A química que há entre nós - Krystal Sutherland

Grace Town é esquisita. E não é apenas por suas roupas masculinas, seu desleixo e a bengala que usa para andar. Ela também age de modo estranho: não quer se enturmar com ninguém e faz perguntas nada comuns. Mas, por algum motivo inexplicável, Henry Page gosta muito dela. E cada vez mais ele quer estar por perto e viver esse sentimento que não sabe definir. Só que quanto mais próximos eles ficam, mais os segredos de Grace parecem obscuros. Mesmo que pareça um romance fadado ao fracasso, Henry insiste em mergulhar nesse universo misterioso, do qual nunca poderia sair o mesmo. Com o tempo, fica claro para ele que o amor é uma grande confusão, mas uma confusão que ele quer desesperadamente viver. (Skoob)
SUTHERLAND, Krystal. A química que há entre nós. Globo Alt, 2017. 272 p.


Hum, eu estou sem saber como resenhar esse livro, na verdade. Ele tem seus pontos positivos e negativos e... eu me senti num relacionamento conturbado depois de terminá-lo, porque foi algo totalmente... sem precedentes. Houve momentos que eu achei ótimo, outros que não queria mais ler, mas então as partes boas voltavam e eu só queria mais.

"Às vezes você não sabe que as coisas serão extraordinárias até que elas são."

O primeiro ponto positivo é que a história é narrada por um garoto. Quantos primeiros amores são narrados de uma perspectiva masculina? No momento, só estou me lembrando de um e o romance era entre dois garotos, então...

A outra razão de ter gostado da história é que Henry e Grace são escritores e escritores têm isso de serem poéticos em sua narração, usando comparações, analogias e sonhando acordado, pensando muito longe do aqui e agora para o talvez, para um universo cheio de átomos que os deixam serem qualquer coisa. E eu tenho uma queda por isso. Eu gosto dessas reflexões, do modo como os escritores pensam.

"(...) o que você dá para uma garota cuja mente é como o universo, quando o cérebro dentro de sua cabeça está preso com firmeza no planeta Terra?"

Meu problema realmente é que, em alguns momentos, a história não parecia real. Eu sei, é um livro, não é necessariamente comprometido com a realidade, eu leio justamente por isso, mas tinha algumas coisas que simplesmente me pareceram... falsas. Existe um limite até em livros. Não é que foi realmente ruim, só que... parecia mais uma fanfic (no significado tradicional) cheia de coisas que obviamente não acontecem do que algo que poderia acontecer - ao menos no meu mundo não acontece. Ter pais tão... não exatamente compreensíveis, mas liberais? Apaixonar-se por uma garota sem o mínimo de higiene básica? Isso acontece na vida real? Realmente? Uau. Eu não sei se quero viver nesse mundo ou não.

Agora a parte que pega é justamente essa, porque ao mesmo tempo que às vezes ele não parecia real (e isso foi algo pequeno, um incômodo distante no final), quase sempre ele era. Real. A descrição dos personagens, a reação deles, os acontecimentos, os diferentes relacionamentos do livro, o final... tudo isso compensou. Foi até um choque de realidade. Não tenho como explicar sem contar spoiler, mas... Nossa.

"Amo-te como se amam certas coisas obscuras,
secretamente, entre a sombra e alma"

A química que há entre nós te faz pensar sobre onde está essa química entre Henry e Grace, sobre amor, diferentes tipos dele, e o quanto ele é impressionante e assustador e pode te quebrar, que nem tudo é uma maravilha como dizem, e que não precisa ser eterno para ser real.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

15 comentários:

  1. Oi, Bela.

    Acho que o Henry, certamente, não esperava se apaixonar pela Page, né? Por ela não fazer o tipo dele e tal...

    ResponderExcluir
  2. Oi Bela.
    Estava bastante curiosa quanto a esse livro. Essa é a primeira resenha "negativa" que vejo sobre ele.
    Também não gosto muito quando a história ou parte dela soa falso, por mais que seja ficcional.
    Ainda pretendo ler o livro, ainda mais por ser narrado por um garoto. Realmente não tem muitos livros sob essa perspectiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bela!
    Li sobre o livro m, tempinho atrás, fiquei um pouco desanimada com ps pontos negativos que tbm li na época mas ele continua nos meus desejados, espero ler e tirar essa má impressão...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bela,
    Nossa, me esqueci completamente desse livro. Lembro que fiquei bem empolgada quando vi o lançamento, mas acabei priorizando a leitura de outros livros, e no fim, acabei deixando esse no final da fila.
    Confesso não sei o que esperar desse livro, acredito que será uma leitura surpreendente para mim. Apesar desses pontos negativos, com algumas situações meio que forcadas até para um livro, essa história parece ter potencial. Adorei saber que o livro é narrado sob o ponto de vista de um garoto, isso é um grande diferencial. Estou curiosa para conhecer melhor a Grace, que garota mais intrigante, e o Henry pelo jeito é o tipo de protagonista que conquista o leitor logo no inicio, um adolescente comum e real, com uma personalidade cativante. Adoro uma história assim, com um romance leve e com uma pitada de drama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha que leio deste livro e mesmo sendo esta romântica incurável que sou, parece que neste livro, faltou algo. Talvez a tal química realmente.
    O ponto positivo de ter sido narrado por um garoto(poderia ter sido muito bem aproveitado esta novidade), deu lugar a um emaranhado de coisas bem fora dos padrões de romance.
    Mesmo assim, se eu puder, quero ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Difícil mesmo ver algum livro narrado por garotos, gosto muito quando são narrados pelo sexo masculino. É uma pena que algumas coisas ficaram falsas, realmente pais liberais é raro rs. Fiquei intrigada em relação a higiene como assimmmm? Higiene é primordial, parece ser uma leitura estranha, mas também que agrada.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Também gosto de um romance narrado pela parte masculina, tem muito poucos livros assim, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão comentando desse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah, este livro. Eu adoro a capa dele <3

    Estava precisando ler uma resenha dele (obrigada por isto rs).
    Uma amiga postou um trecho dele faz um tempo e achei interessante pelo mesmo motivo que você, eu amo uma narrativa que nos faz refletir. Ela disse que eu deveria ler e provavelmente farei isso mesmo. Enquanti lia sua resenha, listei motivos que me fariam lê-lo, e, apesar dos negativos, eles estão ganhando, ahah. Gosto muito de livros narrados por garotos, não sei o porquê.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bela,
    Olha, confesso que achei a história toda meio estranha, acho que esperava mais algo sobre uma descoberta do amor adolescente, e mesmo o enredo contendo isso, é de uma forma bem diferente não é?
    Não sei se gostaria de ler... Essa oscilação de pontos negativos e positivos não me anima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bela!
    É a primeira resenha que leio sobre este livro e narrado por um garoto. Espero ler para ter um ponto de vista a respeito do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Bela!

    Esse livro já estava há um tempo na minha lista de desejados mas não tinha lido nenhuma resenha dele ainda. Não sabia que era narrado por um garoto, realmente é muito raro em livros assim. Apesar dos pontos negativos parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  12. Puxa, amei o título do livro, mas a história não caiu no meu gosto. Achei meio dramático a ponto de concluir que não conseguiria chegar até o final da leitura .

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da capa desse livro, a premissa dele também me interessou bastante.
    Só preciso encaixá-lo na minha lista de leitura para conhecer mais sobre Grace e Henry e descobrir esses segredos obscuros dela.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho essa capa uma graça, mas não faz muito meu tipo de leitura.
    Achei ser bem legal ser conta pelo ponto de vista do garoto, são pouco os livros que vemos assim.
    Mas tenho interesse em ler só para poder tirar minhas próprias conclusões.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  15. Parece razoável, essas coisas que lhe pareceram fakes, ao ler na resenha, fiquei meio decepcionada e achei falsar e sem noção também.
    Tá pra mais do mesmo né?
    Acho que não lerei não.
    bjoss

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.