Rainbow - M. S. Fayes

Sinopse: Rainbow Walker sempre se sentiu diferente das garotas da sua idade. Com um nome peculiar e uma família estranha, ela nunca conseguiu estabelecer vínculos ou manter muitas amizades. Agora, em uma nova cidade, ela terá que se adaptar a uma nova escola e rotina, ao mesmo tempo em que precisa deixar sua introspecção de lado.
Mas Rainbow não está sozinha nessa jornada, já que uma pessoa inesperada entra em seu caminho, fazendo com que ela precise rever todos os velhos preconceitos em relação aos outros, se obrigando a deixar as pessoas entrarem na sua vida.
Reviravoltas, conflitos familiares e toda espécie de desventuras típicas de uma adolescente no Ensino Médio não podem competir com o que ela menos esperava encontrar: o amor e a autodescoberta. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
 FAYES, M. S. Rainbow. Editora Pandorga, 2017. 288p.


Rainbow tem esse nome pois é filha de hippies. Sua irmã Sunshine é totalmente radiante como o nome e seu irmão Thunder Storm é pavio curto como uma tempestade de trovão. Rainbow é a única cujo nome não a representa em nada, já que ela chega a dizer que se sente cinza, não arco-íris. 

Apesar do nome M.S Fayes, a autora é brasileira e ele é apenas um pseudônimo. Dito isso, eu achei que a descrição dela de uma história americana foi bem convincente. Eu até fui traduzindo pro inglês e fazia sentido na língua, ela colocou significados mais adequados do que o que as pessoas costumam achar que é, e expressões que funcionam tanto em português quanto em inglês. Só teve uma palavra que eu não consigo imaginar as pessoas usando, muito menos naquela quantidade, em nenhuma das línguas, mas após ler nos Agradecimentos que o personagem foi inspirado num sobrinho dela, acho que pode ser dele que vem isso. Falando na linguagem, o livro tem bastante palavrões, então fica o aviso para quem se incomoda.

O livro traz um tema interessante bem subliminar de não julgar as pessoas pela capa. A própria Rainbow comenta isso sobre o protagonista masculino da história, mas eu também vi na amiga que ela faz, que eu achei estranho ver que ela gostava de fofoca.

Eu adorei o desenvolvimento da protagonista.  Eu posso dizer que me identifico com ela, ela é bem o clichê de um leitor, que prefere ler do que falar com as pessoas, etc. A autora fez algo muito raro, que é o interesse amoroso ajudar a pessoa a mudar, mas ela mudar por si mesma, e não por ele. E não fisicamente, internamente. Além disso, eles são fofos, divertidos, se apoiam em tudo. Aqui tem sim algumas briguinhas bobas, como se vê no gênero, um clichê, mais de New Adult e erótico que de Jovem Adulto (com relação a experiência do mocinho e da mocinha, porém aqui a M. S., mais uma vez, mostra algo bem mais saudável), e uns acontecimentos meio exagerados para entrar entre eles, mas no final eu sei que continuei gostando do casal.

Quando você pensa que o livro vai focar totalmente em romance, ele te surpreende demais e coloca um drama familiar difícil e real (não que seja comum), e aí a Rainbow tem que lidar com todos os problemas internos, os novos problemas, e o mesmo para o namorado dela, que ajuda demais nessa fase. E por falar em família, a relação dela com os irmãos é ótima, bem divertida.

Rainbow tinha tudo para eu gostar só pela sinopse. Eu pedi ele de parceria só com isso e a capa. Se ele fosse totalmente fútil ou um mar dos piores clichês, usados das piores formas, eu provavelmente ainda gostaria dele. Com tudo que ele me deu então, podem acreditar que eu amei.

Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

7 comentários:

  1. Não sabia que a autora era brasileira achava que não rs. Parece ser uma leitura leve e gostosa, mesmo tendo drama familiar. Gostei que a personagem muda por si mesma e não para agradar os outros, a historia parece nos passar mensagens sobre julgamentos.

    ResponderExcluir
  2. Mah!
    Também entendo bem o que Rain passa, pois aos 16 anos já estava na faculdade e só mantinha contato com pessoas mais velhas, porém com mentes adolescentes e já havia passado dessa época...
    Deve ser um livro delícia de ler e ver que Rain se permitiu viver um pouco do que a vida proporciona.
    E ver que a mensagem do livro é que não devemos julgar pela aparência, é fantástico.
    Desejo um ótimo feriado!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da M. S. Fayes e essa resenha agora me deixou ainda mais interessada em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  4. Ola, Adoro o jeito da M. S. Fayes escrever, gosto muito de romances cliches e com drama familiar o livro dese ser muito gostoso de ler, gostei muito da resenha e quero ler com certeza!!

    ResponderExcluir
  5. A história desse livro encantou demais, até mesmo com a capa dá pra perceber que é daquelas histórias de primeiro amor bem clichê com todas aquelas dificuldades que temos na adolescência - e talvez um pouco mais para a Rainbow. Com certeza vai pra minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mah!
    Gostei muito da resenha esse será uma das minhas próximas leituras que vou fazer!! Espero gostar bastante!! A capa está linda demais mesmo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Sempre via este livro e achava que era de alguma autora estrangeira, bem legal saber que a autora é brasileira.
    Já faz um bom tempo que quero ler, bem legal saber que ele não é só focado no romance.
    Me atraiu mais ainda!

    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.