Tempestades de Sangue - Kel Costa

Sinopse: Até onde você iria para proteger aqueles que ama?
Na continuação da série Fortaleza Negra, ninguém está completamente a salvo. Mas a coragem e a determinação de Sasha a transformam em uma destemida guerreira, capaz de suportar as piores adversidades.
A adrenalina está de volta neste romance vertiginoso!
Mais intenso.
Mais sangrento.
Mais apaixonante.
Porque o medo não terá espaço na luta pela sobrevivência.(Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora. 
COSTA, Kel. Tempestades de Sangue: A Vingança dos Mitológicos. Fortaleza Negra #2. Ler Editorial, 2017. 320 p.


Tempestades de Sangue, de Kel Costa, é a continuação do livro Fortaleza Negra, que nos apresentou um enredo próprio com vampiros. Na trama, em algum momento da década de 1980, os vampiros se mostraram aos humanos e passaram a governar os países, reduzindo as diferenças sociais e intrigas políticas. Todo o resto da história é exatamente igual ao nosso, inclusive com músicas e filmes que conhecemos, por exemplo.

No primeiro livro, esse contexto é apresentado ao leitor, mas, por ter muito enfoque no romance e na nova vida de Sasha dentro da Fortaleza, o livro não conseguiu se aprofundar em questões políticas e históricas que rondam a existência dos mestres. Tempestades de Sangue supriu muito bem essa lacuna, com flashbacks e conversas que narram desde o surgimento dos primeiros vampiros e mitológicos até sua participação em importantes momentos históricos. Além disso, o ressurgimento de Rurik, o mestre proscrito, contribuiu para esclarecer os problemas políticos internos dos próprios mestres e revelar aquilo que eles mantiveram em segredo dos humanos até que fosse impossível ignorar: a aliança de Rurik com os mitológicos.

Se em Fortaleza Negra os ataques dos mitológicos se restringiam às cidades desprotegidas, o segundo livro veio para mostrar que lugar nenhum está protegido da mente engenhosa de Rurik. Ainda não acho que as reais intenções do segundo mestre estejam claras, e espero que isso seja melhor trabalhado no próximo livro da série, mas é fato que ele deseja enfraquecer/destruir seus irmãos por algum motivo.

"- Não acreditei quando me deparei com seu cheiro naquela caverna. - Fechei os olhos ao sentir os dedos dele percorrerem meu rosto. - Não conseguia entender sua presença naquele lugar. - Ele segurou meu queixo e me fez olhar para ele. - Você está bem?"

Kel Costa trabalhou muito bem na construção do enredo, ao utilizar elementos que já haviam sido mencionados de forma superficial no primeiro livro para torná-los essenciais nesse segundo volume. Foi o caso, por exemplo, do tráfico de sangue e da Exterminator, que colocaram a protagonista em grandes apuros, mas que garantiram boa parte da ação da trama.

A ação, dessa vez, foi o ponto alto da história. Ela já estava presente no primeiro livro, mas tomou uma proporção muito maior. Acredito que o fato de a protagonista ter buscado se tornar mais forte e destemida fez tudo ser mais interessante, pois neste livro ela fez parte da ação e não ficou só como a donzela indefesa. Além disso, Sasha também não se tornou uma super-heroína com poderes que surgiram do nada. Muito pelo contrário, a autora conseguiu enfatizar suas limitações como humana, sem ir de um extremo ao outro, que era o que eu temia e que colocaria toda a história a perder.

Sasha cresceu muito em relação ao livro anterior. Ela continua irritante e impulsiva, mas depois de todas as suas perdas, suas ações são menos egoístas. Ainda acho que ela não sabe com quem está lidando ao tratar com os mestres e que alguns castigos por ser tão petulante foram bem merecidos - não que ela precise se ajoelhar e lamber o chão que eles pisam, mas a garota vê um deles e quer medir forças, rá! Porém, é indiscutível que ela melhorou substancialmente de lá para cá e que as confusões continuam a persegui-las, mesmo quando ela não contribui para isso.

"Tive que parar de falar quando Mikhail me puxou pelos cabelos e me calou com um beijo. Meus pés chegaram a sair do chão quando ele colou meu corpo ao dele. Sua boa cobriu a minha, os lábios movendo-se junto com os meus. Racionalmente, eu queria bater nele. Mas simplesmente não conseguia ignorar o efeito que o toque dele causava em mim."

O romance, embora tenha menor importância em Tempestades de Sangue, ainda está presente. O relacionamento de Sasha e Mikhail se aprofundou bastante, com conversas mais abertas e DRs relevantes, ainda que o mestre não se abra ainda por completo. Achei Mikhail bem mais fofo agora, embora seu jeito durão precise reaparecer de vez em quando. Kel Costa com certeza sabe criar uma cena intrigante e envolvente, e por isso acho difícil que alguém não se envolva nessa história.

Um presente trazido pela autora nesse volume foi a alternância de pontos de vista entre os capítulos, que permitiu visualizar os acontecimentos pelos olhos de outros personagens. Essa alternância já existia no primeiro livro, mas não achei tão relevante naquele volume. Quem se destacou nesses momentos, sem dúvidas, foi Kurt, o amigo de Sasha com um tombo pelo mestre malvadão Klaus. Kurt finalmente deixou de ser invisível aos olhos do mestre, e tenho certeza que esse núcleo ainda tem muito para mostrar.

Existem ainda outros elementos importantes no enredo, como a família de Sasha, as consequências dos ataques para os moradores da Fortaleza, o sofrimento contido de Victor, irmão dela, entre outras coisas. E tenho uma coisa a dizer: que crueldade que é o último capítulo do livro. É instigante, cheio de mistérios, mas terminar daquele jeito é sofrível. Quem quiser ler a série, tenha em mente que é muito importante ter o terceiro volume em mãos antes de terminar esse.

Depois de Tempestades de Sangue, a série Fortaleza Negra tem tudo para se tornar uma das minhas favoritas de fantasia, mas tudo vai depender do caminho que Ruínas de Gelo tomar. Felizmente já tenho o livro em mãos e devo ler em breve, então conto para vocês nas próximas semanas o que achei do fechamento da série.



Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Oi Ju,
    Adorei sua resenhas, tivemos opiniões bem parecidas sobre esse livro *.*
    Também espero que no próximo revele as reais intenções do Rurik, se bem né, com aquele final... haha
    Muito feliz pelo Kurt finalmente ser enxergado HAHAHAHAHA

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, acho que para quem gosta de fortes emoções, não tem como achar outra coisa do livro. E Kurt é o queridinho de todos os leitores, não tenho dúvida alguma!
      Sobre o Rurik, pois é. Não sei o que esperar daquele final. Estou dando um tempo para atualizar outras leituras que estão pendentes, mas espero poder ler esse terceiro livro logo.

      Bjos!

      Excluir
  2. Ola,
    Não li nenhum dos livros, mas já esta na minha lista de favoritos, gosto muito de livros com vampiros e com um pouco de romance! Essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferir essa história que parece super muito intensa e apaixonante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, se puder, confira sim! Tenho certeza que vai gostar ;)

      Excluir
  3. Oi Ju
    Faz tempo que eu não leio uma boa fantasia com vampiros, e eu andei lendo várias resenhas positivas sobre esta série. Estou bem interessada, inclusive ontem eu baixei o primeiro livro em e-book gratuito na amazon, quero logo ler, espero gostar tanto como você.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, que bom que você baixou e aproveitou a promoção. O primeiro é bom, mas o segundo é melhor! Estou adorando a série, espero que você goste também.

      Excluir
  4. Eu estou a um tempo querendo ler a série Fortaleza Negra, e leio muitos comentários positivos referentes aos livros da série, que bom que esta série esta se tornando sua favorita do gênero de fantasia, como gosto de livros de fantasia acredito que irei gostar dessa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim Mari, espero que tenha oportunidade de ler, é ótima!

      Beijos

      Excluir
  5. Tenho o primeiro livro desta trilogia se não me engano, porém ainda não a li, apesar de ter muito interesse, ainda mais agora após ler sua resenha, e perceber o quanto este segundo livro possui uma trama bem descrita, com um desenvolvimento encantador, e envolvente. Já que a personagem amadurece bastante, e as cenas de ação se prevalesse deixando a leitura ainda mais cativante. Admito que estou ansiosa pela leitura, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Gosto muito de literatura fantástica e se escrita por uma autora nacional, devemos mesmo prestigiar.
    Não li ainda nenhum dos dois livros e tenho muita vontade, além de todo enredo, essas capas são bem convidativas.
    Um final de semana alegre e feliz!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Quero ler essa série, achei diferente pelos humanos saberem dos vampiros ainda não li nenhum assim, gostei por eles terem conseguido reduzir as diferenças sociais entre outras coisas, já tinha pensado nisso que eles poderiam ajudar os humanos e muito. Esse volume parece bem trabalhado, personagem bem determinada e muita ação que adoro.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a serie, mas gosto muito de todo esse universo de fantasia ainda mais quando envolve vampiros.
    Achei a capa e os nomes escolhidos bem legais, e deixam o leitor com vontade de querer descobrir mais.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido algumas resenhas sobre está série e posso dizer que gostei bastante. Achei bem legal que o livro não foca muito no romance e sim nas aventuras dos protagonistas. Achei bem legal isso e deu pra ver que a autora trabalhou bastante pra construir o livro.
    E com certeza eu quero ler sim.
    Amei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.