Provence - Bridget Asher

Sinopse: A vida de Heidi com o filho Abbot tornou-se um jogo para manter viva a memória de Henry, bom pai e marido exemplar. Manter uma vida normal em um mundo em que Henry não existe mais está cada dia mais complicado. Heidi precisa lidar com o filho que se tornou um verdadeiro maníaco por limpeza e com a sobrinha Charlotte, uma adolescente problemática.
Uma casa em Provence, na França, que pertence à família de Heidi há gerações, é rica em histórias de amor e surpreendentes coincidências. Heidi e sua irmã mais velha, Elysius, passavam os verões lá quando crianças, com sua mãe. Mas a casa, as lembranças e os segredos de Provence haviam ficado no passado, mas agora, com o incêndio na propriedade, a casa precisa ser salva por Heide. Ou será que é Heide que precisa ser salva pela casa?
Uma história de recomeço, amor e esperança em face à perda, onde uma pequena casa na zona rural do sul da França parece ser a responsável por curar corações partidos há anos. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
ASHER, Bridget. Provence. Editora: Novo Conceito, 217. 368 p.


"Devemos ser sinceros quando o mundo não faz sentido..."

Provence é um romance que promete muitos suspiros e corações partidos, mas que também nos ensina que o amor verdadeiro é para sempre. 

Heide tinha uma vida perfeita, um marido que a amava muito, era realizada profissionalmente e, para completar sua família, tem um filho chamado Abbot. Mas tudo isso desmorona com a morte do seu marido e grande amor. 

Ela já não consegue mais manter a ordem em sua vida, está machucada e não consegue seguir em frente, já que perdeu a outra parte da sua alma, o que a mantém em movimento é seu filho, que está sofrendo as consequências da perda do seu pai e do desequilíbrio sentimental de sua mãe. 

"O amor não tem a ver com compromisso."

No meio dessa tempestade de dor, Heide recebe a notícia de que a casa de campo da família pegou fogo e ela recebe a missão de viajar até Provence para reconstruí-la, levando consigo seu filho e a enteada de sua irmã. A casa é conhecida por fazer milagres, quem sabe lá ela não cure seu coração partido. 

O livro é dividido em duas partes, a primeira fala sobre a perda que os personagens sofreram e tudo o que vem junto com ela, enquanto a segunda parte fala sobre recomeço, amor e esperança, e nos mostra que nem sempre seguir em frente é fácil, mas que vale a pena tentar. 

Provence é um lindo romance que me fez refletir bastante sobre a perda, não só de um ente querido, mas pessoal, porque quando uma pessoa que amamos morre, uma parte de nós também vai com eles e seguir em frente não quer dizer abrir mão daquela pessoa ou tudo o que ela importou em sua vida, porque dentro de você o amor ainda prevalece e isso é o que importa.

"O maior presente é poder amar alguém, como ele a amava."

A edição está bem simples, a capa é fofa, não encontrei nenhum erro de ortografia, as letras são confortáveis e as páginas amareladas. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Heide, acompanhamos desde o começo seu desespero e dor, mas com o passar do tempo suas descobertas e vitórias do dia-a-dia, sem deixar de lado o romance. 

Ser feliz mesmo na dor não é errado, é parte da vida, por mais que hoje doa, chegará um dia em que só as lembranças felizes permanecerão e é nesse dia que você descobrirá que viver, vale a pena, apesar da dor e dos amores perdidos. 

Então se você curte um bom romance, mas não daqueles que enfeitam tudo, e sim um que partirá seu coração, mas que te ensinará o valor que tem as pessoas em nossas vidas, não deixem de conferir Provence.

"Eis uma forma de colocar a coisa: a perda é uma história de amor contada de trás para frente... Toda boa história de amor guarda outra história de amor escondida dentro dela."



Maah
Maah

8 comentários:

  1. Olá Marlene,


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, estava curioso e gosto demais dessa capa, gosto de romance também e futuramente quero ler...ótima resenha...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nossa que história super emocionante, essa é a primeira resenha que vejo desse livro e me deixou bastante interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Marlene!
    Gosto muito de histórias familiares que envolvem dramas e falam sobre recomeços.
    Bom ver que a unidade familiar trará forças para que consigam superar as perdas.
    Fiquei com vontade de ler e a capa é linda.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas parece ser realmente uma história de vida e recomeço bem emocionante.
    Não faz muito meu estilo de leitura, mas parece ser uma boa pedida para quando quisermos lermos um romance que toque bastante.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Imagino que não seja fácil recomeçar após a perda de seu marido, ainda mais quando ele era o amor de sua vida, e com seu filho sofrendo a dor da perda, mas todos nos temos de ter a chance de amar de novo, e ser amada, e acho que isto vem entrar exatamente desta forma deste romance, que me parece simples mas que e capaz de tocar o leitor, e forma que nos envolve a leitura.


    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, como já disse que eu amo livros que tenha alguma reflexão de vida e que me faz pensar o porquê daquilo esta acontecendo, esse livro promete ser muito lindo e que vai me fazer chorar em alguns momentos. Entrou pra minha lista de desejados ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Não conhecia a obra em questão, mas parece ser daquelas leituras que marcam profundamente nossos corações. Se fala de amor e seus dramas, com uma boa reflexão, já é uma leitura que vale a pena.
    Deve ser muito envolvente!
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma historia muito bonita apesar de triste também, parece ser daquelas que acaba com a gente rs. Deve nos colocar no lugar da personagem e sentir o que ela sente, suas angustias e buscando forças para seguir em frente. Ainda bem que ela tem alguém no caso o filho que lhe serve de apoio.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.