Livraria Limítrofe, o adeus - Alfer Medeiros


Sinopse: Que importância a literatura tem na sua vida? Ela está presente no seu dia a dia? O que significa para você? Quanto ela moldou do seu caráter e jeito de ser?
Com certeza, as respostas a estas perguntas variam consideravelmente, de pessoa para pessoa. O hábito da leitura, e o prazer advindo dele, trazem resultados distintos para cada indivíduo, afinal o ser humano é único na sua maneira de julgar o que os sentidos captam e o que a mente retém.
A Livraria Limítrofe é o lugar onde pessoas comuns vislumbram cenários e personagens palpáveis, criados através de suas mentes, colhendo fisicamente o que pela leitura foi plantado.
Em cada capítulo, um visitante narra em primeira pessoa sua experiência nas dependências da livraria, cujas dimensões podem variar de um pequeno quadrilátero até um imenso reino de fantasia, de acordo com o que o seu gosto literário definir.
Inúmeras referências ao mundo dos livros são lançadas nestas páginas, mas em nenhum momento os nomes das obras e dos autores são citados. Assim, fica a cargo do leitor descobrir do que se trata cada capítulo, com base na sua própria vivência de leitura - ou buscar os títulos que lhe aguçaram a curiosidade.
Você está convidado a conhecer a livraria mais imprevisível, fabulosa e excêntrica da qual já teve conhecimento. Aqui, tempo e espaço são plenamente maleáveis, onde o único limite é a capacidade de se criar mundos a partir de palavras impressas. Quem sabe um dia não tenha a sorte de ver diante de si uma porta sobre a qual se enxergam os dizeres "Livraria Limítrofe"?
Entre e divirta-se! (Skoob)
MEDEIROS, Alfer. Livraria Limítrofe, o adeus. Editora Estronho, 2012. 208p.


O protagonista aqui é a própria livraria. Uma livraria mágica, que permite que cada leitor traga uma trama diferente à vida e no final, dando "de graça" um livro, muitas vezes único, para o cliente. 

Na introdução, o livro coloca o leitor na história, como um visitante da livraria a quem se mostra cada canto e explica tudo. Depois descobrimos que é porque o funcionário atual dela falava com quem de certa forma é o escritor do livro, pois trata-se de uma pessoa que entrevistou diversos clientes para ouvir suas histórias na livraria, e é isso que lemos nos outros capítulos. Cada capítulo, um depoimento diferente. Como jornalista, me identifiquei com a parte das entrevistas, alguns entrevistados agem com desconfiança, outros animados. Além disso, há pessoas com diversos gostos literários, idades, profissões, personalidades. Porém a julgar pelo que se lê nos agradecimentos sobre os gêneros preferidos do autor, talvez tenham faltado os gêneros que não interessam a ele, como romance e drama. Eu também costumo escrever personagens parecidos comigo mais do que diferentes, então não reclamo.

O livro também possui capítulos de depoimento dos próprios funcionários, um manual sobre as ferramentas da livraria e essa segunda edição tem alguns bônus, um dos quais é bem metalinguístico, ainda mais do que o livro já é (afinal, é um livro sobre livros, com histórias sendo contadas a esse personagem que não aparece muito e dá essa impressão de que podem estar falando com o leitor algumas vezes).

Falando em edição, é preciso parabenizar ela também pelos aspectos físicos do livro. Eu nunca havia visto um livro de capa dura com fita de marcar página,e no Brasil então, que nós sabemos o quanto é difícil viver de literatura, eu fico pensando o quanto custou isso. Até nos agradecimentos, o autor agradece os leitores, e eu pensei ter alguma relação, porque você não costuma ver isso. Os agradecimentos são sempre destinados a pessoas que ajudaram na produção do livro, às vezes venda e divulgação, mas só mencionam quem fez as estratégias e não quem realmente comprou e também divulgou (boca a boca, redes sociais). Mas num país com pouco apoio, os escritores talvez sejam mais conscientes da importância dos leitores, ainda mais num projeto desses que tem detalhes tão pensados e que depende de uma grande conexão do leitor, mais que normalmente, já que é um livro sobre leitores. A diagramação também é muito bonita. As fontes, os pequenos desenhos nas mudanças de capítulo e paginação, assim como algumas ilustrações da história.

Alguns livros e autores reais são citados pelos clientes ou funcionários, porém geralmente não são identificados. Você só sabe pela descrição. Acho que algumas citações poderiam ser mais explícitas, já que muitas só entende quem tem conhecimento deles. Eu imagino que algumas pessoas, ao contar suas visitas, diriam os títulos.

Foi uma leitura muito boa. Com certeza, muitos terão vontade de que uma livraria como essa exista, e eu nem contei tudo o que ela faz. A ambientação e descrições são muito boas e é difícil não tentar imaginar tudo. Ele terá uma continuação, que possivelmente trará ainda mais explicações sobre esse ambiente incrível.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

11 comentários:

  1. Puxa, como não conhecia o livro, estou aqui encantada com a edição maravilhosa deste livro! Realmente, viver no Brasil de literatura, não deve ser fácil de forma alguma.
    Mas adorei o que li acima, sobre uma livraria ter a resposta a tantas dúvidas de nós, leitores!
    Um jeito inusitado, divertido e esclarecedor!
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mah.

    Uau... Podemos dizer que o enredo é espetacular, por ter como objetivo central o universo dos livros, ao todo.

    ResponderExcluir
  3. Mah que livro lindo!
    A capa me chamou atenção e me despertou interesse em conhecer a obra que eu ainda não conhecia.
    Vou add aos desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mah. É muito bom saber que, mesmo depois de sete anos de lançamento, a Livraria Limítrofe ainda segue circulando por aí. Gostei muito da sua análise, sob diversas óticas. Um abraço e boas leituras!

    ResponderExcluir
  5. Bonito livro, porém não curti muito o assunto do mesmo, embora goste de ler, assuntos como o de livrarias e leitores não me atraem muito então não sei se conseguiria ler o livro sem abandonar na metade.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Mah,que idéia incrível desse livro, uma livraria que "conversa" com o leitor,que o apresenta aos livros, ao espaço da livraria, para mim parece magia. Gostei muito desse livro, desde a capa linda, clássica, e ainda com fita marca páginas, ..e para fechar os agradecimentos aos leitores,perfeito.Vou ler .

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro interessante ainda mais por se tratar de uma livraria que todo leitor adora rs. Achei bem diferente por ser narrado pela própria livraria, desperta curiosidade em saber o desenrolar da trama. Adoro quando tem referencias de outras obras, só não sei se saberia quais são elas rs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mah,
    Sem dúvidas é um livro bem diferente, mas conquista qualquer leitor já que fala de um local que é o paraíso para nós, e fica mais gostoso com as referências que ele faz. Claro que me despertou a vontade de le.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mah!
    Que lindo! Achei fantástico, parece ser bem diferente mesmo, ter a livraria como protagonista da história.
    Adorei a resenha, amei o tira gosto que você deu para gente, quero muito ler!
    E a capa um luxo.
    Parabéns ao autor.
    Bom final de semana!
    “Os piores estranhos são aqueles que vivem na mesma casa e fingem que se conhecem. Conversam banalidades, mas nunca o essencial.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nossa, não conhecia esse livro, a protagonista aqui é a própria livraria, achei isso fantástico, fiquei super curiosa em conferi essa história, foi pra lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Uaaaaau, uma livraria protagonista!
    Não conhecia o livro, mas claro que já quero!
    Gostei de ter entrevista, pois adoro lê-las também.
    Vou querer ler assim que possível, tô precisando de boas fantasias mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.