Férias! - Marian Keyes

Sinopse: Rachel Walsh tem 27 anos e a grande mágoa de calçar 40. Ela namora Luke Costello, um homem que usa calças de couro justas. E é amiga - pode-se mesmo dizer muy amiga - de drogas. Até que a sua vida vai para o Claustro - a versão irlandesa da Clínica Betty Ford. Ela fica uma fera. Afinal, não é magra o bastante para ser uma toxicômana, certo? Mas, olhando para o lado positivo das coisas, esses centros de reabilitação são cheios de banheiras de hidromassagem, academia e artistas semifissurados (ao menos ela assim ouviu dizer). De mais a mais, bem que já está mesmo na hora de tirar umas feriazinhas. Rachel encontra mais homens de meia-idade usando suéteres marrons e sessões de terapia em grupo do que poderia supor a sua vã filosofia. E o pior é que parecem esperar que ela entre no esquema! Mas quem quer abrir as janelas da alma, quando a vista está longe de ser espetacular? Cheia de dor-de-cotovelo (o nome do cotovelo é Luke), ela busca salvação em Chris, um Homem com um Passado. Um homem que pode dar mais trabalho do que vale... Rachel é levada da dependência química para o terreno desconhecido da maturidade, passando por uma ou duas histórias de amor, neste romance que é, a um tempo, comovente, forte e muito, muito engraçado. (Skoob)
KEYES, Marian. Férias!. BestBolso, 2012. 545p.


Férias! é o segundo livro da coleção Família Walsh e continuação de Melancia. Dessa vez a irmã protagonista do livro é Rachel, que mora em Nova York e acabou de ter uma overdose e quase morrer. Os pais resolvem mandar Rachel pro Claustro, uma clínica de reabilitação da Irlanda. Rachel não acredita que é toxicômana, aceita ir apenas porque achava que o Claustro era tipo um spa pra famosos, com hidromassagem e coisas do tipo, e queria  até desintoxicar durante sua estada (mas tomando seu querido Vallium), mas voltaria a usar as drogas quando saísse. Ela demora pra perceber que lá não é como ela imaginava e que todos que estão lá, além de não serem famosos (exceto uma escritora alcóolatra), são realmente viciados em alguma coisa. E o Claustro está longe de ser o lugar chique que ela pensava, nem cozinheiros e equipe de limpeza tem lá, tudo é feito pelos próprios internos. O pior é que Rachel é obrigada a ficar pelo menos 2 semanas lá.

A pobre da Rachel é a ovelha negra da família. Ela sofre do mal comumente retratado na ficção do filho do meio negligenciado, e em dobro já que tem duas irmãs mais velhas e duas mais novas. Entre suas duas irmãs mais velhas inteligentes e suas duas irmãs mais novas lindas, Rachel é a do meio não só pela data de nascimento, mas também nas qualidades. O pior é que seus pais não fazem questão de esconder isso, fiquei muito irritada com como eles a trataram. Outro "problema" é que Rachel é muito alta, complexo que ela sempre carregou, grande parte por culpa da mãe (que é mais alta que seu marido e passou esse complexo para a filha) e de Claire, irmã que Rachel admirava e disse para Rachel que não andasse como uma pessoa alta, pois assim nunca arrumaria um namorado.

Uma coisa em comum entre Rachel e Claire é que as duas foram deixadas por seus parceiros. Eu até cheguei a pensar "Os problemas de todas as irmãs Walsh são homens?" mas então lembrei de Helen, e o único problema que ela não tem é esse. Por sinal, continuei achando ela insuportável nesse livro, por enquanto é a única irmã que eu não gosto, continua super irresponsável também. Só consegui gostar dela bem no final. Já a Anna, que eu já gostava, passei a gostar ainda mais, mesmo tendo aparecido muito pouco, adorei a atitude que ela teve. Margaret apareceu super pouco, só para confirmar sua fama de santinha e não deu para formar uma opinião sobre ela ainda, mas gostei porque ela não fez nada que me fizesse desgostar e respeito totalmente uma pessoa ser certinha, contanto que ela não julgue as que que não são como elas, e aqui ela não o fez. Já li a sinopse do livro dela e já sei que vai se rebelar, então se eu não for gostar dela acho que não vai ser por esse motivo. Sobre a Claire, eu não vou falar nada, pois não quero dar spoilers de Melancia, e eu vi que algumas pessoas leem os livros da coleção aleatoriamente, mas eles devem ser lidos em ordem porque mesmo a história sendo sobre outra irmã, ela se passa um ano depois do livro anterior e mostra a irmã do livro anterior. Se você ler Férias, você vai saber qual o final de Melancia.

Este livro é menos engraçado que Melancia, porque é mais dramático. Tem muitos dramas, traumas, não tanto de Rachel, mas dos outros internos também. Mesmo assim é um livro ótimo e eu também ri um pouco. Ele também é mais sério e dá para se tirar coisas dele. Se você não gostou de Melancia, tente dar uma chance. Eu já vi muitas pessoas que preferem esse. Eu na época que li, dei nota igual no Skoob para os dois, mas acredito que esse seja meu preferido também, por causa do tema.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

14 comentários:

  1. Oi Mah!
    Estou com os dois livros já nos desejados mas ainda não tive uma oportunidade de conhecer.
    Desde que comecei acompanhar resenhas sobre eles enho mto interesse em ler, os enredos parecem bons e a leitura parece flui bem, espero que surja uma chance em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mah.

    Apesar desse lado rebelde da Rachel, acredito que esse tempo que ela passou na tal clínica, fez com que de alguma forma, ela tivesse um aprendizado e saísse de lá uma outra pessoa. Amadurecida, por assim dizer, e mesmo diante de todos os dilemas familiares.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mah,
    Tive a oportunidade de ler um livro da autora e gostei bastante, confesso que ele era mais voltado para um lado engraçado, mas mesmo assim também tratava de temas fortes. Fiquei bem curiosa para descobrir como irá surgir esse romance na clínica, mesmo amando romances espero que as mudanças da Rachel fiquem bem evidentes, adoro quando as protagonistas mulheres se destacam!
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu odeio essa série! Sério, quando eu soube do melancia fui correndo ler e não gostei, então tentei dar uma chance para o férias e gostei menos ainda, achei bem paradao super dramático e sem graça.
    Ainda tenho o sushi que eu não li pois fiquei bem frustrada com esse, mas que pretendo ler algum dia e ver se com o tempo minha opinião muda, e sou como vc acho que a série deve ser luta na orem pois torna tudo mais fácil de entender.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca pra ler essa série, parece ser super divertida. Por mais que já tenha visto comentários ruins a respeito, imagino que eu vá rir muito, mesmo com a irmã insuportável que você falou a respeito. Espero que quando eu ler tenha a mesma experiência que você.

    ResponderExcluir
  6. Mah!
    Esa série da Marian Keyes é muito boa.
    Pena que não achou esse exemplar tão engraçado quanto Melancia, mas ainda assim, por ser um chick list, deve ter passagens hilárias e deve ser uma boa leitura.
    Desejo uma ótima semaninha!
    "De vez em quando eu não sei o que fazer comigo mesmo e com o meu gênio. É um saco estar sorrindo e dois minutos depois chorando." (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Gosto demais do trabalho da autora e esta saga é bem das bacanas!rs
    Acabei lendo Melancia já tem muito tempo e vou confessar que na época não curti tanto assim, como a maioria pregava não.
    Já este livro, Férias, eu adorei! Talvez por ter mais essa pegada voltada para o drama, para problemas mais do nosso cotidiano. Mesmo ainda tendo pontadas de muito bom humor, a autora conseguiu dar uma "encrementada" a mais no roteiro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não pretendo ler essa série, não curto o gênero, mas li a resenha e pelo jeito a Rachel vai passar por situações bem complicadas na clínica, e ainda bem que também vai encontrar um novo amor. Acho as capas desses livros horrorosas, mas o ponto positivo desse é que dá pra rir e ser uma leitura rápida, apesar das partes de conflito com a família.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu li Melancia e Férias!, são os únicos que já li da Marian. Tenho muita vontade de ter todos das irmãs. Acho a escrita dela incrível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Tentei ler Melancia mas desisti estava tedioso, então não tive curiosidade em ler os outros livros, esse parece ser bem dramático gosto de dramas, mas não gosto de cotidiano. Fiquei com dó da personagem pela forma como é tratada pelos pais, infelizmente tem muitos pais assim na realidade.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei do livro Melancia, porem até hoje ainda não li mais nenhum livro dessa série, pretendo ler algum dia pois achei a escrita da Marian Keyes divertida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Não gostei nadinha de Melancia, acho que o modo da autora de escrever não me atraiu, além do mais os livros são voltados para o lado engraçado, misturado com problemas das personagens e achei repetitivo demais, talvez deveria dar uma chance ao Férias pelo fato dela mudar um pouco e ir para a clínica.. porém não sei se vale a penas gastar dinheiro comprando-o, quem sabe se eu encontrar na biblioteca..

    ResponderExcluir
  13. Aiii não consigo ler nenhum livro dessa série.
    Gostei da sua resenha, deu pra ver que mostrar profundidas do relacionamento familiar, porém, já comecei ler quase todos e mais de uma vez cada e não consegui!
    Não consegui me prender a escrita nem aos personagens.
    bjss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.