Boneca de Ossos - Holly Black

Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos? (Skoob)
BLACK, Holly. Boneca de Ossos. #irado, 2014. 222 p.


Zach e Alice têm 12 anos. Poppy é um pouco mais nova. Juntos, brincam de piratas, reis, rainhas, aventuras incríveis vindas da imaginação de cada um deles. Usam bonecos como personagens. Mas estão crescendo. E na mesma medida que amadurecem e descobrem novos sonhos e prazeres, perdem os antigos.

Boneca de Ossos é um livro delicioso. Ele mistura uma aventura despretensiosa, a juventude de três personagens carismáticos, o enigma de uma boneca e o fantasma que deseja que ela seja enterrada, os medos por trás de uma fuga para outra cidade, a paranoia de ver perigos onde nada existe, e a descoberta do amor e da triste verdade do amadurecimento. Tudo isso na medida certa.

"Quando estava saindo, Zach parou na sala para olhar a Rainha de novo. O rosto pálido dela estava sombreado, mas ele achava que, embora parecesse que os olhos dela estavam fechados, não estavam tão fechados quanto antes. Enquanto Zach a encarava, tentando descobrir se estava imaginando coisas, os cílios dela tremularam uma vez, como se tivessem sido agitados por uma brisa impossível. Ou como se ela fosse alguém dormindo, prestes a acordar."

Zach, Alice e Poppy possuem personalidades diferentes, que são exploradas na medida em que a aventura acontece. Cada um deles é dono de problemas familiares relacionados a traumas passados. Conhecedores dessa informação, um tenta sempre ajudar o outro. Mesmo assim não conseguem evitar as brigas características de adolescentes que não sabem bem o que desejam, e o que sabem, não conseguem expressar da forma correta.

Toda a aventura dos três garotos é permeada pela dúvida de se a boneca de porcelana que carregam é ou não é assombrada pela menina a quem pertencia e que morreu misteriosamente décadas atrás. Devido aos sonhos de Poppy, onde o fantasma da antiga dona pedia para enterrarem a boneca no seu túmulo, os três garotos partem na aventura de encontrar o cemitério numa cidade perto.

"Zach sentiu o vento aumentar, como o vento que ele ouvira cantar pelas árvores na noite em que correra para casa do treino de basquete. Ele sentiu o mesmo arrepio no pescoço e tremeu, mas dessa vez não correu. Ele o deixou passar pelo seu corpo, atravessando-o e subindo por ele. E pensou ouvir, muito distante, o som de uma menina rindo."

A descrição da viagem é obscura, misteriosa, com encontros estranhos e dúbios, que deixam os garotos sempre na dúvida se o que estão vendo é real ou fruto de imaginação fértil que possuem. A descrição dos lugares é feita com detalhes que reforçam o tom velho e degastado pelo tempo, como se a única luz existente fosse dos três amigos.

Apesar de ser considerado infanto-juvenil, Boneca de Ossos tem qualidade suficiente para agradar os mais velhos, principalmente os que gostam de histórias de terror ou de mistérios. Inclusive, a escrita da autora confirma essa abrangência. Principalmente quando ela descreve a relação dos garotos com seus pais, tias e avós. É difícil para uma criança que está entrando na adolescência compreender o que significam os conflitos apresentados. O máximo que poderá conseguir, é se identificar com eles, mas sem vislumbrar a mensagem que eles transmitem. E ela é bastante real e não apenas um conto de fantasmas.
Carl
Carl

3 comentários:

  1. Olá ainda não tive a oportunidade de conhecer a história do livro, mas todas as resenhas que leio me fazem querer ler o livro urgentemente, mas são tantos na fila, mas espero em breve conhecer a história dessas três crianças e espero sentir um pouco de medo, afinal um livro de terror que não dê um pouquinho de medo não tem graça rsrs.
    Adorei a resenha.

    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. sempre tive curiosidade de ler esse livro mas não tinha entendido muito bem toda a história dele. ñ o achei nem um pouco infanto-juvenil, tem uma história consistente, com os personagens apesar de novos, com suas personalidades bem definidas. e bem legal todo esse suspense e mistério sobre a boneca. gosto muito de livros assim, sua resenha só reforçou o desejo de lê-lo. =)

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos,

    Esse livro está na minha lista de espera de leituras, só leio resenhas positivas em relação a ele, mas todos citam essa compreensão para as crianças que é bem difícil...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.