Nova Era - Chris Weitz

Sinopse: O grupo de Jefferson e Donna está de volta a Nova York, e os planos para distribuir a Cura a todos os adolescentes da ilha não ocorreram como o planejado. Depois de encarar a traição da Resistência — que resolveu se unir aos velhos inimigos da tribo da Uptown —, os amigos vão precisar colaborar com os ingleses da Reconstrução para garantir que o mundo não acabe em uma explosão de mísseis nucleares. (Skoob)
WEITZ, Chris. Nova Era. Editora Seguinte, 2016. 216 p.


E finalmente terminei Nova Era, o último volume da série Mundo Novo (resenha aqui). Para quem leu a resenha do segundo livro, Nova Ordem (resenha aqui), sabe que não gostei muito, porque ele repetia um tipo de ação que existia no primeiro livro, entre alguns outros pequenos problemas. Nesta conclusão, eles ainda existem, mas em menor quantidade, além de estarem um pouco ofuscados pela curiosidade de saber como tudo irá terminar.

Donna e Jefferson sempre foram os dois personagens principais da trama. São eles que criam a ação, tudo gira em torno deles, mesmo que nem sempre sejam eles quem resolvam as situações. Eles são o casal romântico. Isso está claramente definido desde o primeiro livro. Como as narrativas são em primeira pessoa, intercaladas entre vários personagens por cada capítulo, fica claro, pelos pensamentos dos dois, que eles nunca desistiram um do outro. Então, a criação de um triangulo amoroso entre eles e outro casal secundário, só funciona para distrair, nunca para criar aquele medinho da separação.

E é esse ponto que atrapalha um pouco o prazer da leitura em Nova Era. Donna reencontra Jefferson depois da separação forçada em Nova Ordem. Ao invés do autor se focar nos problemas práticos da procura pelos ativadores das bombas nucleares, ele insiste, em quase metade da história, em questionar uma decisão amorosa que não está em risco. Isso acaba prejudicando um pouco a dinâmica da ação, mas só um pouco. Porque, desta vez, a ação é mais interessante, menos confusa, do que em Nova Ordem, o que é um mérito e o que faz com que este último volume não decepcione.

Apesar da quantidade de capítulos de Donna e Jefferson serem menores, porque eles precisam dar espaço à solução das questões de outros personagens, quase todos são importantes e interessantes, além de conclusivos. O final, embora não fuja do esquema de mocinhos contra um vilão e o sacrifício de alguém para salvar o dia, é empolgante e faz o leitor virar as páginas em alta velocidade.

O resultado final dessa trilogia é positivo, embora fique aquela sensação de que poderia ter sido bem melhor. De qualquer forma, é impossível negar a originalidade da história, que foge da mesmice de livros e livros que tratam de assuntos repetidos e sem criatividade. E isso é fácil de constatar, pela saudade que fica por saber que não iremos mais acompanhar as aventuras de Donna e Jefferson.
Carl
Carl

7 comentários:

  1. Não conhecia a serie, mas a premissa parece ser interessante.
    Porém, não é o estilo de leitura que eu estou acostumada a ler mas achei uma boa dica para quem gosta.
    Bem legal quando o autor consegue se destacar pela originalidade.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Não conhecia a Trilogia e também não conhecia o Autor, mas achei interessante, gosto de livros de aventuras e com um pouco de romances, gostaria de ter a oportunidade de ler, é uma boa dica para fugir dos muitos livros clichês!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que o final da trilogia Mundo Novo é bom, gosto de histórias com ação e aventuras então pretendo ler esta série, irei dar uma conferida nos livros anteriores da série e pretendo ler estes livros futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Carl!
    Nossa! Um livro que consegue fazer com que percamos o fôlego deve ter um enredo carregado de ação, movimento e muita reviravolta.
    Não li nada do autor nem da obra, mas já fiquei fascinada por saber que ele além do mundo distópico, cria objetos de forma lúdica.
    Mesmo que o final tenha sido um tanto atropelado em sua opinião, acredito que merece uma leitura.
    E a mitologia envolvida é sempre boa de ser conferida.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Talvez está originalidade da estória, e o que torna a leitura ainda mais agradável, apesar de que em alguns momentos o romance tenha de sobre saído, mais que em descobrir quem e as pessoas que estão armando as bombas. Bom, quero dizer que curti muito o conteúdo desta estória, ao ponto de me interessar pela leitura, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Me desanimei com esse triangulo amoroso que odeio, fala sério quase metade do livro nisso, talvez seja para encher linguiça rs. Mas de resto parece que é muito bom ainda mais a parte de ação que adoro e a originalidade que esta cada vez mais difícil.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Aparenta ser uma série bem emotiva, cheia de aventuras e muito romances. Não sei quando vou ler esta série um dia, mas espero que seja breve, porque estou quando lê-la muito. Vejo que os livros tem uma leitura agradável, fácil de ser ler que no caso eu priorizo num livro.
    Como sempre uma ótima resenha e bem detalhada.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.