Ache Momo - Andrew Knapp

Sinopse: Momo é um Border Collie que adora se esconder. Ele está esperando pacientemente que você o encontre nestas mais de cem fotografias incríveis de paisagens rurais e urbanas, lugares comuns e inusitados, tiradas por seu melhor amigo, Andrew Knapp. Dê uma olhada. Será que você consegue achar Momo? (Skoob)
KNAPP, Andrew. Ache Momo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. 144 p.

Até pouco tempo atrás, eu não tinha olhar para fotografias. Sempre fui um horror para tirar fotos, e nunca entendi direito aqueles pequenos detalhes que fazem uma imagem tão bela. Também nunca gostei de folhear álbuns de família, e não tinha paciência para ir a exposições, por exemplo. No entanto, de uns tempos para cá, comecei a reparar as matizes que diferenciam uma foto bem feita de uma feita por um leigo. Zoom, foco luz e outras coisas importantes nas imagens finalmente começaram a fazer sentido para mim, e isso mudou minha visão sobre as películas. Continuo tão leiga quanto antes, mas agora eu aprecio as imagens, e isso faz toda a diferença.

Quando recebi Cachorros Submarinos em parceria com a Editora Intrínseca no início do ano, fiquei fascinada com aquelas imagens. Descrevi as fotos como "um balé de cores, bolhas e cachorros dançantes embaixo d'água", já que recebi uma explosão de cores transmitidas nas imagens daquelas fofuras. A proposta daquele livro tem pouquíssima semelhança com a de Ache Momo, mas foi depois dele que decidi conferir também o livro de Andrew Knapp.


Além de nos presentear com imagens belíssimas de cenários bastante diversificados, Ache Momo é também uma brincadeira, já que o objetivo é localizar o cachorro em cada foto, semelhante a "Onde está o Wally?". Em algumas imagens, existem dicas, pois é realmente difícil encontrar o animal. Em outras, pelo padrão das fotografias anteriores, é intuitivo imaginar onde Momo estará.


Essa brincadeira se torna extremamente divertida, já que, em algumas imagens, Momo parece estar rindo às suas custas. Então, quando o cachorro é encontrado, é recompensador, e facilmente uma gargalhada escapa do fundo da garganta. Para quem não conseguir, de maneira alguma, encontrar Momo nas imagens, no fim do livro há explicações das fotos com destaque para o local onde ele está escondido.


Outro aspecto positivo da obra é que, intercalados às imagens, existem comentários sobre o Momo e algumas curiosidades sobre ele. Andrew conta as situações com um toque de humor que insere o leitor na história do Momo, faz parecer que o cachorro é próximo a nós, e torna o livro mais engraçado.


Destaque para a Edição da Intrínseca, que fez o livro todo colorido e com detalhes que o tornaram ainda mais agradável visualmente.

Ache Momo é delicioso, lindo, divertido e apaixonante.

http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/10/top-comentarista-outubro.html






Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

6 comentários:

  1. Oi Ju
    Eu amo esse livro e já o li várias vezes, eu acho o Momo tão fofo!! Meu sonho ter um cachorro dessa raça, muito lindo!
    Eu fico emprisionada com a forma que ele se coloca nas fotos, lindo.

    beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi ju!! nunca li esse livro mas me encantei pela legenda adoreii heinnn adoro livros de animais

    ResponderExcluir
  3. Já estou amando o Momo. Conheci o livro ontem, por causa de uma amiga, e desde então estou querendo muitoooooooooooooo! s2

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Amo fotografia e animais, estou doida para aquirir esse livro, Momo é super fofo, esse livro parece ser maravilhoso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,

    Não conhecia esse livro e nem preciso falar que quero um, pois tenho um border collie também e gosto demais de fotos, dica mais do que anotada....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Achei uma fofura, amo fotografia, e esses livros estão muito bons, olhar pra fotografia e observar exatamente o que fotografo quis capitar e nos mostrar é sempre surpreendente.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.