Além da Magia - Tahereh Mafi

Sinopse: Há apenas três coisas importantes para Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: sua mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, os quais parecem escapar dela; e seu pai, que sempre a amou. No dia em que seu pai desapareceu de Ferenwood, ele levava consigo apenas uma régua. Já se passaram quase três anos e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela o ama tanto quanto ama aventura, e está prestes a embarcar em um para encontrar o outro.
No entanto, trazer seu pai para casa não será tão fácil. Alice precisa viajar através da mística e perigosa Terra de Furthermore; onde para baixo pode ser para cima, papel está vivo e esquerda pode ser direita. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver, cuja habilidade mágica é mentir e enganar – e com um mentiroso em uma terra onde nada é o que parece ser, requisitará de Alice toda sua concentração para encontrar seu pai e conseguir voltar para casa sã e salva. Em sua jornada, Alice precisa se encontrar- e se agarrar à magia do amor diante da perda. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
MAFI, Tahereh. Além da Magia. Futhermore #1. Universo dos Livros, 2017. 368 p.


Conheci a escrita de Tahereh Mafi com a série Estilhaça-me, uma distopia envolvente que me conquistou inteiramente. Por isso, quando surgiu a oportunidade de ler outro livro da autora, eu aproveitei. Além da Magia foi bem diferente do que eu esperava, principalmente porque não li a sinopse e me guiei só pelo nome da autora na capa. De alguma forma, o livro tanto surpreendeu quanto decepcionou, mas toda a obra foi tão fofinha que não consegui evitar me encantar com essa nova história.

Alice é uma menina de 12 anos que vive em um mundo repleto de cor e magia - mas ela própria é desprovida de cor, o que a faz diferente de todos os que vivem em Ferenwood. A vida ficou ainda mais dolorosa depois que Pai desapareceu, há três anos, e a deixou com Mãe, cada vez menos amável, e seus irmãos, que mal a conheciam. Até que Oliver - um enganador mentiroso de quem Alice não gosta - pede ajuda dela para encontrar Pai.

""[...] não fosse por Pai, Alice talvez não tivesse tanta coragem. O amor a tornava destemida. E veja só... não é curioso? Era muito mais fácil lutar por outra pessoa que lutar por si própria."

A primeira surpresa que tive com a trama foi ser um livro infanto juvenil. A protagonista tem 12 anos e é bastante ingênua, o que dá à narrativa um tom bem diferente do que eu esperava. Por mais que tenha passado por algumas coisas ruins, Alice é leve, doce e sonhadora e até mesmo seu desejo mais profundo é puro: ter Pai de volta.


Isso não significa que se trate de uma trama boba ou superficial. Tahereh Mafi conseguiu inserir diversos elementos e aprofundá-los, dando diversas camadas aos personagens. Alice, por exemplo, sente-se insegura em relação à aparência e à falta de cor; sua relação com a mãe e os irmãos não é tão carinhosa como era com seu pai; além disso, a ausência de Pai modifica-a um pouco a cada dia. O mesmo se dá com Oliver: sua habilidade de punir e manipular para que gostem dele fez com ele desconhecesse pessoas que gostassem dele de verdade, e isso o faz profundamente solitário.

"A verdade era que Alice sempre seria diferente - mas ser diferente era extraordinário e uma grandíssima de uma aventura."

Um detalhe divertido do texto é a participação do narrador de uma forma ativa ao contar a história. Não se trata de um narrador-personagem, mas se trata daquele tipo de narração que conversa com o leitor, emite opiniões e dá avisos sobre o que aconteceu ou acontecerá. É fofinho e lembrou muito os livros que eu lia quando criança. Também achei interessante que os pais de Alice não tenham recebido um nome, eram apenas Pai e Mãe.

O mundo construído por Mafi é lindo e cheio de magia. Não pude evitar a comparação com Alice no país das maravilhas, seja pelo nome da protagonista, seja pelas coisas loucas que ela encontrou em Futhermore, onde tudo era possível. Meu palpite é que a autora usou essa ferramenta de forma proposital, e deu muito certo: as aventuras de Alice eram cheias de adrenalina, de todas as formas possíveis.


Mais importante ainda são as mensagens trazidas ao fim da história, sobre família, sobre amizade e sobre aceitação. É o tipo de livro perfeito para os mais jovens, mas que também encanta os sonhadores de qualquer idade. Fui presenteada ainda com uma diagramação maravilhosa, cheia de detalhes pensados para mergulhar ainda mais o leitor na história.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. que livro mais fofinhoooo ! ele realmente se parece com Alice no País das maravilhas, o que mais me chamou atenção porque amoo essa história. O livro parece ser muito bom, e de aquecer o coração. Gostei bastante que o naarrador tem uma participação ativa na história, e parece ser bem legal essa participação. Gostei muito da mensagem trazido ao decorrer e fim do livro, com certeza é um livro que merece ser lido!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju.

    Acho que em seu pai, a Alice sempre tinha encorajamento e o devido apoio, então com certeza ela sentia uma enorme falta, após seu desaparecimento...

    E acredito que através dessa aventura dela e do Oliver, era o mais provável a formação de uma amizade, já que os dois estão em busca de algo em comum.

    ResponderExcluir
  3. Também só tenho contato com as letras da autora pela série Estilhaça-me, que só li o primeiro livro e pretendo ler os outros em breve!
    Ainda não sabia da existência deste livro,mas também me surpreendi com a idade da protagonista, por sua diferença e por ter esta relação tão densa com a família.
    Com certeza, deve haver muita mensagem escondida em cada página e vai para a lista de desejados e eu espero poder ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Uma das melhores distopias na minha opinião é Estilhaça-me e até saiu livro novo da série, já viu?
    Não sabia que o livro era infanto juvenil, mas pelo visto, continua bem escrito, trazendo os dramas de uma pré-adolescente e ainda com uma narrativa inédita, pelo menos para mim, que é um narrador participativo, gostei.
    Bom domingo de luz e paz!
    “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas...” (Eliane Azevedo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2018/03/divulgacao-cultural-40-28-poetizando-e.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.

    Parece ser um livro bem fofinho. E por mim, um livro infanto-juvenil sempre é bem vindo.
    Já ouvi diversos e maravilhosos comentários da distopia da autora, mas ainda não li. Mas ouvi maravilhas e saber disso incentiva que eu leia não só a distopia, mas esse livro também.
    Que bom que gostasse.

    Beijinhos, e até a próxima!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, capa super fofa, curto muito a escrita da Tahereh Mafi, essa resenha me deixou ainda mais curiosa me conferi essa história que parece bem emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que livro fofo Ju!
    Amei as páginas tbm, e o enredo parece bacana tbm, espero ter uma chance de conhecer.
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque tive a impressão que seria uma historia mais adulta rs. Adoro historias juvenis, essa parece ser uma graça, as mensagens transmitidas ao leitor devem ser lindas e reflexivas, geralmente fico pensando nelas depois da leitura. A edição esta muito bonita e bela foto parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Se é da Tahereh Mafi já fiquei curiosa, minha primeira distopia foi com a série Estilhaça-me, e amo demais. Legal que é um livro Infanto Juvenil, não costumo ler muito livros desse tipo, mas achei tão fofo, e a capa maravilhosa, além de que toda a trama deve ser bem delicinha de ler, e como você disse também acho que a autora quis fazer uma ligação com Alice no pais das maravilhas, fiquei bem curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  10. Que fofo!
    Conhecia ele só de nome, e fiquei bem curiosa.
    Parece ser tão lindinho e com boas reflexões, embora puras, sob o olhar de uma criança.
    A Alice parece ser uma personagem fofuxa.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Que capa e folhas mais cuti-cuti, adoro livros assim, as vezes compro nem pela história apenas pela fofura que ele é.
    A história também me lembrou Alice só pela sinopse o que é muito legal, pois a história em si com aventuras e tudo mais nos ajuda a ter uma leitura mais relaxada e aproveitar bem o livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju!!!
    Enquanto lia a sinopse do livro fiquei me perguntando se não tinha um tiquinho haver com Alice no País das Maravilhas, pois tive essa impressão?? Porém, acho que foi só isso mesmo pois lendo a resenha achei meio sem nexo a ideia.
    Porém, admito que não li ainda da autora apesar de ouvir muito sobre "Estilhaça-me" u.U
    Adorei a ideia do livro e achei super fofo a história!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.