir outras mortes antes que as Criaturas da Noite voltem a atacar. Não serei a próxima vítima deles." 

Batman: Criaturas da Noite não é um livro complexo, muito pelo contrário, ele é uma leitura rápida e fácil, que apesar de não ter sido tão única como a história da Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra, ganhou meu coração da sua forma e me deixou ansiosa pelo próximo livro, que contará a história da Mulher-Gato, escrito pela autora Sarah J. Maas.


Maah
Maah

14 comentários:

  1. Oi, Marlene.

    Após esse grande trauma de infância, e apesar dele não se conformar (obviamente) com tal acontecimento, acho que o Bruce não perdeu totalmente a essência e nem deixou se ver como um vilão, bem como não deixo de ajudar as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. É interessante saber como o Batman começou essa fase da vida dele, dá para entendê-lo não é fácil perder os pais, ainda mais da forma como aconteceu. Só achei estranho o personagem não se parecer com o Batman, parece que não lembrou ele deve ter ficado meio artificial então, mas gostaria de ler adoro ação e a leitura parece que ficou ágil.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marlene!
    Desde que acompanhei resenha do livro da Mulher Maravilha tenho interesse em ler os liros, e com o Batman não foi diferente viu, adro filmes dles e os desenhos tbm, espero ter uma chance de ler os livros e conhecer melhor a história de ambos.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Muito bom saber que o livro é fácil de ler, eu só conheço Batman dos quadrinhos,e sempre achei um personagem muito intenso e dramático, perturbado pela dor de perder os pais e com um senso de justiça muito forte. Eu também gosto de personagens secundários mais estruturados. Ao contrário de vc eu gosto de muitos detalhes. .não sei se leria esse livro, não é meu estilo preferido, mas como não nunca digo nunca,quem sabe, gostei da resenha,bem esclarecedora!

    ResponderExcluir
  5. Te falar que Bruce nunca me agradou, você acredita?? Tá, eu vejo Gotham, mas vejo com a esperança de que ele se redima e deixe de ser o garoto mimado e cruel que está se tornando. Então, mesmo depois de tendo visto ou lido muita coisa a respeito da vida do super-herói, ele ainda não me agrada.rs
    É meio que relação de "não te suporto,mas te engulo.".
    Ainda não li nenhum dos dois livros, mas talvez acabe dando uma chance em algum momento!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Elogios certamente não faltam para essa série de releituras dos herois da DC Comics. Aumenta ainda mais minha vontade de ler.
    Essa sensação de deixar de ver o Batman e ver apenas o Bruce, acaba sendo normal. Até porque, até onde sei, a história que está a ser interpretada nesse livro é do ainda jovem Bruce. O jovem Bruce pouco tem de características do dito cujo Batman. É a história do Bruce em uma fase de amadurecimento. Tenho essa mesma sensação ao assistir Gotham. O menino é o futuro Batman, mas não consigo vê-lo até então como tal.
    Enfim... sou bem suspeita a falar, porque de todos os herois (incluindo ainda os do universo Marvel), o Batman é o meu preferido. O quanto ele cresceu, aprendeu e amadureceu, tendo que lidar com um mundo sem pais e nem muitos amigos. Eu criei uma afeição por ele.
    Então, já é fato de que eu quero ler né?
    Hahahahahaha
    Beijinhos, e já aguardo ansiosamente a Mulher Gato ;*

    ResponderExcluir
  7. Marlene!
    Uma pena que não tenha conseguido identificar o Bruce como Batman durante a leitura.
    Sou super fã do Batman.
    Uma pena que o Alfred tenha ficado um tanto relegado nesse livro.
    E gostei muito de ver que o livro fala do início quase do Batman, ainda com 18 anos e tentando se fortalecer e impor, adorei.
    Desejo uma ótima semana e um mês abençoado!
    “Ando no traçado do tempo a procura de mim mesmo até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Caara, eu amo super heróis! Essa série me interessou bastante, mas fiquei pensativa sobre as ressalvas que você falou a respeito da escrita da autora. O fato do Bruce aparecer novinho me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de super heróis, porém quando a história é boa, até arrisco em assisti ou ler. Tenho vontade de ler Mulher Maravilha por ser uma personagem mulher e de ser muito interessante o seu desenvolvimento em todas as històrias que leio.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marlene
    Para os fãs do Batman esse livro é um prato cheio sobre a vida de Bruce, e mesmo não sendo meu primeiro herói favorito, achei ótimo o trabalho que a autora fez, nos deixando conhecer como a história dele começou. Gostei de saber que Alfred aparece na história, acho ele tão peculiar!
    Já tenho o primeiro livro da série, Mulher Maravilha, ainda não li, mas acredito que irei gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Vou ser bem sincera! Não sou muito fã do Batman assistir um filme apenas por que sempre dormi assistindo, não acho uma história que me prenda atenção, mesmo achando ela legal.
    Queria muito mer esse livro para ver se mudava de opinião e pelo jeito ele parece ser muito bom, acho que me ajudaria a olhar para o personagem com outros olhos.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gosto muito das histórias de super heróis, o Batman não é o meu preferido mas gosto muito de ler sobre todos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Realmente deve ser traumatizante perder os pais, principalmente durante a infância, o livro parece interessante pois poderemos conhecer de perto a história de Bruce e todos os motivos de ser quem é, eu gosto da série e imagino que gostarei de ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sua resenha.
    Deu pra ver que o Bruce é um jovem muito sofrido, porém, determinado. Quer fazer o bem e luta por justiça, embora, parece ser meio ansioso e se prejudica por isso.
    Também não consegui imaginá-lo como o Batman, mas acho que preciso ler o livro mesmo pra ter certeza né?
    Vou querer ler me breve sim!
    bjocas

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.