Conjuntando #72: Leia.Seja.


A Editora Arqueiro convidou os blogs parceiros para fazerem uma blogagem coletiva sobre uma campanha muito legal que está sendo promovida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros: a Leia.Seja.

A Leia.Seja. busca difundir a mensagem do valor do livro e seu papel transformador na sociedade através de um time de personalidades fantasiadas de personagens clássicos da literatura brasileira e mundial. 

Pedro Bial (Sherlock Holmes), Bela Gil (Capitu), Bernardinho (Capitão Rodrigo), Cauã Reymond (Dom Quixote), Washington Olivetto (Visconde de Sabugosa) e Baby do Brasil (Emília) vestiram sua paixão pelas histórias para transmitir a mensagem de que, ao ler, a pessoa é transportada para quantos lugares, sentimentos e reflexões a imaginação permitir, estimulando a criatividade, a inspiração e o saber. Confira todos os materiais da campanha.

A campanha ganhou visibilidade já na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e agora, para celebrar o Dia Nacional do Livro,  os apoiadores da campanha convidam todos a contar quais obras mais marcaram suas vidas.  Para participar, curta a campanha no Facebook e no Instagram e use a hashtag #leiaseja!


E claro que o Conjunto da Obra não poderia ficar de fora. É difícil dizer quais livros mais me marcaram, pois foram vários nos mais diversos momentos e cada um teve uma importância diferente. Com os livros, pude viajar desde mundos mágicos, como Nárnia ou o Mundo Atrás do Espelho, até os cantos mais longínquos de nosso próprio mundo. Conheci culturas diferentes das nossas, aquelas que existem mesmo, mas também pude imaginar outras, criadas pela mente de alguém.

Ler, afinal, é ter contato com as diferenças, é desenvolver a empatia e se tornar uma pessoa melhor. Já dizia Mario Quintana: Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. E se eu, de alguma forma, puder ajudar a mudar o mundo - ou as pessoas - por meio de livros, com certeza farei isso.

O que acharam da campanha? Já viram por aí? Quais os livros mais marcaram suas vidas? Conta para a gente!
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

10 comentários:

  1. Gostei bastante da campanha, acho bem legal usar gente famosa como personagens clássicos para incentivarem a leitura.
    Estão de parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju! Já tinha visto essa campanha e acho super legal, quais livros mais me marcaram!? vishi nem sei, foram tantos, leio desde criança, os de Monteiro Lobato por exemplo foram os primeiros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. E a primeira vez que vejo esta campanha mas estou completamente feliz e entusiasmada, pois consegui me identificar, até pelo fato de que através da literatura pude ter um visão ampliada do mundo, não fico pressa apenas na meu mundinho, que importuno, na qual não tenho tantas oportunidade de vida, mas a literatura de certa forma nos proporciona fugir da realidade, ser quem quisermos e mais ainda se torna uma pessoa melhor, capaz de sentir empatia pelo próximo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju
    Eu achei muito legal esta campanha e despertar a atenção dos leitores pelo dia Nacional do livro.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei o máximo a iniciativa da Editora Arqueiro de convidar os blogs parceiros para fazerem uma
    blogagem coletiva sobre a campanha que está sendo promovida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros: a Leia.Seja, achei muito legal esta iniciativa de querer difundir a mensagem do valor do livro e seu papel na sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Ola, Adorei a campanha, muito interessante usar a imagem de famosas para incentivar a leitura , ler é tudo de bom, vários livros já me marcaram, foram tantos que não me lembro!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante deste campanha, ache bem interessante. Como leitora posso dizer que vários me marcaram, mas tem duas séries em especial que é a Série Crepúsculo e a Série Percy Jackson, pois foram com essas duas séries que entre no mundo dos livros.
    É especial pra mim!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. a campanha em si é muito legal, pois mostra além da paixão pelos livros o quanto eles marcam o leitor, estou adorando participar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ju!
    Ando encantada com essa camapanha e divulguei ontem no blog.
    Acho maravilhoso personalidades conhecidas do público se disporem a ler alguns trechos de livros e assim poderem estimular a leitura, fascinante.
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto a campanha e achei muito legal essa iniciativa, é sempre bom incentivos a leitura, sempre que lemos somos alguém diferente, temos muitas vida em uma rs. Espero que seja um grande sucesso a campanha, são tantos livros que marcam a nossas vidas difícil escolher algum rs.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.