As coisas que fazemos por amor - Kristin Hannah

Sinopse: Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.
Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.
Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.
Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família. (Skoob)


Livro digital recebido em parceria com a Editora.
 HANNAH, Kristin. As coisas que fazemos por amor. Editora Arqueiro, 2017. 352 p.



"...eu te amo mais do que todas as gotas de chuva que caem."

Sendo sincera agora, eu nem sei por onde começar essa resenha, poderia falar sobre a grande lição de vida e moral que levei desse livro? Talvez. Poderia falar dos personagens? Com certeza, mas prefiro falar do amor. 

Quem aí não ouvir a famosa frase: "amar as vezes não é o suficiente"? Essa simples frase resume praticamente todo esse livro. Porque apesar de ter tido amor entre o casal, nem mesmo ele conseguiu segurar as pontas dessa relação, que já estava fracassada havia muito tempo. 

Angie é uma mulher que almeja sucesso em tudo o que faz, fracasso não faz parte do seu dicionário, e quando as inúmeras tentativas de ter um filho falham miseravelmente, ela não consegue se manter inteira e aceitar que não era para ser, ela terá o seu sonho realizado custe o que custar, ela só não esperava que o preço fosse tão alto.

Colon é um homem forte, ou tenta demostrar que é, sua relação está acabada, anos de amor e companheirismo indo por água abaixo, ele tentou salvar o que restava do seu casamento, mas esse amor estava além dos reparos, a única opção viável para ele e sua sanidade é pedir o divórcio.

"Nos últimos anos, tinha esquecido que Colan sonhava com a paternidade tanto quanto ela desejava ser mãe. Em algum lugar no meio do caminho, tudo acabara se concentrando nela. Angie focara tanto na sua própria tristeza que subestimara a de Colan. Sabia que essa era uma das verdades que a atormentariam para sempre. Sempre se dedicara a ter sucesso na vida - a família a chamava de obsessiva - e ser mãe era umas das metas a atingir. Deviria ter se lembrado de que esse é um esporte jogado em equipe. O amor que um dia sentiram parecia distante, muito distante, tão esmaecido e perdido quanto sua infância."

Depois do divórcio Angie decide voltar para West End, sua cidade natal. Lá ela encontra forças nas pessoas que nunca a abandonaram, sua mãe e irmãs. Ela tem duas missões agora, tentar reconstruir sua vida do zero, superar seu passado e ajudar a administrar o restaurante da família que não está indo nada bem.

Nessas idas e vindas da vida ela conhece Lauren, uma adolescente que apesar da tenra idade se mostrou ser uma pessoa forte que sabe o que quer, sua mãe é uma alcoólatra e não lhe dá apoio algum, então ela aprendeu desde pequena a se virar sozinha. 

Ver a relação das duas foi lindo, porque eu vi Angie se tornar uma nova mulher, ela viu em Lauren alguém que precisava de amor, atenção e acima de tudo de uma mãe que a amassasse e mostrasse que ela não estava mais sozinha, que agora tinha uma família que iria cuidar dela e se meter em sua vida, como todas as outras fazem, iria lhe dar presentes de natal, e que estariam lá para o que precisasse, seja isso o que for.

"A vida dá um jeito de seguir em frente, e a gente faz o melhor que pode para acompanhar o fluxo. O coração partido se cura. Como qualquer ferimento, fica uma cicatriz, uma lembrança, porém esmaecida. De repente você percebe que passou uma hora sem pensar a respeito, depois um dia..."

As coisas que fazemos por amor é um livro que irei levar para sempre no meu coração, para me lembrar que nem sempre temos o que queremos, mas às vezes a bênção que esperávamos pode vir de maneiras diferentes, apenas temos que estar abertos a isso.

Essa é uma história dramática e isso é inquestionável e, como todo drama, há algumas barreiras a serem ultrapassadas, barreiras essas que não deixarão todos inteiros, mas que mostrará que o amor é assim tão forte, a ponto de resistir a elas.

O final foi bem clichê e eu já esperava, mas isso não diminuiu a carga emocional do livro, nem anulou o momento especial vivido por eles. Saí dessa leitura com meu coração triste, mas com minha alma renovada, aprendi que é sempre importante dar valor às pessoas que nos amam e que estão ao nosso redor, porque você pode acordar um dia e ver que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado e pode ser tarde demais para um conserto.

"Entrei duas vezes na sala dele este ano e vi que estava chorando... Que tristeza ele ter que vir aqui para chorar."


Maah
Maah

8 comentários:

  1. Gosto muito deste tipo de romance dramático, que nos proporciona repensar sobre os relacionamentos familiares, e como as vezes não conseguimos adquirir aquilo que desejamos da maneira certa, mas que o tempo tudo vai se encaixando. Acredito que está deve ter sido uma leitura com bastante carga emocional, já que se trata de assunto delicado, eu particularmente fiquei muito interessada nesta obra.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito um romance dramático, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece super emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Adoro ler romances dramáticos, especialmente aqueles que nos faz dar valor a família e nos faz lembrar que nem sempre temos tudo que queremos e na hora que queremos, esse romance parece ter uma grande carga emocional, fiquei imensamente interessada em ler, adorei a resenha e a dica de leitura!!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros em que a história acaba dando uma lição ao leitor, já tinha lido alguns comentários positivos referentes a este livro, e ler os seus, me deixou ainda mais ansiosa para ler As coisas que fazemos por amor, parece ser um livro com uma ótima história.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Que carga emocional grande que esse livro carrega e já me imagino chorando ao lê-lo (sou muito chorona). Gostei demais da premissa do livro e fiquei um pouco decepcionada ao saber que o final é meio clichê, mas nada que vai me atrapalhar a ler este livro!
    Amei demais, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Marlene!
    Os livros da Kristin tem esse poder sobre o leitor, causa impacto e nos faz repensar em muitas coisas, sem contar que temos de comprar uma caixa de lenços, né?kkkk
    Já me identifiquei com a Angie, porque sempre quis ser mãe biológica e nunca pude, embora tenha sido mãe de outras formas, dos sobrinhos, das enteadas... e sei bem a frustação qu ela passou.
    Quero poder conferir a leitura.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma leitura agradável e reflexiva, faz a gente parar para pensar de estamos dando valor a tudo que temos e as pessoas e também deve ser comovente a emoção da personagem de se tornar digamos assim uma mãe para essa adolescente que ela encontrou deve ter sido maravilhoso.

    ResponderExcluir
  8. Tenho visto tantas resenhas positivas sobre este livro, que to até com vergonha de dizer que não conhecia a autora.
    Parece ser um livro emocionante, pois ser mãe é algo que mexe com sentimentos de toda mulher.
    Bem legal autora ter conseguido abordar isso tão bem.
    Não faz meu tipo de leitura, mas sem dúvidas daria uma chance.

    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.