Semana Especial Piano Vermelho: Livros de Josh Malerman

Créditos da Imagem: Editora Intrínseca
A Editora Intrínseca convidou os blogs parceiros para falar um pouquinho sobre Piano Vermelho, de Josh Malerman, na Semana Especial do livro, e o tema de hoje é listar as semelhanças e diferenças com Caixa de Pássaros.

Quem leu minha resenha do livro viu que não gostei tanto quanto achei que ia gostar, ainda mais que eu estava com as expectativas lá em cima depois de ler o primeiro livro do autor publicado no Brasil. Na resenha eu comentei alguns aspectos semelhantes entre os livros do autor, mas na postagem de hoje vamos observar mais detalhadamente esse contexto. Quero destacar que, embora minha opinião não seja tão empolgada sobre Piano Vermelho, ele tem pontos muito positivos que podem fisgar os leitores, mas alguns detalhes não funcionaram tão bem para mim.

Enquanto lia Piano Vermelho, tive a impressão de que Josh Malerman utilizou de alguns artifícios bem semelhantes nos dois livros, como se seguisse uma receita para fazer a história funcionar. As tramas são completamente diferentes entre si, mas é fácil ver marcas do autor por toda a parte.

A primeira delas é que a trama do livro se pauta mistérios envolvendo os sentidos humanos. Em Caixa de Pássaros, os personagens não podem ver a ameaça, pois a visão é o que leva à loucura. Em Piano Vermelho, o autor cria um mistério a partir da audição, pois o desconhecido dessa vez é um som, algo que afeta o corpo humano e inutiliza qualquer tipo de arma.

Nas duas narrativas, Malerman intercala presente e passado para contar suas histórias. Essa construção é interessante pois, enquanto é possível acompanhar os dramas e mistérios do presente, após algum acontecimento marcante ainda não contado, compreende-se, aos poucos, tudo o que levou os personagens até aquele momento. Além disso, cria-se uma tensão sobre a tragédia que ocorreu, o que impulsiona a leitura.

O suspense criado por Josh Malerman, tanto em Caixa de Pássaros quanto em Piano Vermelho, é mais pela perspectiva do que pode ser do que pelo que de fato é. Quero dizer que a tensão da trama não provém de acontecimentos assustadores ou de seres monstruosos, mas pela sensação de medo, principalmente do desconhecido. Sinceramente, acho que esse tipo de suspense é muito mais genial e assustador do que o terror puro e simples, já que mexe com o psicológico e é imaterial, monstros contra os quais não podemos lutar, por não serem visíveis e, às vezes, nem mesmo reais.

Outra semelhança entre as histórias é o final em aberto. O autor dá algumas respostas para os questionamentos que criou, mas deixa ao leitor interpretar seu final. No meu caso, isso funcionou muito bem em Caixa de Pássaros, mas me senti um pouco ludibriada em Piano Vermelho, especialmente porque no último livro o autor criou muito mais detalhes que, mais tarde, não trouxeram resultados. Além disso, nos dois livros, o autor se restringiu a argumentar que alguns mistérios se tratam de coisas que vão além da compreensão humana, o que pode funcionar para alguns leitores, mas para outros não.

Acredito que a maior diferença entre Caixa de Pássaros e Piano Vermelho seja a construção dos personagens. Enquanto no primeiro livro consegui sentir uma forte empatia pela protagonista, Malorie, por sua solidão e seu medo, Philip Tonka não foi tão bem construído ou aprofundado; seus medos estão mais relacionados à vulnerabilidade de ter sido ferido e de estar à merce de pessoas que desconhece, e não tanto por razão do mistério do livro em si.

Para quem gosta de mistérios, tensão e reflexões, com certeza os livros de Josh Malerman são imperdíveis. Porém, para aqueles que gostam de enredos fechadinhos e com explicações para tudo, é bom saber desde já que algumas frustrações podem resultar da leitura.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

7 comentários:

  1. Li Caixa de Pássaros e fiquei frustrada gosto de finais fechados, então tenho receio de ler esse livro e não gostar, adoro mistério e nesse quesito o autor se sai muito bem, mas em outros deixa a desejar. Concordo o medo maior é do desconhecido, em saber como lidar com algo que nem se sabe o que é é complicado e difícil. Gostei dos personagens do outro livro, pena que nesse pelo visto não agradam tanto.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Adoro livros de mistérios e suspense, ainda não tive a oportunidade de ler Caixa de Pássaros, mas gostei muito das resenhas que li, já Piano Vermelho já li algumas resenhas negativas quanto ao final deixar a desejar, mas mesmo assim gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Já li Caixa de pássaros, mas confesso que pelos comentários, achei que poderia ter sido melhor.
    Ando bem curiosa por ler Piano vermelho, principalmente porque gosto desses livros que trazem o terror psicológico, onde o medo vem mais pela expectativa do porvir, do que realmente pelos acontecimentos e gosto quando tem passado e presente, porque torna a leitura mais abrangente.
    Bacana a iniciativa da editora em fazer essa semana especial!
    Desejo uma semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju! Curto muito suspense, gostei muito do livro Caixa de pássaros, estou bastante curiosa em ler esse Piano Vermelho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Sou apaixonada por livros de mistérios e suspense então quando saiu Caixa de pássaros fiquei louca para ler, e até gostei muito da estória mas não do final aberto... E nesse segundo livro o autor utilizou outro sentido agora a visão para elabora a estória, como ainda não li fica difícil dizer algo mas mesmo assim é um livro que quero ler.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei apaixonada por Caixa de Pássaros, e criei uma grande expectativa para Piano vermelho devido a escrita do autor.
    Porém todas resenhas que tenho visto não tem sido muito positivas e acho que vou acabar me decepcionando.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Ainda não li nada do autor, mas estou bastante interessadas nesta duas obras dele.
    Só vejo pessoas dizendo que os livros são muito bons.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.