Conjunto de Séries #22: The Crown


Comentei algumas vezes aqui no blog que eu amo História e, por causa disso, geralmente fico encantada em ler livros que se preocupam em contar acontecimentos com riqueza de detalhes. Não sou uma estudante muito aplicada na matéria, nem uma pesquisadora, nem nada assim, mas se posso juntar a História a algo que gosto ainda mais - como um filme, um livro ou uma série -, não tenho dúvidas que vou mergulhar na "atividade". Mais apaixonante que isso, só mesmo acontecimentos que, de alguma forma, se relacionam com a minha realidade atual. E esse é o caso da série The Crown, que narra a vida da Rainha Elizabeth II, sobre quem ouvi falar grande parte da minha vida, mas que não tinha tido oportunidade de conhecer em mais detalhes.

Mais do que História, porém, The Crown é brilhante no que diz respeito à sua construção. Com figurinos impecáveis e ambientação riquíssima, a série original da Netflix se tornou a mais cara da história, com um investimento de U$ 130 milhões apenas na primeira temporada. Cada detalhe remete à época em que se passam os episódios, e é ótimo acompanhar os conflitos internos da família real interligados aos acontecimentos reais já conhecidos. Vale lembrar que Elizabeth é monarca há 65 anos e a série pretende mostrar todo esse período, o que significa que tem ainda muita história para contar.


Em vários episódios, achei alguns acontecimentos tão assombrosos que busquei na internet referências sobre o acontecido. A série abordou fatos que nunca imaginei terem acontecido de verdade e me encantou ao relembrar esses aspectos da Inglaterra e do Mundo. Há muito sobre política, família, relacionamentos, o papel da coroa, tudo mostrado de uma forma humana e realista, o que nos faz repensar conceitos sobre a família real e nos sentir mais empáticos com o papel que desempenham.

Claro que as cenas contam com uma dose de liberdade criativa e envolvem diálogos fictícios, mas tudo é utilizado como ferramental para contextualizar os acontecimentos de uma forma mais objetiva. Quero dizer com isso que, em muitos casos, a série não precisa mostrar (com utilização de outros atores e cenários) o que acontece em outros países, bastando resumi-los nos diálogos entre o núcleo da trama, que é pequeno e bem construído. É assim, por exemplo, que marcos e nomes históricos chegam ao espectador.

Acompanhar as lutas diárias de Elizabeth para mostrar que é merecedora da coroa é um dos aspectos mais interessantes da série, na minha opinião. Isso porque, conciliar uma vida pública em que é a chefe de Estado e de Governadora Suprema da Igreja com o papel de esposa e mãe, de irmã e filha, é definitivamente desafiador. Minha impressão, após ver as duas temporadas disponíveis no streaming, é de que muitas vezes ela tem que deixar de lado suas vontades como pessoa para agir como rainha, e isso sem dúvida é muito complicado.

Para quem gosta de História e política, tenho certeza de que The Crown é uma ótima aposta. Além de envolver o público ao aproximá-lo de seus personagens, a trama narrada na série é rica e detalhista, com ênfase em fatos reais e, por isso mesmo, ainda mais interessantes.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

15 comentários:

  1. Oi Ju!
    Tenho mta vontade de ver essa série, já estou de olho nela desde que a Netflix add lá, mas por ser um tema que não curto mto tô relutando ainda, mas quem sabe um dia consigo....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    A série já estava na minha lista da Netflix. Também não sou tão estudiosa, mais gosto quando livros e séries trazem elementos reais, e como você, sempre gostei de ouvir falar da Rainha Elizabeth, e poder aprofundar um pouco mais em sua história é algo cativante.
    Verei em breve, pelas críticas imagino que irei adorar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju.
    Também gosto bastante de livros, séries e filmes que retratam partes da História.
    Adorei a premissa de The crown e é bom saber que ela é baseada em vários fatos verídicos. Não sabia que essa série foi a mais custosa para a Netflix. Eles realmente tomaram cuidados com vários aspectos da ambientação e vestimentas.
    Ainda vou assistir essa série!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou encantada com esta série. Estou no 10° episodio na primeira temporada e amo demais acompanhar este seriado. É tudo tão rico, tudo tão esplendoroso que a gente fica além de encantado com todo o luxo, com todo aquela hierarquia e tudo que a rainha passou. Os atores e a cenografia tão maravilhosos. Realmente uma excelente indicação!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu vejo a série e amo. Estou ansiosa para a terceira temporada. Vou pesquisar pra ver o que tem de real na série. Adoro essas coisas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Mesmo não sendo meu foco principal em séries, já dei uma boa olhada nesta. Não entendo muito de história,mas amei o cenário, enredo, figurino e paisagens desta série que só tem ganhado fãs nos últimos tempos.
    Quem sabe logo eu não me arrisque a começar ela?
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Gosto de História, política, filme e de figuras emblemáticas como Elizabeth II e claro que já anotei aqui para poder acompanhar, ainda mais que são relacionados a uma personalidade que existiu realmente, portanto, muito deve ter de real na história, mesmo com a contextualização e diálogos adaptados.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto falar sobre essa série, mas por enquanto não me interessei em querer assistir, talvez por mostra um lado mais político de uma monarquia, mesmo que de forma real e humanista ainda sim não me senti cativada em dar uma chance. A premissa e interessante, e me pareceu se desenvolver de forma muito bem desenvolvida, para quem curti esse estilo de série deveria dar uma chance.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero assistir essa série desde que vi o trailer dela, quando lançou. Era tudo tão bonito, o cenário, as vestes e a própria Rainha. Estou curiosissima para ver, mas sou um caso sério para começar séries novas. Mal termino as que começo.

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ir mais a fundo, eu gosto muito de história e a história da Rainha Elizabeth é uma história que eu sempre quis conhecer mais a fundo!! A série parece ser muito interessante e gostei muito de saber que ela trabalha os acontecimentos e fatos de uma forma bem realista!!! acho lindos demais as vestes reais e os cenários deste tempo antigo!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Comecei a assistir essa série e gostei muito mas ainda não terminei as temporadas porque a netflix não deixa rsrs São muitas séries novas e eu sou a louca que assiste 10 mil ao mesmo tempo, e ainda tem que ter o tempo de ler então é difícil terminar rsrs
    Alguns capítulos que assistir também fiquei que nem você, será que é real mesmo mas a gente descobre que sim e ficamos mais impressionados ainda rsrs
    Amei a dica, adoro essa série!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Parece ser muito boa e interessante saber mais sobre esse período, essa família deve ter muitas coisas para contar e não deve ter sido nada fácil para Elizabeth carregar esse peso todo da coroa. Fiquei curiosa com esses acontecimentos assombrosos, deve ter acontecido muita coisa de assustar e impressionar, pois política e reinado são focos de muitos escandá-los.

    ResponderExcluir
  13. Assisto várias séries, mas nunca assisti The Crown. Já ouvi críticas boas e como você mesma disse, que a ambientação é lindíssima, que os figurinos são excelentes. Acho que por se tratar de uma história real pra quem gosta bastante de História deve ser um prato cheio conhecer mais sobre a rainha e tudo o que ela precisou passar pra chegar onde chegou, conhecer a família e todas as coisas que rodearam esse reinado. Legal saber mais sobre a série. Não sei se vou assistir ou quando vou assistir, mas foi bom conhecer mais.

    ResponderExcluir
  14. Ju, também gosto muito de História, e das séries, essa foi a que mais me interessei.
    Vi só o primeiro episódio e já adorei.
    Não vejo a hora de ter mais tempo pra vê-la completinha.
    Eita, mas serão muitos anos para adaptar, vai ficar enorme, hein kkkk o duro é esperar por todas as temporadas kkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  15. oi!
    Eu assisto e amo muito essa série, Sou bastante fã de series baseadas em histórias reais da realeza, a minha favorita é já finalizada Reign.
    Tudo em the Crown é maravilhoso, desde o belissimo figurino e as atuações impecáveis .
    Não vejo a hora de lançar a 3 temporada, quero conhecer a Lady Di.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.