O Pássaro Noturno - Alice Hoffman

Sinopse: Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é o lar de um monstro. Por causa de um segredo de família, a jovem Twig tenta ao máximo ser invisível, mas quando duas meninas, Julia e Agate, se mudam para o chalé ao lado da sua casa, tudo muda. Uma bruxa morou lá, e Twig sempre foi proibida de entrar naquele lugar. Mas Julia pode ser sua primeira amiga de verdade e aliada no plano para quebrar a antiga maldição. Nessa fascinante história, amizade e amor são verdadeiramente mágicos. (Skoob)
HOFFMAN, Alice. O Pássaro Noturno. Bertrand Brasil, 2016. 176 p.


Uma das coisas que eu mais adoro no fato de ler é a forma como um livro pode surpreender a gente, principalmente quando não temos expectativas nenhumas sobre ele. O que fez eu me interessar por O Pássaro Noturno foi o fato de ser um livro infanto-juvenil e, desde que li De Volta a Blackbrick, me sentia um pouco órfã do gênero. Gente, ainda bem que dei uma chance para esse livro, é uma das fantasias mais fofinhas que já li na vida!

Nesse livro, conhecemos uma garotinha de 12 anos, Twig, que aparentemente vive sozinha com a sua mãe na pequena cidade de Sidwell, que é exatamente o tipo de cidade onde todas as pessoas se conhecem e existem várias superstições — uma delas diz que Sidwel é lar de um monstro que rouba as casas dos moradores. Com apenas essa idade, Twig esconde um segredo, o que explica o fato de ser tão na dela e nunca aceitar convites para ir na casa de ninguém, e ninguém também pode ir na casa dela.

Apesar de ser acostumada a ser sozinha, as coisas começam a ficar mais difíceis quando uma família muda para o Chalé da Pomba da Lamentação, que fica ao lado de sua casa, trazendo Julia e Agate. Mesmo sabendo que precisa manter distância das meninas por causa de uma confusão que perdura na família, Twig se aproxima das meninas e assim nasce uma maravilhosa amizade entre elas — principalmente com Julia, que tem exatamente a idade de Twig. Juntas, as meninas tentam quebrar uma maldição que vem assolando as famílias há mais de 200 anos.

O livro é narrado em primeira pessoa por Twig, mas senti como se fosse ela mais velha contando a história para nós e eu amei isso — não sei se outras pessoas que leram também tiveram essa impressão. A narrativa é completamente poética, cativante, mas ao mesmo tempo simples, do tipo que não dá vontade de largar. Apesar do toque sobrenatural, para mim, o ponto alto do livro foi o enfoque nos sentimentos de Twig e dos outros personagens, além de dar lições maravilhosas sobre amizade e preconceito.

Não esperem muito da resolução do mistério envolvendo o mostro em O Pássaro Noturno, principalmente porque tudo se resolve de uma forma muito fácil e rápida. Não é necessariamente ruim, mas para quem gosta de explicações mirabolantes pode ficar um pouco decepcionado. Também há um romance que não é muito bem desenvolvido, porém é aceitável já que o não é o foco da história, mas não nego que queria um pouco mais de visibilidade nesse quesito porque ai, o casal é muito amorzinho.

A história, apesar de ser voltada para um público mais jovem, tem potencial para agradar até um leitor mais experiente. Gostei bastante da capa, que tem tudo a ver com a história. Outra coisa que eu amei foi a receita de torta de maça nas páginas finais do livro, achei muito atencioso da parte da autora. Simplesmente uma leitura deliciosa que tem o poder de aquecer até aqueles corações mais frios.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

13 comentários:

  1. Oie, primeira resenha que vejo deste livro, sempre via fotos nos igs mas nunca soube do que se tratava e eis que me aparece essa sua resenha linda e que me deixou bem curiosa, adora quando o livro não é apenas uma capa bonita.
    Com certeza ta na minha listinha.
    Beijos

    http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já é a segunda resenha que leio a respeito, e apesar do publico ser infanto-juvenil acho que seja uma leitura bastante tranquila e agradável, com protagonistas ainda crianças eu gosto mais ainda, a historia é de amizade e acho que tenha muito a ensinar.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e claro que me emocionou ao ler, a trama e tão fofa e especial, e bom um livro conta a força de uma amizade, foca no preconceito, e super fofo isso..mas um para minha listinha de leitura!

    ResponderExcluir
  4. Oii! Tô namorando esse livro faz tempo, o enredo é lindo, capa maravilhosa, preciso mto conseguir ler!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro também quando um livro surpreende é uma sensação maravilhosa. A historia parece ser bem misteriosa, com superstições e maldições sem falar no segredo da personagem que é muito estranho, fiquei com vontade de ler e tentar resolver esses mistérios rs. E parece nos passar lição sobre a amizade.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa por ser meio de fantasia. Ainda que seja mais infanto-juvenil e com sua ressalva sobre o final se concluir de forma fácil e rápida, parece ser uma leitura envolvente e leve que vale muito a pena, quem sabe até mesmo para fugir de ressacas literárias ou variar entre outras leituras mais densas. Valeu a dica, irei procurar saber mais sobre ele depois, mas já fiquei toda boba com essa capa, linda mesmo.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. Ana Clara!
    Gosto demais dos livros infantos juvenis justamente porque trazem o tom de que tudo é possível, já que crianças são se preocupam com as consequências e enfrentam qualquer aventura de peito aberto.
    Quero poder ler e desvendar os mistérios da maldição.
    Bom final de semana!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Pelo título sem ver a capa, pensei num terrorzinho, mas olhando a capa que tá linda, dá pra perceber que é mais suave. Gosto também de livros infanto juvenis, têm uma magia. Quero ler e me encantar também com a beleza da amizade entre Twig e Julia. Bela indicação
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa livro, a história parece ser super fofa, gosto também de leitura voltada para o público mais jovem, o que importa mesmo é a história ser bem escrita.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!!
    Gostei muito da resenha e mesmo que o livro tenha essa pegada mais paro lado infanto-juvenil fiquei bastante interessada nele.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. A historia parece delicada e cativante. Fiquei encantada com a meiguice. Sempre leio infanto-juvenil quando procuro uma historia mais levinha. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, tudo bem?
    É a primeira vez que vejo esse livro e olha, só pelo fato da história ser contada pela visão de crianças já ganha ponto positivo. Espero gostar da história.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e sua resenha é a primeira que leio e já fiquei encantada com a história. Gosto de livros assim, pois é uma leitura leve e rápida. Gostei da capa. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.