Atrás do Espelho - A. G. Howard

Créditos da Imagem: Mademoiselle Loves Books
Sinopse: Em O Lado mais Sombrio , a releitura dark de Alice no País das Maravilhas , Alyssa Gardner foi coroada Rainha, mas acabou preferindo deixar seus afazeres reais para trás e viver no mundo dos humanos. Durante um ano ela tentou voltar a ser a Alyssa de antes, com seu namorado, Jeb, sua mãe, que voltou para casa, seus amigos, o baile de formatura e a promessa de ter um futuro em Londres.
No entanto, Morfeu, o intraterreno sedutor e manipulador que povoa os sonhos de Alyssa, não permitirá que ela despreze o seu legado. O mesmo vale para o País das Maravilhas, que parece não ter superado o abandono.
Alyssa se vê dividida entre dois mundos: Jeb e sua vida como humana... e a loucura inebriante do mundo de Morfeu. Quando o reino delirante começa a invadir sua vida real , Alyssa precisa encontrar uma forma de manter o equilíbrio entre as duas dimensões ou perder tudo aquilo que mais ama. (Skoob)
HOWARD, A. G. Atrás do Espelho. Splintered #2. Novo Conceito Editora, 2014. 400 p.


Não fosse a Rainha Vermelha, nem um detalhe teria ficado em aberto em O lado mais sombrio para que um segundo livro pudesse ser escrito. O primeiro teve um bom final e, nesse caso, sempre há um pouco de receio em uma continuação. Mas em Atrás do Espero, A. G. Howard aprimorou a loucura do País das Maravilhas sem perder a essência, em uma aventura mais perigosa e sombria do que a primeira.

Alyssa escolheu o lado de sua natureza com o qual gostaria de conviver, mas agora os estragos causados pela Rainha Vermelha no País das Maravilhas não podem mais ser ignorados. Morfeu voltou a visitar seus sonhos para chamá-la de volta, e sua natureza intraterrena grita por ser liberada. Isso não é o pior: seus conflitos pessoais até podem ser deixados de lado, mas não a Guerra que está prestes a eclodir e a deixar seus dois mundos em perigo.

"O meu próprio coração se contrai. O País das Maravilhas era tão lindo e animado, embora também estranho e assustador. Ainda assim, ver esta terra desmoronar não deveria me afetar de modo tão intenso."

Como já comentei, a escrita de Howard está aprimorada nesse volume. Novas características do País das Maravilhas vêm à tona, e os detalhes são mais assustadores agora. Toda a loucura que Alyssa tentou evitar é agora abraçada pela protagonista, e ao mesmo tempo em que isso pode ser o problema, também pode ser a solução.

Os capítulos do livro sempre param em algum ponto em que é impossível interromper a leitura e é como se estivéssemos o tempo todo em uma violenta montanha russa, pois no exato momento que algum alívio nos é dado, algo ainda mais importante nos é arrancado, e se sente o estômago afundar mais uma vez. Só que são essas emoções instáveis que tornam a aventura tão irresistível, e as ondas de adrenalina são como drogas, pelas quais ansiamos cada vez mais.

Além disso, Howard conseguiu remontar peças que nem sabíamos que estavam soltas, ao trazer detalhes do primeiro volume e construir um novo ponto de vista sobre uma situação que já havia sido vivenciada. Gostei de perceber como a autora conseguiu mostrar isso sem perder o enredo que já existia antes, dando ares de reviravolta em toda a trama.

Alyssa é uma protagonista agradável, apesar de alguns draminhas adolescentes. Em razão disso, a leitura pelo seu ponto de vista, em primeira pessoa, é fácil, ainda mais se considerarmos que ela tem duas companhias incríveis e opostas, mas que se complementam por trazerem características tão distintas: Jeb e Morfeu.

"- Eu não vou parar até que você reine sobre a corte Vermelha para sempre. Até que você volte para o lugar ao qual pertence.
- Eu não pertenço àquele lugar.
- Pertence, sim. Por causa de quem você é. Do que você é. Uma metade transbordando de obscura curiosidade e um apetite voraz por tudo que é insano. Mas a outra metade é sonhadora e leve, cheia de coragem e lealdade. - Ele morde o lábio inferior, um gesto tão mínimo que poderia ser objeto da minha imaginação. - Nada pode quebrar os laços que você inspirou em meu coração. Porque você é o País das Maravilhas."

Outro aspecto interessante desse segundo livro é que os personagens secundários também tiveram mais espaço e puderam ser melhor compreendidos. Alison e Thomas, pais de Alyssa, por exemplo, tiveram momentos dedicados às suas histórias, o que nos ajuda a conhecer mais também sobre a protagonista e o País das Maravilhas.

Eu achei que seria bastante difícil, mas Atrás do Espelho conseguiu superar seu antecessor em todos os sentidos, e deixar a loucura me envolver foi a melhor coisa que poderia ter acontecido durante a leitura. Dessa vez, no entanto, o final ficou completamente em suspenso, e que me deixa em desespero pelo próximo livro.

~~*~~*~~

#2 - Atrás do Espelho
#3 - Ensnared (Sem título em português)
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

5 comentários:

  1. Oi Julia!
    Ainda não li Através do Espelho justamente pelo medo de me decepcionar. Gostei tanto de O Lado Mais Sombrio que achei difícil que o segundo superasse o primeiro. Mas com sua resenha, fiquei muito curiosa com o livro. Acho que ele vai saltar várias posições na lista de espera da minha estante, kkkk

    B-jussssss! ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    Sabe, uma amiga minha acabou de ler o primeiro livro e ela amou. Acabei ficando curiosa para ler, sendo que era um livro que nao me despertava interesse.
    Gostei muito da resenha e pretendo ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Ainda não li nem o primeiro livro e, apesar de ter muita vontade de ler essa série, acho que vou esperar mais um pouco pra não sofrer tanto esperando a continuação depois, já que você citou o final em aberto e isso me dá agonia hehe
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, já fico feliz que esse livro não tenha caído na famosa maldição do segundo livro; e o melhor: o autor tenha conseguido se superar.
    Também quero conhecer essas loucas de novo País das Maravilhas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju =)

    Eu estou muito curiosa, pela conclusão dessa série *-*
    A autora conseguiu surpreender bastante nesse segundo livro.
    Espero que a Novo Conceito lance o terceiro livro logo!!!

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.