Wake - Lisa McMann

Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...
"Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos."
Cassandra Clare (Skoob)
MCMANN, Lisa. Wake. Wake #1. Novo Século, 2010. 205p.


Eu tenho vontade de ler esse livro há quase sete anos, tanto que comprei a trilogia inteira de uma vez quando teve promoção e eu não costumo fazer isso. Por sinal, a compra foi também há muitos anos (mais de três), então é impressionante que eu só tenha lido agora, mas alguns de vocês devem entender. Tem vários livros para ler, né? Enfim, eu me arrependi de não ter lido antes, mas em parte foi bom porque agora posso publicar essa resenha para vocês e, quem sabe, fazer alguém se interessar por esse livro incrível.

O que sempre me interessou no livro foi a premissa que é superinteressante: entrar nos sonhos das pessoas. Eu tenho em comum com a Janie o fato de odiar sonhos, apesar de, no meu caso, serem os meus próprios. Apesar disso, eu sempre fui bem interessada por eles. Eu tenho uma revistinha de significados de sonhos que veio com uma revista (se eu não me engano, nem era revista minha, mas de uma amiga e eu pedi a revistinha para ela) e olhava várias vezes e ficava irritada que muitos dos meus sonhos não apareciam lá ou o significado de lá não fazia muito sentido, o que já me fez pesquisar até na Internet. 

E o livro consegue usar tudo que é interessante a respeito de sonhos. O fato de que o poder da Janie pode ser mais eficaz para conhecer os segredos de uma pessoa do que o de ler pensamentos, porque nos sonhos há até coisas que as pessoas conseguiram afugentar da mente, e estão apenas no subconsciente e elas podem nem lembrar quando acordarem, ou coisas que elas ainda não descobriram quando estão acordadas, mas que já se mostram nos sonhos. Também o fato de que sonhos podem ser medos e esperanças. Tem sonhos que são mais literais que outros. Até a possibilidade de sonharmos com o que quisermos, que é possível sim.

Eu também adorei para onde a história foi com a Janie aprendendo a lidar com isso e os outros acontecimentos. O livro consegue trazer drama, romance e alívio cômico em doses que eu achei legais. 

A estrutura dele é interessante, falando o dia e horário, para a gente se situar, para saber, por exemplo, o quanto esse poder interfere no sono da própria e também para mostrar quando está contando de algumas das primeiras vezes que ela viu o sonho das pessoas. Os sonhos vêm numa fonte diferente. Eu encontrei uns dois errinhos de revisão só.

No final do livro, veio uma parte com o ponto de vista de outro personagem que me deu medo pela continuação, pois muitos reclamam de continuações do tipo - eu mesma nunca li - , mas logo depois veio o começo do livro seguinte e mostrou que vai continuar sendo em narrador observador e eu quero muito ler os próximos. O presente desse livro se passa no último ano de Ensino Médio da Janie e eu quero muito saber o que ela vai fazer do futuro. E obviamente, como ela continuará lidando com esses sonhos.
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

7 comentários:

  1. Curioso esse livro, fiquei me imaginando no lugar da personagem deve ser horrível participar dos sonhos dos outros vai que não são coisas boas que acontecem, mas a minha maior curiosidade é em saber porque isso acontece com ela, se tem algum significado. Fiquei interessada em ler para saber mais.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer esse livro parece ser bem interessante!! Acho que nunca li nenhum livro sobre esse premissa, mas é curioso a protagonista conseguir entrar nos sonhos das pessoas, sem dúvida é um livro bem instigante para ser lido. Valeu a indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Já havia visto algo sobre o livro, porém nunca parei para poder saber mais.
    Tem uma premissa bem interessante mesmo, deve ser uma coisa bem legal poder entrar nos sonhos das pessoas.
    Deve ser bem emocionante.
    ótima dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro e achei a premissa bem interessante, fiquei muito curiosa sobre como Janie vai lidar com seu Dom e com vontade de ler mesmo não gostando muito de histórias que envolvam sonhos mas adorei sua resenha e já anotei a dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Essa é a primeira vez que vejo falar desse livro, achei a trama bem interessante, essa resenha me deixou bastante curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Li essa série há alguns anos atrás e não me lembrava mais da historia. Sua resenha me fez voltar ao tempo e lembrar-se de todos os detalhes da historia. Confesso que sinto muita pena de Janie, dormir e toda vez entrar num sonho de alguém é algo que não é fácil de lidar.
    Bom, só posso dizer que a série é incrível e espero que você continue lendo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mah!
    Gostei demais da premissa do livro, ainda mais poder entrar no sonhos alheios, deve ser demais...
    Tenho mania de anotar meus sonhos, assim que acordo, já escrevo logo. Culpa de mainha que escreveu O LIVRO DOS SONHOS que fala sobre o significado dos sonhos e orienta que escrevamos nossos sonhos e nunca deixei de fazê-lo...
    Adorei a resenha!
    Um final de semana de muita inspiração e paz no coração!
    “Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” (Richard Bach)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.