A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Fonte da Imagem: Tresloucado
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público. (Skoob).
ZUSAK, Marcus. A menina que roubava livros. Intrínseca: 2007. 480 p.

Primeiramente, conforme manda a etiqueta, começo com a minha apresentação. Não sou a Julia. Na verdade, sou sua irmã convidada para escrever essa resenha, e que aos poucos poderão observar individualidades e particularidades. Há muitas diferenças entre mim e ela. Confesso que o seu jeito de amar e se amarrar nas histórias me conquista e a destaco como a pessoa que aumenta a média nacional de leituras! Sou antes de qualquer coisa, uma admiradora de seu talento, e uma puxa-saco declarada.

Acredito que o livro resenhado hoje é conhecido por muitos, mas nunca todos. Fico feliz em compartilhar a minha visão e principalmente em rememorar a própria leitura.

Escrito por Markus Zusak e publicado pela Editora Intrínseca em 2007, A menina que roubava livros é docemente narrado pela morte. Me despertou os sentimentos mais inusitados e nada como as cores para descrever tamanha desgraça de maneira sutil e infantil.

Liesel Meminger - quem roubava os livros - vive na Alemanha da segunda guerra mundial e sofre as consequências do momento civil de seu país com muita desenvoltura e inocência. A morte, a encontra diversas vezes, e narra sua história pelo apaixonante modo de levar e ver a vida mesmo diante de tamanho caos. O vício pela leitura, faz com que muitos de nós nos identifiquemos com a personagem. Ela vê também em seus livros uma fuga de temores além do delicioso prazer de abrir uma página e entender aquelas pequenas letrinhas. Nota-se, ao decorrer da história, o poder das palavras. Aquelas que podem calar, destruir ou salvar. As ama e as odeia.

Quanto aos personagens, até mesmo Hitler aparece, mas não é ele quem tem destaque na vida da menina: existem pessoas que a colorem de maneira muito mais bonita e feliz. A fofura de papai me encantou desde o primeiro dia, quando a menina chegou à Rua Himmel. Como ela mesma descreve, afinal, "Quem mais pintaria pelo preço de meio cigarro?". Cheguei a sentir durante a leitura o cheiro de tinta ou o gosto do champagne, mas principalmente, mergulhei profundamente nos olhos prateados do papai, em meio a suas rugas em forma de acordeão.

Mamãe, com seus lábios de papelão, fez eu me sentir protegida a amada. Porque Saumensch pode ser um elogio quando dito pela pessoa certa. O seu bondoso coração estava muito bem guardado em seu corpo de guarda-roupa, mas em meio a tantas prateleiras é impossível não a amar.

O menino do cabelo cor de limão, querido Rudy Steiner, me faz perguntar quem mais poderia despertar a primeira paixão que não seu companheiro de glória e desgraça? Inesquecível que em meio aos preconceitos ainda desejasse ser como Jesse Owens. Só mesmo um herói. O cenário da história se completa com o judeu. Primeiro adormecido, depois lutador, talvez um escritor. O amigo oculto.
Há também doces personagens, que abrem portas e janelas para que a leitura da pequena menina. O autor foi muito feliz em escrever uma história ''normal'', sem nada fantástico, com uma narrativa que só uma menina de 12 anos poderia viver e a morte a transcrever. Afinal, quem mais daria a metereologia daquele jeito ou juntaria presentes para um judeu? Não segue meu padrão de leituras, mas ainda assim, o recomendo, por a mesma história ter o poder de desencadear paixões, sofrimento, compaixão, carinho e o sentimento de perda. Declaro, finalmente, que o poder das palavras me amedronta e me encanta, assim como a Liesel Meminger.
Abraços da irmã convidada, Fe ;)
j
j

33 comentários:

  1. Nossa, curti muito sua resenha!
    Faz um tempo que li esse livro, mas simplesmente amei! Sou fascinada pela 2°GM, então pra mim foi uma das melhores leituras que tive. A história é simplesmente fantástica!

    (:

    ResponderExcluir
  2. Prazer em conhecê-la, irmã da Julia ^^
    Que fofa você, fã mesmo da irmã hein?
    Bom, em primeiro lugar, a resenha está ótima!
    Muito bem escrita e transmite o quanto esse livro é lindo! Eu amei quando o li, também, a narrativa é uma das melhores que tem. O livro me ganhou logo no prólogo!
    Também foge do meu estilo de leitura, mas, como você, é um dos que recomendo!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, mas posso dizer que a sua resenha me deixou de boca aberta (e isso é uma coisa boa).
    Ah, e adorei conhecer você!!!
    Parabéns pela resenha.

    bjinhos da May

    ResponderExcluir
  4. Li este livro a muito tempo, mas posso dizer que gostei. Não é um dos meus favoritos, longe disso, mas me fez chorar litros.

    Beeijos e ótima indicação!

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas,

    Prazer irmã da Julia =]

    Eu amei este livro, tem muitos anos que eu li, mas a história é linda apesar de triste. A escrita do autor, as frases poéticas e a relação da protagonista com os livros.. amei!

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! E irmã convidada Fe! :D

    Adorei a resenha! Eu li esse livro já há algum tempo e ele também me marcou bastante. Todos deveriam ler ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá irmã da Julia, haha. Adorei muito sua resenha, muito caprichada *-*
    Nunca li esse livro, por mais incrível que isso apreça, HSUAHS. Mas pretendo ler um dia..
    Enfim,tem resenha de Escuridão lá no blog :D

    Bjs, JL.

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas!

    Fe, adorei sua resenha, super bem escrita! Eu já ouvi falar desse livro e sempre tive vontade de ler! Parece ser uma leitura incrível! Espero ler em breve, pois sua resenha despertou ainda mais minha curiosidade!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Novidades Literárias #8
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. Ainda mais sendo de um livro que é um do meus favoritos.
    Sempre gostei de histórias que tem alguma relação com a guerra, mas esse livro é muito mais do que sobre a guerra, tem toda uma linda história por trás, enfim, é lindo *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi irmão da Julia!
    Simplesmente, ameei essa resenha!
    Esse livro é um dos meus preferidos e adorei saber que alguém concorda comigo.
    Tem gente que não gosta da narrativa por ter haver com a guerra e tudo mais...
    Mas eu acredito que isso só torna o livro mais especial.
    AMO!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, e cada vez que vejo uma resenha dele a minha vontade aumenta rs'

    Circulo Viajante #01
    Primeiro Circulo Viajante organizado pelo LpC.

    Veja como se inscrever em ... http://migre.me/5fu2g

    Visite e não deixe de comentar no .. http://migre.me/56Zw3

    Beijos e Boa Leitura!!
    Marina Barcelos
    contato: marysbarcelos@hotmail.com
    Blog: http://www.livrospelacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Júlia e Fê,

    Acreditam que eu comprei esse livro em 2009 e ainda não liiiii? Está aqui na estante.... aff.
    Preciso corrigir isso o quanto antes.

    Beijos, queridas!

    ResponderExcluir
  13. Oi linda Fe, você muito feliz por ter uma irmã e ainda serem amigas. Parabéns às duas. Adoro irmãs, tenho a minha e a considero um grande tesouro em minha vida.
    Qto a este livro, acho que não é exagero eu dizer que foi o melhor que já li. Puxa como eu gostei, e chorei.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. eh um livro incrivel, sempre recomendo a todos que ainda nao leram, nunca eh tarde p começar :)
    \o
    otima leituura!
    recomendo ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Eu sempre quis ler esse livro. Consegui uma troca há algum tempo, mas não tive tempo de ler. Com tantos livros de parceria, os meus mesmo sempre ficam para trás. Mas um dia eu leio, com certeza!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu adoro esse livro, chorei muito quando o li!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha (: Faz um tempinho que peguei emprestado esse livro pra ler e simplesmente amei. Amei tanto que comprei um pra mim <3 UAHSUAHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  18. Oii, irmã da Júlia!
    Sua resenha está maravilhosa. *-*
    Esse é um dos meus livros favoritos, o recomendo a todos! É emocionante.

    Beijos.

    Nataly Nunes
    @critiquinha
    http://critiquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ai, eu amo esse livro, é um dos meus favoritos *_*
    Essa coisa da morte narrar a história, achei DEMAIS!
    E achei demais tbm a forma como tu escreveste a resenha ^^
    Beijos querida e beijos Júia!!!

    ResponderExcluir
  20. Minha amiga gostou muito mt desse livro mas eu to meio que desanimada pra ler ele :/

    Depois dá uma passadinha lá no blog *-*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Não li esse livro, mas só ouço elogios.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. A menina que roubava livros foi um dos livros mais lindos que já li
    Uma historia tão cativante e cheia de emoção
    Gostei bastante e tenho ele comigo, para leituras futuras
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oiee Fê
    Seja bem vinda? haha
    Ahhh adoro resenhas desse livro e fico com mais de vontade de ler.
    Minha prima está lendo...e já já pego.!
    Adorei sua resenha, e acho a narrativa inovadora...de início pode até causar um medo, não é?

    Julia, se vc quiser baixar o livro nos nossos parceiros tem o blog Romances em Ebook lá tem ;)
    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  24. Oiii ^^ Esse livro é maravilhoso <3
    Muito bom mesmo, eu já o li duas vzs e nao me arrependo ! ADORO!

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. essse livro eh maravilhoso
    chorei demais quando o li

    ResponderExcluir
  26. uaw que resenha perfeita... escreve muitissimo bem... fica meu convite para ser colunista do blog, se desejar....rs
    muitas pessoas falaram muito bem dele, demorei e comprei, mas tentei ler por duas vezes e não sei, não entrei no ritmo, nao entendi, não sei o que foi... por fim acabei trocando.... vendo vc resenhar agora até bateu um arrependimentozinho... =/

    to seguindo o blog


    bjs e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  27. Nossa sua resenha está perfeita, realmente me faz querer ler o livro, espero um dia lê-lo!

    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  28. Ouço tantas coisas boas desse livro! Mas sou péssima com livros tristes. Eu fico deprimida meeesmo, então nem gosto muito de ler D:
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  29. Oi irmã da Julia hihiih :)

    Li este livro, mas nao achei tuuudo isso nao hehehe
    Claro que gosto é gosto, né?
    Até gostei da escrita do Markus, mas a estoria nao me prendeu ;//

    Beeijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  30. Fe,
    Você foi maestral com a sua resenha, primeira coisa que devo lhe dizer.
    Sua resenha foi tão, tão encantadora que tive ainda mais anseio por esse livro. Sempre ouço falarem sobre ele, sempre leio resenhas emocionantes e relatos extremamente positivos, mas ainda não nos encontramos no meio de meu caminho literário.
    Sua resenha não poderia ter terminado de maneira melhor, linda a última frase.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  31. Adorei resenha!!! Ja li este livro, eu amei!!
    bjs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Ei irmã da Julia!
    Belíssima resenha!
    A história é linda e tocante mesmo.
    Me emocionei horrores ao lê-la.
    Bjins

    ResponderExcluir
  33. mt boa sua resenha
    esse livro é muito legal, recomendo pra todos que gostam de um bom drama alem de assuntos da 2°guerra mundial.

    bjinhos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.